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Navegando Reitoria por Orientador(es) "Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)DE+DG Framework para comunicação entre designers educacionais e designers gráficos(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-11) Goyeneche, Ana Clara Viola [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/9338403599780927A atuação do Designer Educacional, especialmente no contexto EaD, prevê a articulação entre os diferentes profissionais da equipe multidisciplinar, de modo a garantir uma experiência de aprendizagem adequada ao contexto e às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Para cumprir esse papel de articulador é importante que o DE compreenda aspectos fundamentais das áreas com que se relaciona. O presente trabalho propõe um framework para auxiliar Designers Educacionais na análise da interface de projetos solicitados a Designers Gráficos, permitindo uma comunicação mais clara entre os profissionais e gerando proejtos melhores para a aprendizagem do aluno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educador Digital - Competências, transição e implantação de um novo perfil profissional(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-20) Moraes, Sidney Felipe [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/2005043608231482Este trabalho inicia com a pesquisa das abordagens de educação de adultos, empreendedorismo e identidade digital, educação digital, novos formatos de ensino e aprendizagens pós pandemia e inovação na carreira educacional. Após isso, é realizada uma pesquisa, coleta e tabulação de dados com profissionais na área educacional e assim é apresentado um projeto de trilha de formação e aprendizagem para os profissionais que assim como eu estão em processo de transição de carreira ou estão iniciando no mundo de educação digital e/ou empreendedorismo educacional digital. Por fim, são apresentadas propostas de continuidade e de novos estudos para inovação do trabalho e da área. Palavras-Chave: Covid19, educação digital, identidade digital, empreendedorismo digital, educador digital, educação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ESTRUTURAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHAR DO DESIGN EDUCACIONAL(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-19) Reis, Cristiane Aparecida dos Santos [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537Este projeto tem por objetivo compartilhar o processo de estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem virtual de aprendizagem (AVA) em uma escola particular de educação básica do estado de São Paulo a partir do olhar do design educacional. Em especial, compartilhar os ajustes em meio à pandemia por coronavírus. Por meio de um guia, serão descritas a estruturação do ambiente, principais escolhas, design educacional e exemplos didático-pedagógicos. Acredita-se que esse tipo de compartilhamento de prática pode servir para auxiliar outras escolas ou instituições que atuem no setor educacional, que ainda não têm um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estruturado ou que desejam conhecer outras experiências e possibilidades, no processo de estruturação, reflexão sobre o uso ou potencialidades do uso do AVA.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Repositórios de recursos educacionais digitais: uma proposta de marcador de qualidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Almeida, Márcia Augusta de [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; https://lattes.cnpq.br/5271721479479685Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo desenvolver um marcador de qualidade para os repositórios de recursos educacionais digitais, considerando os aspectos pedagógicos e tecnológicos relevantes para a escolha do professor por recursos educacionais digitais. O uso de recursos educacionais digitais para apoiar a aprendizagem não é uma novidade, entretanto, esse uso ainda enfrenta diversos desafios para se tornar parte do cotidiano da aula. Consideramos que a busca por recursos educacionais digitais nos repositórios como um desses desafios, pois ela demanda tempo e habilidades tecnológicas que podem diminuir o interesse do professor pelo uso de recursos educacionais digitais. Partindo dessa inquietação buscamos analisar, do ponto de vista do Design Educacional, os repositórios de recursos educacionais digitais, para elencar critérios de qualidade que facilitassem a busca do professor por recursos educacionais digitais e orientasse designers educacionais e gestores de repositórios na criação e atualização dos repositórios. Os critérios de qualidade foram elaborados a partir da análise de cinco repositórios, disponíveis na língua portuguesa, que oferecem recursos educacionais digitais de Física para o nível médio, e posteriormente validados em repositórios, disponíveis na língua portuguesa, que oferecem recursos educacionais digitais para a Educação Básica. O marcador de qualidade proposto, envolve três grupos de parâmetros de qualidade: parâmetros pedagógicos, parâmetros gerais e parâmentos de usabilidade. Além disso, os parâmetros são constituídos por descritores, que apresentam informações relacionadas ao parâmetro de qualidade. Ao longo do desenvolvimento do estudo surgiram outras inquietações, especialmente o destino dos recursos educacionais digitais que continuam a ser produzidos. A literatura recente aponta que a Educação, assim como as demais áreas de sociedade, está sofrendo um processo de plataformização, de forma que muitos recursos educacionais digitais produzidos nos últimos anos estão sendo disponibilizados em plataformas privadas. O mapeamento de EdTechs brasileiras realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) em 2020 corrobora para essa constatação, indicando que a maioria das EdTech ativas atua na Educação Básica e que o principal serviço ofertado é “plataforma de conteúdo online”. Nessa perspectiva, defendemos o fortalecimento dos repositórios abertos com a implementação de parâmetros de qualidade para que passem a ser espaços adequados e atrativos para quem busca e/ou produz recursos educacionais digitais.