Reitoria
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Reitoria por Orientador(es) "Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do Designer Educacional em contextos não formais: estudo de caso para reformulação educativa em Academias ao Ar Livre(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Pereira, Carolina Gomes de Carvalho Araújo [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/1782013516700078Este trabalho visa refletir sobre o papel do Designer Educacional em espaços não formais públicos que necessitam de planejamento pedagógico estruturado, identificando público-alvo, dores e necessidades da persona e promovendo acessibilidade através da eliminação de barreiras com o objetivo da inclusão de todos através da implementação das diretrizes do Design Universal para Aprendizagem que propõe acessibilidade devendo ser alicerce para a utilização adequada de serviços públicos como das Academias ao Ar Livre que ofertam o aprendizado autoinstrutivos através de placas demonstrativas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)ProfGPT: potenciais usos e limitações éticas do ChatGPT na educação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Tozetto Neto, Lauro [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; www.lattes.cnpq.br/8811875454537556O uso de tecnologias na educação é um fato reconhecido pela comunidade escolar e que se amplia a cada ano com as novas descobertas tecnológicas. Parte do estímulo para que as escolas e universidades utilizassem mais ferramentas tecnológicas ocorreu devido à pandemia de Sars- CoV-19, vírus causador da COVID-19, quando as aulas aconteceram de forma remota devido à obrigatoriedade do isolamento social. Nesse contexto, especialmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram amplamente utilizadas e aperfeiçoadas. Outro tipo de tecnologia que passou a ter cada vez mais uso no ambiente educacional foi a inteligência artificial generativa (IAG), presente principalmente na forma de atendentes virtuais e chatboot de interação com o aluno. Em novembro de 2022 foi lançado pela OpenAI o chatbot denominado ChatGPT, um protótipo associado com uma IA com técnicas de aprendizado. Nesse projeto será proposto a criação de um curso massivo e aberto (MOOC) de extensão sobre o uso do chat GPT na educação, voltado aos docentes da educação básica com fluência computacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de imagens em materiais educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/7022314798853009Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Silva, Gabriely Aquino da [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, e é importante que os estudantes desenvolvam habilidades nessa área desde cedo. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto propõe a reformulação de um aplicativo já existente de correção ortográfica baseado em IA, que tem como objetivo promover o aprendizado personalizado e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O aplicativo permite que os estudantes recebam feedback individualizado e imediato sobre seus erros ortográficos, possibilitando que abordem suas áreas específicas de melhoria. Além disso, os dados coletados pelo aplicativo podem auxiliar os professores na adaptação de suas estratégias de ensino. O método deste estudo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória e documental sobre o uso de inteligência artificial dentro da sala de aula e sobre o aplicativo CIRA (Corretor Inteligente de Redações Automático) desenvolvido pela USP. Este projeto contribui para a área de educação, destacando o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta pedagógica que apresenta uma relação significativa com o design educacional. Espera-se que os resultados deste estudo incentivem uma adoção crítica de tecnologias semelhantes em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e eficaz no campo da escrita.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de tecnologias de informação e comunicação em atividades de estudos do meio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Dias, Rodrigo Fernandes [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/4127243697981113O Estudo do Meio é uma metodologia pedagógica que coloca os alunos em contato direto com a realidade estudada, possibilitando a imersão no meio assim como a colaboração com os seus agentes sociais. Este trabalho pretende investigar e propor tecnologias digitais de informação e comunicação, ou TDICs, que favoreçam e auxiliem o desenvolvimento de atividades de estudo do meio em nos diversos níveis de ensino. Ao final apresentamos um protótipo de aplicação para a utilização de tecnologias de mapeamento colaborativo para mapeamento e compartilhamento local de atividades de estudo do meio.