Navegando por Palavras-chave "Análise Fílmica"
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- ItemSomente MetadadadosCinema e meio ambiente: estudo sobre concepções de ciência, tecnologia e representações sociais por meio de cine-debate(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-04-30) Silva Junior, Arnaldo Antonio da [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloThe ability to signify, understand, feel and represent the environment in its integral aspects and, therefore, more complex, is essential when we propose to raise human awareness of environmental issues. Thus, the interdisciplinary approach to enter socio-environmental issues is a necessary path and, in this way, Environmental Education (EE) is shown as a process that can generate reflection and provide changes in values and principles. In this sense, for an educational practice that finds the socio-environmental dimension in daily life, alternative teaching strategies can be important tools for EE and, among them, is the use of cinema. In this context, the present study raises the following research questions: what representations of the environment can emerge from different views of Science and Technology (S&T) present in commercial circuit films? And are these works good instruments of EE? The investigation included the analysis of the films: The Martian (2015), Avatar (2009) and Wall-E (2008), because the three works present an approach anchored in S&T and environmental issues as a common axis, however contemplating different aspects of this theme, which reflects different ways of relating to scientific and technological knowledge on the part of society and, consequently, may represent different views of the world and of relating and representing the environment. The study sought, from the analysis of the films, to generate conceptual support material for the elaboration of the formative process in the model of a Cine-debate, based on the focus group technique. The discussions in the Cine-debate took place in three meetings and were held with a group of students from the 3rd year of regular high school in a public school in Ribeirão Pires-SP, in 2019. The discussions were recorded in audio and video and the group answered a questionnaire before and after the Cine-debate. The relationships between the conceptions of S&T and the social representations of the environment were analyzed based on the concepts present in the literature, both for the films and for Cine-debate. Film analysis pointed to the trend of S&T conceptions, culminating in anthropocentric representations when scientific knowledge is linked to visions of mechanized, infallible, fragmented Science. Whereas naturalist representations arise from a mixture of scientific views such as: sociopolitical neutrality and skeptical posture. Globalizing representation, on the other hand, relates to a science of collective construction, of connection with the environment, in a posture of systematic doubt, of support in the acquired knowledge. In the case of the Cine-debate, there was a tendency in the participants for the emergence of S&T conceptions related to methodological pluralism, scientific skepticism, social ties and more globalizing ideas, despite the constant presence of naturalistic thinking. The Cine-debate process and the films showed potential as EE strategies and, therefore, capable of contributing in the socio-environmental field.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo observacional do comportamento dos líderes da série Ruptura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Borges, Bruna Souza [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625; http://lattes.cnpq.br/6252627296579916A importância do estudo reside no conceito que a liderança não é uma função atribuída pela empresa e sim um fator intrínseco ao indivíduo. O objetivo do estudo é observar o comportamento da liderança e como afeta o ambiente de trabalho. Os construtos trabalhados são os conceitos de Liderança Clássica, Liderança Tóxica e Da Liderança Clássica a Liderança Tóxica, que trouxe autores como Bergamini, Fiorelli, Hersey e Blanchard para a discussão. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e com o método de pesquisa o fenomenológico. A estratégia de análise utilizada é análise fílmica. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada a observação indireta e não participante. A análise dos dados foi realizada pela estratégia reflexiva, por meio da indução, dedução e abdução por parte do pesquisador. A análise resultou em 35 cenas coletadas, com tempo de análise de 374 minutos totais. Para análise das categorias foram separadas quatro cenas, uma cena representando a categoria (1) Liderança Clássica e a categoria (3) Da Liderança Clássica a Liderança Tóxica e, para representar a categoria (2) Liderança Tóxica, foram selecionadas três cenas. Os resultados mostraram que um líder pode causar grande influência sobre as necessidades de um indivíduo, ao considerar a Pirâmide de Maslow como parâmetro. Ao término do presente trabalho abrem-se novas agendas para a pesquisa do desenvolvimento de liderança, da formação de grupos, que pode contribuir tanto para o meio científico e a academia, como para o mercado de trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A mulher negra no mercado de trabalho: um estudo observacional do filme ‘’Estrelas além do tempo’’(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-12) SANTOS, Gabriella Fernanda [UNIFESP]; LEITE, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1050030810573625Considerando o histórico de exclusão no mercado de trabalho brasileiro, especialmente para as mulheres negras, este estudo amplia a compreensão dessas dinâmicas e suas implicações. A pesquisa visa contribuir para as análises que buscam identificar as desigualdades de gênero e a perpetuação das desigualdades raciais, fornecendo potencialmente um aporte teórico relevante para o debate sobre a situação das mulheres negras nos âmbitos educacional e profissional. O presente trabalho busca analisar a desigualdade de gênero e raça no contexto laboral, com base na análise do filme ‘Estrelas Além do Tempo’. Os resultados deste estudo indicaram: (1) influências profundas da herança histórica da escravidão na jornada e nos obstáculos enfrentados pela mulher negra no mercado de trabalho e no âmbito educacional, enfatizando as disparidades persistentes e as barreiras estruturais na contemporaneidade; (2) evidência contínua de disparidades salariais, limitações de acesso a cargos de liderança e subrepresentação da mulher negra em espaços de poder corporativo, apesar dos avanços e políticas afirmativas e; (3) necessidade de ações mais eficazes e impactantes na promoção da Diversidade e Inclusão, indo além do discurso para efetivamente implementar práticas que reconheçam e valorizem as significativas contribuições das mulheres negras no mercado de trabalho.