Navegando por Palavras-chave "Apoio Pedagógico"
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- ItemRestritoA inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais na escola Waldorf: o olhar do Apoio Pedagógico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Seo, Fernanda [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5184080966682102; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/1341536479344464; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Escola Waldorf é o termo cunhado para designar instâncias que promovem apoio para alunos, seja estes com ou sem necessidades educacionais especiais. O Apoio Pedagógico é o setor que fica responsável para auxiliar alunos diversos a trilhar um caminho acadêmico de qualidade e de forma saudável, criando espaços de acolhimento e atividades variadas que contemplem a maximização das potencialidades destes alunos. Este artigo é um estudo de caráter qualitativo que tem como objetivo primal compreender as estratégias institucionais utilizadas, nas escolas Waldorf, para a construção dos Apoios Pedagógicos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam nesse setor. É visto que o Apoio Pedagógico é feito, principalmente, de forma interdisciplinar e única, uma vez que toma a necessidade e realidade de cada aluno como ponto de partida. As atividades realizadas são diversas, seja individual ou em grupo, incluindo, também, a participação de demais indivíduos que fazem parte da vida da criança, como professores e família. O Apoio Pedagógico, portanto, se torna um diferencial nas escolas e é um trabalho com muita potência, que abre possibilidades diversas para o desenvolvimento plural das crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa de Atenção aos Ingressantes 2019 da Universidade Federal de São Paulo campus Osasco: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e as ações de apoio pedagógico(BCCL/UNICAMP, 2021) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Moreira, Camila Tinti [UNIFESP]; Matta, Alessandra Ramada da [UNIFESP]; Shinkawa, Emilia Tiemi [UNIFESP]; Matsuda, Fernanda Emy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho apresenta o Programa de Atenção aos Ingressantes, uma intervenção realizada no campus Osasco da Unifesp, cujo objetivo é trabalhar questões de orientação acadêmica, organização do tempo e técnicas de estudos, visando a diminuir reprovações e evasões. Tanto a literatura nacional quanto a internacional apontam que os primeiros anos do ensino superior caracterizam-se como um período de grandes mudanças para estudantes. Os dados relativos a estudantes da Unifesp corroboram essa literatura, sobretudo no que diz respeito ao Coeficiente de Rendimento (CR), que tem se mostrado um bom indicador de evasão: o CR médio de estudantes que evadem está significativamente abaixo da média geral e estudantes com baixo rendimento nos primeiros semestres apresentam maior risco de evasão. Foram realizadas cinco ações em todas as turmas de ingressantes (períodos noturno e integral). Trataremos aqui de duas ações: (1) apresentação dos serviços de apoio aos estudantes da Unifesp e (2) realização de oficinas de organização do tempo e de fichamento. Algumas variáveis ocasionaram diferenças nos resultados obtidos, a saber: atividade realizada com estudantes do período integral e do noturno; atividade realizada no começo ou no fim das aulas; presença ou não de docentes durante a realização da atividade; uso ou não das oficinas como instrumento de avaliação dos(as) estudantes pelos(as) docentes. Por fim, a maioria dos estudantes manifestou não ter hábitos de estudos, bem como desconhecimento de técnicas de leitura e, ainda, interesse em outras atividades de leitura e escrita acadêmica.