Navegando por Palavras-chave "Avaliação de desempenho"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-02-24) Barros, Francisco Marcos [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas no Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). As questões da pesquisa perpassam por demanda de vagas, desempenho dos estudantes no vestibular e no curso até a percepção dos professores sobre esse processo. A população analisada, em um primeiro momento, compõe-se dos estudantes que concorreram aos sistemas de vestibular; em um segundo momento é composta pelos estudantes que iniciaram o curso médico no ano de 2005 e, em um terceiro momento, dos professores do Curso Médico da UNIMONTES. A metodologia constou de levantamentos de dados junto ao sitio da universidade e das cadernetas de registro acadêmico que são acondicionadas na Secretaria Geral, sendo submetidos à análise estatística. Em seguida foram entrevistados docentes que atuavam do primeiro ao sexto período, sendo realizado a transcrição e análise temática das mesmas. Os resultados da pesquisa mostraram que: o desempenho dos candidatos cotistas no vestibular é estatisticamente inferior ao dos concorrentes do sistema universal sem cotas; não foi constatada dificuldade de progressão dos estudantes cotistas até o sexto período do curso, exceto por situações pontuais; finalmente os professores tutores e instrutores de habilidades e de inserção comunitária, demonstraram desconhecer o sistema de cotas da universidade, apresentaram postura contrária à reserva de vagas para negros e preconceito quanto ao desempenho dos estudantes cotistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de desempenho e seus usos para a tomada de decisão estratégica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Amaral, Vitor Matheus Brilhante [UNIFESP]; Bueno, Ricardo Luiz Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3940643168298775; http://lattes.cnpq.br/1611639402353543Este Trabalho busca analisar a utilização da avaliação de desempenho em uma fintech a luz da Metateoria Visão Baseada em Atenção - ABV para compreender o impacto da atenção organizacional nas tomadas de decisão O objetivo do trabalho é identificar as escolhas tomadas pelo time de alta gestão no processo de avaliação individual e sugerir melhorias no processo por meio da metodologia da pesquisa ação. o. Os resultados preliminares possibilitam estimar o potencial dessa Metateoria como ferramenta para identificar problemas, planejar e implementar mudanças além de acompanhar e sugerir melhorias para o processo de avaliação de desempenho dentro da organização. Deste modo, a pesquisa comprova a importancia de se utilizar abordagens teóricas na prática cotidiana das organizações visando compreender o comportamento da alta gestão em sinergia com seus focos atencionais em benefício de uma avaliação de desempenho mais eficiente e eficaz para a tomada de decisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de um programa para computador de mão no auxílio ao ensino de oftalmologia para estudantes de medicina(Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 2010-12-01) Pinto, Vladimir Camelo [UNIFESP]; Costa, Thiago Martini da [UNIFESP]; Grottone, Gustavo Teixeira [UNIFESP]; Schor, Paulo [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: In the last decade the handheld computers have been popularized among health professionals, on the USA, for instance, among 60-70% of medical students already use them. Make clinical information available on these devices can aid teaching medical practices, however, the way they are structured may influence students' satisfaction and learning. The purpose of this paper is to present MDFluxo evaluation, a program developed in handheld computers to aid ophthalmology teaching. METHODS: The program was developed with structured flowcharts extracted from The Ophthalmology Guide book. The assessment was placed comparing 20 medical under-graduating students' performance solving clinical cases aided by the program, a book, or no material. RESULTS: The results shown that the performance of students in the evaluation with book was equivalent to MDFluxo in etiology (p <0.01) and conduct (p <0.05) on clinical cases solving and better performance than without the use any material. CONCLUSION: On MDFluxo user satisfaction evaluation 82.5% of students approved it's use on clinical case solving.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão do trabalho em saúde e o programa Desprecariza SUS: estudo comparado do Plano de Carreira, Cargos e Salários em dois municípios da Grande São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-27) Santos, Eliziane Jacqueline dos [UNIFESP]; Lacaz, Francisco Antonio de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7579223130627761; http://lattes.cnpq.br/9531079429637263; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: The main objective of this work was to analyze how develops health work management in the light of the PCCS, comparing with the guidelines established by the Ministry of Health for the preparation of the PCCS and the “Desprecariza Sus” Program in two municipalities of Greater São Paulo. Methods: This was a qualitative research, using the bibliographical research; documentary and field, and of techiniques for data collection, such as semi-structured interviews with the managers of SMS search and focus groups with health professionals to working in UBS and hospital. The data analysis took into account the proposal of the content analysis of Bardin, from thematic core, core of meaning and the categories objects of study. Results: The PCCS of the studied municipal districts meet the Nacional Guidelines of PCCS, contemplating the premises “Desprecariza SUS” ind the fight against precarious link. However, the PCCS is little known by the severs, in addition to weaknesses in the evolution of criteria about the server the performance evaluation and permanent education policies, perceived as assumptions of valuation and recognition of professional by MS. It was noted also that there are differences in the treatment of statutory and “celetistas” servers, non-inclusion of categories the health; the non-recognition of the qualification/training as one of the pillars for development, generating therefore, dissatisfaction and frustration with regard to personnel policies practiced in both municipalities. Conclusion: The PCCS of the studied municipal districts do not consider the working condition as key factor to personal policies and that in a way, make up the everyday professional and impact directly on performance evaluation and professional progression, even though discussion with the premises of “Desprecariza SUS”. The possibilities of deplouing a PCCS allowing the recognition and the professional valuation shoud be reconsidered from the different social actors, not only in search of evolution, but in the fight against any factor of precariousness of work relationships. Unite political will and the debate on the ways to make personnel policy in the SUS is the first step to treat health career like as a professional and stable project.