Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
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A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) foi inaugurado em março de 2007 e fica no campus Guarulhos. Informações: https://www.unifesp.br/campus/gua/
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Navegando Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) por Autor "Abed, Anita Lilian Zuppo [UNIFESP]"
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- ItemRestritoEnsaio sobre a utilização de jogos de regras como recurso mobilizador do desenvolvimento socioemocional no Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Abed, Anita Lilian Zuppo [UNIFESP]; Micheli, Denise De [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734524Y3O presente ensaio tem como objetivo apresentar e discutir subsídios filosóficos, teóricos e orientações práticas que possam sustentar a utilização intencional, no Ensino Fundamental, de ‘jogos de regras’ (tomando como referência a nomenclatura adotada por Jean Piaget) para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tendo como pano de fundo reflexões sobre o paradigma filosófico da pós-modernidade e os referenciais teóricos de abordagem interacionista sobre desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem, os resultados de uma revisão bibliográfica realizada sobre o tema, as contribuições das neurociências sobre as relações razão/emoção e o modelo de classificação das competências socioemocionais desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna com base no Modelo Big Five, são tecidas reflexões que buscam ampliar a aplicabilidade desse modelo na Educação Básica por meio do potencial mobilizador dos jogos de regras para o desenvolvimento socioemocional. Uma classificação dos jogos de regras quanto ao campo relacional configurado pelas características de suas regras, elaborada por esta pesquisadora há mais de duas décadas, é apresentada e explorada. Levando-se em conta as especificidades do tipo de regras em cada categoria, são tecidas considerações, reflexões e análises sobre as habilidades socioemocionais e as funções executivas mobilizadas pelas experiências do jogar, levantando-se hipóteses sobre a possibilidade de essa taxonomia servir como base para que jogos de regras sejam utilizados, intencionalmente, pelos professores do Ensino Fundamental como recursos promotores do desenvolvimento integral dos seus estudantes, tal qual orienta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).