Navegando por Palavras-chave "Atividades lúdicas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens lúdicas em grupo na Terapia Ocupacional : uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Teixeira, Matheus Albuquerque Ferreira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; Bernardo, Julia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0320347559106090; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/0120325811248025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao jogar a criança produz cultura e, ao mesmo tempo, se produz como ser humano. No campo da saúde, a atividade lúdica pode ser tratada de diversas formas no atendimento ocupacional, vista tanto como um fim, quanto como recurso de intervenção. Da mesma forma, a questão do grupo é uma questão cara à Terapia Ocupacional atualmente, sobretudo pelo crescimento da sua interface com a saúde e educação pública, que amplia seus cenários de ação para além da clínica e o contexto de atendimento individualizado. Como são tratadas as atividades lúdicas com grupos nas intervenções terapêuticas da área? Quais são os objetivos das intervenções lúdicas em grupo? Para quem elas são dirigidas? Metodologia: Movido por questões como estas, o estudo aqui apresentado é uma revisão de literatura a respeito da temática ‘abordagens lúdicas em grupo’ dentro da Terapia Ocupacional. Foi elaborado um levantamento com 10 artigos selecionados criteriosamente e analisadas 18 variáveis diferentes. Resultados e discussões: Foi observado uma presença forte de estudantes de instituições públicas com intervenções em locais públicos dentro do escopo de artigos encontrado. outra observação é de que fatores como o objetivo da intervenção, as funções que o jogo assume e a formação de cada grupo tem um fator importante na escolha de quais jogos foram usados durante as intervenções. Considerações finais: Este trabalho busca entender como profissionais em Terapia Ocupacional realizam a escolha dos jogos, pensam a sua intervenção com o grupo ao qual trabalham e que elementos auxiliam este raciocínio terapêutico. Espera-se que este trabalho auxilie profissionais a conseguir utilizar de intervenções grupais com o elemento do jogo bem como aprofundar estudos a respeito deste tipo de intervenção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Metodologia para pesquisa de costões rochosos para crianças(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sales, Ramon Tomé de [UNIFESP]; Gallucci, Fabiane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8179208642568772; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Brasil possui uma das maiores regiões costeiras do mundo, considerada um 'Patrimônio Natural', onde encontramos diversos ecossistemas ao longo de sua extensão. Um dos habitats que mais sofre com as consequências geradas por ações humanas são os costões rochosos, fundamentais por abrigarem uma alta riqueza de espécies. Há, portanto, uma preocupação em promover uma mudança de percepção da população em relação a esse ecossistema e a importância de sua preservação. Este projeto de educação ambiental propõe o desenvolvimento de um protocolo de estudo dos costões rochosos como ferramenta de conscientização ambiental. O público-alvo desse projeto foram crianças entre 9 e 11 anos, do ensino fundamental da rede pública. Utilizando uma abordagem de educação não formal e metodologias ativas, explorou-se a biodiversidade dessa região costeira. O projeto contou com o apoio operacional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Educação Ambiental do Município de Bertioga. Foram amostrados organismos para observação e desenvolvidas atividades lúdicas sobre a ecologia desses seres. Esse trabalho emerge como uma ferramenta para aproximar as crianças dos habitats costeiros e marinhos, promovendo o aperfeiçoamento e a mudança de percepção sobre esse ecossistema, incentivando a conscientização e preservação dessas áreas.