Reitoria
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Reitoria por Orientador(es) "Gamez, Luciano [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Criar e Jogar Para Programar: Jogos para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-13) Marques, Viviane Cristina [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/6281108205962828As tecnologias estão presentes em quase todos os aspectos de nossas vidas, mas a educação, principalmente a Educação Infantil, não consegue acompanhar esse caminho. A utilização constante de tecnologias em sala de aula não garante as melhorias de ensino e aprendizagem, mas pode ser através das tecnologias que as crianças encontrem as soluções para os mais diversos problemas. Neste sentido, o Pensamento Computacional vem criando um objetivo educacional em resposta a inovação tecnológica nas escolas, em diferentes países, como um conjunto de competências para a resolução de problemas alinhadas às competências fundamentais para o Século XXI. Para auxiliar a introdução ao Pensamento Computacional na Educação Infantil, este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento de um projeto de elaboração de jogos de tabuleiro para desenvolver Pensamento Computacional na Educação Infantil, com o foco em atividades lúdicas, criativas e acessíveis a todas as crianças, inclusive, as que frequentam as instituições educacionais públicas. Na primeira etapa do trabalho, foi desenvolvida a análise contextual da Educação Infantil e do Pensamento Computacional que resultou em uma série de estratégias a serem adotadas para a elaboração dos jogos, destacando-se a necessidade da criação de personas para o projeto. Na segunda etapa, foi realizado um abrangente estudo sobre os elementos do design de games, buscando definir conceitos e padrões adotados nesse segmento e no brincar da Educação Infantil. Por fim, foram desenvolvidos dois jogos, o “Programando a Centopeia” e o “Caça aos Dragões”, seguindo a triangulação de metodologias de Projetos, do Design Science Research e do modelo ADDIE. Os resultados obtidos foram através de uma abordagem qualitativa de pesquisa e quase experimental, pois não foi possível a aplicação nas escolas devido ao isolamento social causado pela COVID-19, apresentam dados qualitativos e informações que apontam para o desenvolvimento significativo do Pensamento Computacional nas crianças da Educação Infantil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)CULTURA DE APRENDIZAGEM: CASE DA EMPRESA RAÍZEN(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-19) Matos, Felipe [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Sperdutti, Valéria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3001295666802598Universidades corporativas possuem um papel importante na formação de profissionais, a fim de desenvolver habilidades e atingir metas dentro da organização. Por outro lado, é comum que as universidades corporativas ofereçam treinamentos para os funcionários sem considerar conhecimentos prévios, interesses, habilidades adquiridas e necessidades futuras. Deste modo, é importante que funcionários das universidades corporativas identifiquem as habilidades necessárias para o futuro da empresa e ofereçam treinamentos que auxiliem a aprendizagem dos funcionários. Este trabalho analisa por meio de grupos focais a cultura de aprendizagem e possibilidades de aprendizagem dirigida na empresa de energia Raízen e tem como objetivo criar um protótipo de um guia de boas práticas nas áreas analisadas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios docentes na definição e elaboração de objetivos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem baseada em projetos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23) Ruy, Valentino Massariol [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Amaral, João Alberto Arantes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6114332903690632; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2464247007403832O presente trabalho teve como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas por professores no planejamento, na elaboração e definição de objetivos de aprendizagem dentro de um contexto de metodologia de aprendizagem baseada em projetos e pedagogia das competências. Para isso, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas que questionavam aos professores de uma escola que busca trabalhar a partir dessas metodologias sobre suas concepções e dificuldades ao planejar. A partir da análise das respostas e uma subsequente discussão, propôs-se um protótipo de solução educacional no formato de um curso online assíncrono para auxiliar os professores em questões relativas aos seus planejamentos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Desenho como Forma de Comunicação e Expressão(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Pradas, Sandra Cristina Rodrigues [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/3028342716637161Este é um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo no quinto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional no mês de junho de 2021. Teve como orientador o professor doutor Luciano Gamez e coorientadora a professora doutora Izabel Patrícia Meister. O tema deste trabalho é o desenho como forma de comunicação e expressão. A oficina proposta é desenvolvida para adultos que gostem de desenhar de forma amadora, ou seja, não visa formar desenhistas profissionais. Baseado no movimento educacional comportamental a proposta é treinar habilidades no aprendente para que através de estímulo adequado o mesmo possa desenvolver habilidades de desenho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do designer educacional na elaboração de materiais didáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Trindade Junior, João Olinto [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3246940231681306; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/2506819258004448A presente pesquisa procurou analisar o processo de criação de materiais didáticos em prol do processo de ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa bibliográfica, de modo a aprofundar a discussão sobre a importância da produção de conteúdo que fomente o processo educativo. Nossa pesquisa visa propor um conjunto de diretrizes pedagógicas para a produção de materiais didáticos para a educação básica. Para tanto, nos propomos a: investigar Diretrizes da Educação Básica; abordar como as competências do campo do DE podem apoiar o professor a alcançar as competências descritas nas diretrizes da educação básica; elencar diretrizes didáticas apropriadas para a produção do material didático; e relacionar essas premissas ao planejamento da produção do material didático. Dessa forma, trazemos ao docente um conjunto de diretrizes pedagógicas que lhe possibilite a criação materiais educacionais digitais para uso em sala de aula. Para tanto, trazemos diferentes teorias que serviram de base para responder nossos questionamentos, bem como apontar para possibilidades de resolução dos problemas apresentados. Agregamos, nesse ponto, a necessidade de abordar: a atuação do designer educacional no campo da produção de material didático; o público-docente; e as possibilidades de criação de conteúdo, de modo a sugerir soluções educacionais para a produção de materiais didáticos no contexto da Educação Básica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Universo TEA - Uma cartilha para apoiar professores na cultura da educação inclusiva(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Nogueira, Gisele [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; Hardagh, Cláudia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4855101093806729; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599; http://lattes.cnpq.br/4681166130611695A partir dos anos 1990, foram definidas orientações para o processo de inclusão de estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais em escolas regulares em eventos como a Conferência Mundial de Educação para Todos (Jontiem-Tailândia/1990) e a Conferência Mundial de Educação Especial (Salamanca-Espanha/1994). Articulada aos eventos citados, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996), particularmente no Capítulo V, artigos 58 e 59, indicam o processo de inclusão de estudantes com deficiência em escolas regulares. Assim, verifica- se no Brasil uma sequência de políticas públicas para dar início ao processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do país. Nas últimas duas décadas, verifica-se um número crescente de estudantes que ingressam em escolas regulares, entre eles, alunos/alunas com TEA. No entanto, professores do ensino fundamental II e do ensino médio, não possuem repertório conceitual e metodológico para proporcionar a inclusão de estudantes com TEA. Por isso, este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a provocar uma reflexão entre docentes dos segmentos citados, por meio da organização de grupo focal que, por meio das narrativas reveladas pelas experiências contribuíram para o desenvolvimento do protótipo da publicação: Universo TEA: uma cartilha de apoio para professores engajados na cultura da inclusão. A cartilha é um material instrucional projetado a partir da metodologia do Grupo Focal para coleta de dados e da pesquisa qualitativa de tipo etnográfico. As bases metodológicas possibilitaram a estruturação da cartilha que tem como um dos seus principais objetivos orientar professores e professoras do ensino fundamental II e médio a tornar suas classes regulares, espaços de aprendizagem acessíveis, baseados nos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem e da Aprendizagem Baseada em Problemas.