Navegando por Palavras-chave "Óleo e gás"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagem econômica da sustentabilidade: Introdução à indústria de óleo e gás(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Gomes, Igor Bolonhini [UNIFESP]; Penteado, Eduardo Dellosso [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2585863255642834; http://lattes.cnpq.br/9053265524754678; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cresce, cada vez mais, a necessidade de aplicar na prática os conceitos de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo em que muitas empresas enxergam a sustentabilidade como sendo algo importante para seu crescimento e adequação aos novos negócios, ainda existe certo preconceito com o tema, muitas vezes visto como perda de tempo e dinheiro. No mundo atual, com recursos cada vez mais escassos, aumentam, cada vez mais, as chances de que as futuras gerações não tenham acesso a alguns deles. As empresas de grande porte são, em parte, responsáveis pelos danos ao meio ambiente que acarretam as mudanças climáticas, eutrofização dos corpos hídricos, desertificação e desmatamento. Nesse sentido, faz-se necessário a abordagem da sustentabilidade ambiental nos negócios das empresas. O objetivo deste trabalho foi apresentar as razões para aplicação dos conceitos de sustentabilidade ambiental na indústria de óleo e gás. Para isso foi realizada uma análise econômica, utilizando dados e indicadores que mostram se existe a possibilidade de reduzir riscos ambientais e escassez ecológica sem que haja prejuízo financeiro.
- ItemEmbargoEstudo sobre a deposição de parafina durante a produção de petróleo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-07) Marcantonio, Laura Roberta [UNIFESP]; Lazzari, Michele Fripp [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2414512283260987; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A indústria petrolífera enfrenta diversos desafios para realizar a exploração e produção de hidrocarbonetos, pode-se citar a garantia de escoamento como um fator crucial nessa indústria. Garantir que não ocorra a interrupção da produção é um desafio diário, e um dos problemas é a deposição de parafinas nas linhas de produção de petróleo em águas profundas e ultra profundas. São utilizados métodos químicos, térmicos ou mecânicos para retirar as acumulações presentes em linhas, a decisão pela utilização de um método ou uma combinação de métodos é feito considerando diversos fatores que influenciam na deposição de parafinas. O presente trabalho apresenta e discute diversos casos de ocorrência de parafinas no mundo todo, assim como os métodos utilizados na mitigação desse problema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre falhas mecânicas e defeitos de materiais metálicos empregados em processos da indústria de óleo e gás(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-09) Stabile, Lucas de Lima [UNIFESP]; Capella, Aline [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1801648349786155; http://lattes.cnpq.br/5568984392228683A indústria de óleo e gás investe boa parte de seus recursos financeiros no entendimento das falhas associadas aos componentes que fazem parte de seu processo, de forma a mitigar seus principais fatores e indicar melhorias. Assim, o setor busca empregar uma manutenção industrial mais adequada ao tipo de falha em seus processos operacionais, evitando novas ocorrências. O objetivo geral deste trabalho é apresentar a importância do estudo de falhas mecânicas na indústria de óleo e gás, a fim de prevenir e/ou corrigir processos que possam acarretar em quebras de equipamentos ou acidentes. Para isto, o projeto busca apresentar os principais defeitos encontrados nos materiais metálicos, empregados nos componentes da indústria de óleo e gás, associados aos tipos de falhas, de forma a criar um entendimento básico sobre os tipos de manutenção que podem ser empregados e utilizados pela indústria. Estudos de casos, sobre falhas recorrentes no setor, são apresentados, considerando a identificação da falha ocorrida no componente em serviço, em condições de alta temperatura, cargas cíclicas, atrito elevado, ambientes corrosivos, entre outros. Resultados mostram que estes são fatores que aumentam número de defeitos no material, ocasionando numa redução geral nas propriedades mecânicas do material, que, em função das tensões aplicadas ao material, levam-no a falhar precocemente. Conclui-se que, devido às condições severas de serviços, nas quais os materiais são submetidos, as pesquisas relacionadas à indústria de óleo e gás são principalmente concentradas no desenvolvimento e aplicação de materiais metálicos mais resistentes às essas condições.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Simulação e avaliação de riscos quantitativos de processos na indústria de óleo e gás e definição de critérios para emergências(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Araujo, Diego Paulino de [UNIFESP]; Concha, Viktor Oswaldo Cárdenas [UNIFESP]; Bahú, Juliana Otavia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8045444849137135; http://lattes.cnpq.br/0661599261187131; http://lattes.cnpq.br/9057377772303280Vários setores industriais, incluindo nuclear, óleo e gás, química e bioenergia, têm sido palco de catástrofes ao longo dos anos. A importância da segurança é destacada por acidentes notáveis, como o ocorrido em Bhopal em 1984 com a Union Carbide, terminal de armazenamento de petróleo Buncefield, ocorrido em 2005 e na plataforma da estatal PEMEX no Golfo de México com ocorrência em 2023, acidentes esses ocorrido pela falta de gestão de segurança de processo e integridade dos equipamentos. Deste modo, a análise de riscos surge como uma ferramenta na indústria para identificar falhas em operações e processos que podem levar a liberações químicas acidentais, incêndios ou explosões. Desta forma, a análise de risco colabora com as organizações a tomarem decisões para melhorar a segurança e o gerenciamento dos riscos operacionais, enquanto a análise quantitativa de riscos (AQR) permite quantificar esses riscos, auxiliando na tomada de decisões para reduzi-los. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia de AQR em um sistema de exportação de gás natural em uma instalação onshore de petróleo. Assim, hipotetizou-se 04 cenários acidentais de grande liberação de gás inflamável, sendo HA01, HA02, HA02A, H02B. O software ALOHA foi utilizado para verificar os alcances dos efeitos físicos e a vulnerabilidade dos cenários selecionados, de modo que 03 dos cenários apresentaram alcances relevantes nos entremuros da instalação. O cenário com maior alcance foi um incêndio em nuvem, com um alcance de 68,0 metros, correspondendo à hipótese acidental HA02A que envolve uma grande liberação de gás natural durante o dia, resultando em 60% de fatalidade, enquanto que para explosões, o alcance foi de 59,0 metros. Com base nos resultados foram desenvolvidos Planos Operacionais de Resposta (POR) para cenários de explosão e incêndio, tais planos embasam recursos materiais e humanos para atendimento dos respectivos sinistros, a fim de corroborar com a prontidão da mitigação dos cenários de explosão e incêndio.