Navegando por Palavras-chave "Aby Warburg"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aby Warburg e a recepção da Antiguidade na Historiografia da Arte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-31) Arrais, Isaac; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/3120869933359302A presente pesquisa está situada na disciplina de Historiografia da Arte, dedicando-se ao estudo compreensivo da obra de um dos autores mais importantes deste campo na viragem do século XX, que é Aby Warburg (1866-1929). Diante da obra legada pelo historiador hamburguês, selecionamos um tema que ocupou a centralidade de sua preocupação intelectual: a Antiguidade. Partindo desse tema central, desdobramos nossa pesquisa em duas linhas de investigação distintas e complementares entre si, que são: o desenvolvimento da historiografia da arte e a análise da imagem. Como fio condutor para nos auxiliar na tarefa de adentrar no corpus de conferências e manuscritos warburguianos, elaboramos as seguintes interrogações que serão respondidas ao longo do texto: 1) como a tradição historiográfica recepcionou e construiu a interpretação da Antiguidade e de que modo Warburg inovou em relação a ela, chegando ao ponto de criar – como defende Giorgio Agamben – uma “ciência sem nome”; e 2) de que maneira essa nova compreensão da Antiguidade influenciou sua análise da cultura artística do Renascimento, gerando um modo totalmente novo de se colocar diante a imagem – como nos fala Didi-Huberman? O esforço para responder a esses questionamentos está sustentado no estudo compreensivo de Aby Warburg, além do patrimônio que é oferecido pela tradição warburguiana e da fortuna crítica que resulta do debate atual realizado por comentadores de sua obra. Na trajetória de obtenção dessas respostas percorreremos um caminho inédito, centrado em um problema crucial para o historiador hamburguês, sendo que no final do processo veremos um panorama geral de sua vida e obra.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Feitiçaria E Cultura Popular Na Obra De Carlo Ginzburg (1961-1976)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-02-06) Coelho, Douglas Maris Antunes [UNIFESP]; Franzini, Fabio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work intends to approach and analyze the reflections on witchcraft and popular culture developed by the Italian historian Carlo Ginzburg in the firstfifteenyearsof his intellectual career (1961-1976). The research begins with an investigation on the possible influences and interlocutions between Ginzburg and other historians, particularly Delio Cantimori and Aby Warburg, essential influences for the conception of Ginzburg’s first books regarding to subjects and methods implicated in the process of historical writing. Posteriorly we focus our attention in the internal analysis of the books The Night Battlesand The cheese and the worms, considering the emergence of tensions, interlocutions as well as political and methodological concerns within such works.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar da astrologia nos estudos de Aby Warburg(Universidade Federal de São Paulo, 2018-07-02) Barreto, Priscila Risi Pereira; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/0216350846071603Se o problema de Aby Warburg (1866-1929) centrou-se na questão “o que significa a influência dos antigos para a civilização artística do primeiro Renascimento?” (WARBURG, 2013:461), a tópica da orientação do homem pelo cosmos perpassou sua investigação intelectual em ritmo constante. Indagando sobre a formação do homem moderno, liberto do servilismo medieval pela racionalidade (Per monstra ad sphaeram), Warburg (2013:475) investiga os percursos migratórios do imaginário astrológico e mitológico para a península itálica, defendendo a “ampliação metodológica das fronteiras da nossa ciência da arte em termos temáticos e espaciais”. Numa chave interdisciplinar que considera o vínculo entre arte e seu contexto histórico-cultural, atribui sentido de complementaridade aos documentos pictóricos e literários, superando uma abordagem estética formalista da arte. A fim de contribuir para o debate sobre a proposta de Warburg (2013:475) para uma ‘ciência da cultura’ (Kulturwissenschaftiche), buscamos compreender o papel metodológico das imagens astrológicas em seus estudos, identificando sua produção relativa ao tema, os meios de pesquisa e estudos correlatos de que fez uso, bem como a produção historiográfica relativa à sua obra intelectual. Aprofundamos em seus estudos sobre o Palazzo Schifanoia, que para Warburg (2013:454) demonstrariam a dupla tradição antiga (mitológica e astrológica) numa circulação de iconologias que rompe com as barreiras Oriente x Ocidente. Afirmando que a “renovação da Antiguidade pagã no Renascimento” teria herdado concepções astrológicas da mitologia grega, intermediada por uma demonologia indiana e árabe, Warburg amplia a noção de ‘Renascimento’ e a própria ideia de ‘Antigo’.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O lugar da astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento.(Universidade Federal de São Paulo, 2020-06-30) Barreto, Priscila Risi Pereira; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; http://lattes.cnpq.br/0216350846071603Se o problema de Aby Warburg (1866-1929) centrou-se na questão das vidas póstumas da Antiguidade na época do Renascimento, a tópica da orientação do homem pelos astros celestes perpassou sua obra intelectual em ritmo constante. Cientes de que seu legado se estende em seus escritos, sua biblioteca e seu Atlas de Imagens, buscamos compreender o papel do tema astrológico para a sua conceituação de uma ciência cultural - Kulturwissenschaft. Identificamos a presença do tema astrológico ao longo de sua produção textual e analisamos um pequeno conjunto de escritos, empenhados no resgate das fontes iconográficas e literárias referenciadas, denotando as escolhas que lhe foram basilares. Iniciamos pelos estudos em que tratou sobre os deuses astrais antigos em imagens retóricas migrantes entre Norte e Sul da Europa; adentramos seus escritos sobre os afrescos de Ferrara em uma circulação que rompia com as históricas barreiras Oriente x Ocidente; e finalizamos com suas análises mais maduras sobre a herança hermético-helenística comum à Modernidade ocidental. Assegurando que a renovação da Antiguidade pagã no Renascimento herdou concepções astrológicas da mitologia grega helenística, intermediada por uma demonologia indiana e árabe, Warburg ampliou a noção de Renascimento e a própria ideia de Antigo. No rastreio dos detalhes que desnudavam coexistências, contradições e significados invertidos da tradição clássica - recorrente e reativa, atuou como um sismógrafo das tensões polares imanentes ao fazer artístico. Em uma chave antidisciplinar que considera a arte em seu contexto, investigou os percursos e as formulações imagéticas do imaginário astrológico antigo. Indagando sobre a luta do homem moderno para libertar-se do servilismo medieval pela racionalidade, viu no conflito entre culto e cálculo (dos monstros à esfera) a necessidade psicológica de orientação espiritual que é perene à condição humana. Sob uma perspectiva de aproximação entre História da Arte e Ciências da Cultura, considerou imagens, artes, e formulações de pathos como testemunhos históricos ao mesmo tempo partícipes da vida cultural, delineando uma nova história da arte científico-cultural.