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- ItemAcesso aberto (Open Access)Automatização do teste de backlash em aviões de pequeno porte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Christ, Guilherme Aguiar [UNIFESP]; Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]; Santos, Sérgio Ronaldo Barros dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0608523738367987; http://lattes.cnpq.br/1864836114526818; http://lattes.cnpq.br/8686496807815471Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema, utilizando microcontroladores, para automatizar o teste de Backlash em aviões de pequeno porte. O Backlash é uma folga presente entre a estrutura do avião e suas superfícies de controle, e é de extrema importância que essas folgas sejam constantemente testadas, quantificadas de forma que permaneçam dentro dos valores regulamentados por órgãos de controle. A principal função do sistema será realizar esses testes de maneira completamente automática, de forma que nenhuma intervenção manual seja necessária, a fim de mitigar possíveis erros que possam ocorrer durante o teste. Para isso, o sistema irá utilizar sensores e atuadores, controlados por um microcontrolador, que através de algoritmos seja capaz de quantificar o Backlash presente nas estruturas das aeronaves. Com a conclusão deste trabalho, criou-se um protótipo de teste composto por um modelo de uma asa em pequena escala, sensores e atuadores e uma interface amigável para o usuário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Previsão de ocorrências de acidentes e/ou incidentes em modelos de aviões “ipanema” e “Sêneca” via ajuste de curvas e métodos autoregressivos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Reinert, Vinícius [UNIFESP]; Garcia, Raphael Oliveira [UNIFESP]; https://www.escavador.com/sobre/5940890/raphael-de-oliveira-garciaReconhecendo a importância da prevenção de acidentes aéreos no Brasil, é proposto uma análise estatística de dados da SIPAER entre 2012 e 2022, com ênfase nos modelos Ipanema (ICAO “IPAN”) e Sêneca (ICAO “PA34”). Como essas aeronaves são amplamente utilizadas, os acidentes recentes levantam preocupações, justificando uma investigação mais profunda. A segurança é destacada como prioridade, com implicações significativas em termos de segurança pública, ambiente e economia. Diante da rara ocorrência de acidentes em comparação com o número total de voos, é enfatizado a importância de compreender as tendências passadas para se preparar adequadamente para as ocorrências, minimizando o impacto financeiro. O objetivo geral do estudo reside na busca por padrões e tendências nessas ocorrências, visando contribuir para a segurança da aviação através da compreensão matemática das variáveis-chave "Acidentes", "Acidentes Fatais", "Fatalidades" e "Índice de Fatalidades". Os objetivos específicos incluem a caracterização estatística dos dados, análise de dispersão, ajustes de curva para previsão e a aplicação do método ARIMA para trazer uma margem de segurança nas projeções. A metodologia utilizada consiste no ajuste de curva selecionado a partir do coeficiente de determinação R², com a interação do ARIMA posteriormente, visto que testes indicam uma forte tendência da base de dados conter um modelo com ruído branco para ambos os modelos. Em suma, o modelo apresenta capacidade de previsão para algumas variáveis, revelando potencial de uso prático para prever ocorrências futuras.