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Submissões Recentes

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Acesso aberto (Open Access)
Uma análise decolonial a partir de Tasha e Tracie
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Nogueira, Gabrielly Rech [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; http://lattes.cnpq.br/0741382201927288; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar o pensamento decolonial, ou seja, apresentando uma análise de como essa perspectiva crítica pode ser aplicada no contexto brasileiro. Para isso, o presente estudo baseou-se na pergunta norteadora a seguir: Como as produções de Tasha e Tracie podem contribuir para pensar sobre o colonialismo atualmente? E as seguintes hipóteses: a) Trazem a partir de uma linguagem artística e periférica o assunto do decolonial para sociedade. b) Colaboram para o entendimento da história desse tema. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa de caráter qualitativo e na modalidade bibliográfico e documental, apoiou-se na literatura acerca da categoria decolonial e nas músicas e nos textos das rappers Tasha e Tracie – mulheres negras e periféricas da Zona Norte da cidade de São Paulo – explorando como suas obras artísticas abordam e interligam temas cruciais, como o genocídio da população negra, a disputa/conquista do ouro no período colonial e o feminismo negro. É importante dizer que ao utilizar o pensamento decolonial, como uma estratégia analítica, fica evidenciado que as produções artísticas e os escritos das rappers revelam e criticam a continuidade da colonialidade na sociedade brasileira contemporânea, destacando a relevância da população negra e da cultura hip-hop na resistência dessa estrutura exploradora e violenta.
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Embargo
Research on Rocky Shores in Brazil: advances and contributions to International Fora
(Springer Nature, 2024-10-08) Pardal-Souza, André Luiz [UNIFESP]; Jenkins, Stuart Rees; Navarrete, Sergio Andres; Wangkulangkul, Kringpaka; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6271009643657143; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
In this chapter, we provide an overview of how rocky shore research in Brazil contributes to international fora. Here, we bring our perspectives on the advance of Brazil-based science on the theme and its impact on global discussions. Collaborating with international co-authors, we draw parallels with studies in other regions that, like Brazil, have begun to contribute to rocky shore discussions at a later stage. Particularly, this literature has expanded our knowledge beyond temperate regions in the northern hemisphere. We argue that, building upon the groundwork laid by pioneering marine scientists, Brazil-based rocky shore research has now established itself within the international community, making notable contributions to various discussions on coastal ecology. This is evident in the insights it provides into our remarkable biodiversity, ecological patterns and processes, and human pressures exerted upon these environments.
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Acesso aberto (Open Access)
Entre as ciências médicas e as ciências bantu-kongo: perspectivas de saúde dentro de terreiros de Umbanda
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Costa, Livia Souza [UNIFESP]; Rocha, Renan Vieira de Santana [UNIFESP]; Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1381425552378145; http://lattes.cnpq.br/6703546267405322; http://lattes.cnpq.br/5474638518347025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Este trabalho de conclusão de curso visa examinar as perspectivas de saúde presentes nos terreiros de Umbanda, bem como observar as contribuições desses espaços para o domínio da saúde. Utilizando uma abordagem qualitativa de revisão de literatura, do tipo narrativa e de caráter exploratório, a mesma fundamenta-se em bases indexadas de dados virtuais. O objetivo foi realizar uma síntese abrangente e uma análise crítica sobre o tema, explorando a interseção entre a ciência dos terreiros e a ciência tradicional. Assim, o presente trabalho aborda as origens bantu da Umbanda e suas adaptações no Brasil, destacando a sua essência espiritual, o culto à ancestralidade e as práticas de cura que compreendem a saúde como um processo contínuo e integrado à experiência humana. Ressalta-se a contribuição dos terreiros para ampliar concepções de cuidado à saúde, combater opressões e promover a valorização cultural, essencial para políticas públicas inclusivas. Sugere-se, derradeiramente, a urgência em aprofundarmo-nos em pesquisas desta toada, com vistas a enriquecer a compreensão do impacto das práticas umbandistas na saúde. O trabalho, por fim, celebra, então, a Umbanda como reencontro ancestral e resistência cultural. Saravá Umbanda!
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Acesso aberto (Open Access)
As ideias freireanas sobre o aprendizado da Educação de Jovens e Adultos: uma análise da proposta e da priorização curricular de Diadema com ênfase em ciências
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-04-05) Onuki, Camila de Domenicis Silva [UNIFESP]; Martorano, Simone Alves de Assis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3872820602594598; http://lattes.cnpq.br/5402415980906614
O objetivo principal dessa pesquisa é o de analisar as propostas curriculares da cidade de Diadema voltadas para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das ideias de Paulo Freire. A cidade de Diadema tem forte relação com as ideias de Freire, pois desde a década de 80, do século passado, elas estão presentes na educação, principalmente na alfabetização de adultos. Neste sentido, serão analisadas duas propostas curriculares, respectivamente dos anos de 2007 e 2021, no que se refere à área de Ciências da Natureza. Esse trabalho é caracterizado como sendo uma pesquisa qualitativa e de análise documental. Para sua análise, serão utilizadas quatro categorias elaboradas a partir dos documentos oficiais com orientação para o ensino da EJA, e dos pressupostos da metodologia de Paulo Freire. A partir da análise, evidenciou-se, por meio das quatro categorias, que tanto a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal (PCEJA) quanto a Proposta de Priorização Curricular (PPC) de Diadema contemplam as ideias de Paulo Freire no que diz respeito ao ensino-aprendizagem pensado para esse público no município de Diadema.
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Acesso aberto (Open Access)
Avaliação da aprendizagem nas escolas e suas possíveis relações com a prova São Paulo: histórico e problematizações
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-13) Machado, Bruna Acioli Silva [UNIFESP]; Stoco, Sergio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/9996059261104287
A Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) dispõe de diferentes instrumentos avaliativos externos que têm como propósitos acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes e fornecer subsídios para as ações pedagógicas nas unidades escolares. As avaliações externas na RME-SP são também utilizadas para definir as políticas públicas, em diversos aspectos, tais como os processos formativos e o planejamento de recursos para os estudantes. Nesses termos, considerando que a avaliação é parte integrante da Proposta Curricular da RME-SP, sabemos que ela pode fornecer subsídios para o professor delinear sua trajetória de trabalho, por meio do planejamento e replanejamento contínuo das propostas pedagógicas, a partir dos objetivos curriculares desejados, considerando a integralidade dos estudantes e seus percursos de aprendizagem. Uma das dimensões fundamentais nessa análise é compreender as representações e as apropriações, construídas nas unidades educacionais, sobre as informações advindas de avaliações externas, com ênfase na Prova São Paulo e como se relacionam com o processo formativo e ações pedagógicas realizados pelas escolas. Na dissertação, são abordados aspectos históricos da avaliação da aprendizagem e as concepções de avaliações externas no Brasil, com o intuito de compreender como essas avaliações foram se constituindo e como influenciaram a construção das avaliações externas na Rede Municipal de São Paulo, especificamente na Prova São Paulo. Para complementar nossa investigação, foi realizada uma análise documental da concepção de avaliação educacional desde 1990 para compreender a constituição dos processos avaliativos que, atualmente (2024), são constituintes da rede por diferentes gestões e a construção de avaliação presente nas Escolas Municipais de São Paulo. Para tanto, compreender essa constituição da concepção avaliativa na RME-SP é necessário investigar junto a equipes gestoras e professores da rede para entender quais são as contribuições da avaliação externa para os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a pesquisa qualitativa em duas unidades escolares de territórios diferentes, considerando a documentação pedagógica da unidade escolar e entrevistas com professores e gestores. Dessa forma, o intuito da pesquisa foi compreender como as unidades educacionais utilizam os dados avaliativos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e se essa análise dos dados contribui para as ações pedagógicas realizadas nas escolas.