Navegando por Palavras-chave "Blood Coagulation"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosCaracterização de inibidores da coagulação sanguínea e da agregação plaquetária presentes na saliva do carrapato Amblyomma cajennense (Acari: Ixodidae) (Fabricius, 1787)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Simons, Simone Michaela [UNIFESP]; Chudzinski-Tavassi, Ana Marisa [UNIFESP]Os carrapatos constituem um dos mais importantes grupos de artropode parasitas hematofagos de animais domesticos, silvestres e do homem. 0 Amblyomma cajennese constitui uma das principais especies de vetores de varios patogenos causadores de doencas como a babesiose, febre maculosa e Lyme simile. Objetivo: Avaliar a atividade da saliva do carrapato Amalyomma cajennese sobre os mecanismos de coagulacao, agregacao de plaquetas e fibrinolise, alem de isolar e caracterizar um inibidor de Fator Xa, um inibidor de trombina e um inibidor de agregacao plaquetaria. Metodos: A obtencao da saliva bruta foi realizada seguindo o metodo de Tatchell modificado. A atividade inibitoria sobre FXa e trombina, tanto da saliva bruta quanto das fracoes obtidas apos cromatografia foram avaliadas utilizando-se os substratos cromogenicos S-2765 e S-2238 respectivamente; a atividade fibrinolitica foi verificada em placas de fibrina humana, contendo plasminogenio e a inibicao da agregacao plaquetaria foi verificada tanto em PRP (induzida por ADP, colageno, ristocetina e acido araquidonico) quanto em plaquetas lavadas (induzida por colageno. Tanto o p1 quanto as massas moleculares das proteinas da saliva foram determinados por eletroforese bi-dimensional. 0 fracionamento das proteinas da saliva foi realizado atraves de cromatografia de troca ionica (Resource Q) eluida com um gradiente linear de NaCI (0-500mM), as fracoes com atividade inibitoria sobre FXa, trombina e agregacao plaquetaria foram separadas em pools, sendo que o Plli que apresentava atividade inibitoria sobre o FXa foi submetido a uma gel filtracao (TSK gel 2000 sw) e o material obtido denominado Amblyomim-X. A capacidade inibitoria do Amblyomin-X foi analisada frente diferentes condicoes (efeito de ions calcio, presenca de deferentes concentracoes do inibidor, diferentes tempos de incubacao e na presenca de componentes do complexo protrombinase). Resultados: A saliva bruta inibiu o FXa, a trombina e a agregacao plaquetaria, e um inibidor de FXa de cerca de 67kDa, denominado Amblyomin-X foi isolado. 0 Ambiyomin-X inibiu de forma eficiente e rapida o FXa isolado (IC50 de 4,7gg) e tambem inibiu a geracao de trombina no complexo protrombinase de forma dose...(au)
- ItemSomente MetadadadosEstudo do diâmetro arterial após ligadura e secção vascular, em ratos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Soares, Adriano Leite [UNIFESP]; Nigro, Amaury José Teixeira [UNIFESP]A hemostasia envolve uma serie de diferentes processos cujo grau de contribuicao varia nos tipos de vasos sanguineos e nas diversas condicoes fisiologicas. Este trabalho visa a mensuracao do diametro arterial apos ligadura e seccao vascular. Foram utilizados 50 ratos, Wistar, machos, dos quais se utilizavam duas arterias do mesenterio, que foram distribuidas em: grupo I, arterias submetidas a manipulacao cirurgica, sem ligadura; e Grupo II, arterias ligadas. Cada grupo foi redistribuido em 5 subgrupos de acordo com o tempo de observacao: 1, 6, 12, 24, e 48 horas. Procedia-se a dissecacao do tecido conjuntivo frouxo de um pediculo vascular do mesenterio, sem manipulacao do vaso e da gordura perivasal, sendo, entao, realizada dupla ligadura e seccao vascular. Em cada uma dessas fases, procedia-se a captura de imagem digitalizada, que fora analisada para mensuracao do diametro da arteria. Observou-se uma diminuicao de ate 27,22 por cento, no diametro das arterias, que permaneceu por todo o periodo estudado. Nao ocorreu diferenca estatistica significante entre os diversos locais arteriais medidos. Nas arterias proximas a ligadura, houve um aumento medio de 24,08 por cento no diametro, que durou ate l hora apos a ligadura, mostrando-se mais acentuada proximalmente. Conclui-se que, apos ligadura e seccao vascular, ocorreu diminuicao do diametro arterial nos diversos tempos estudados e de modo semelhante, nos diferentes locais medidos
- ItemAcesso aberto (Open Access)Medição do tempo de coagulação sanguínea utilizando sensores baseados em espectroscopia de impedância: uma revisão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01) Moura, Álvaro Antonio Sebastião de [UNIFESP]; Vieira, Nirton Cristi Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9497699863290144A coagulação sanguínea é um processo vital que, quando desregulado, pode levar a complicações médicas graves, como trombose ou hemorragia descontrolada. Diante disso, um grupo de pesquisadores busca estudar a medição do tempo de coagulação sanguínea, importante indicador da saúde fibrinolítica, utilizando uma promissora técnica moderna: a espectroscopia de impedância elétrica. Visando apoiar esse grupo em sua pesquisa, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo revisar a literatura atual acerca desse tema. Para isso, utilizou-se uma estratégia bem definida para selecionar textos científicos que contemplassem essa técnica com o intuito de medir o tempo de coagulação sanguínea. Após a separação dos textos, extraiu-se os tópicos focais dos últimos avanços nessa área, os quais foram detalhados neste presente trabalho. É evidente que o uso de espectroscopia de impedância para medição do tempo de coagulação sanguínea é um promissor por tratar de uma necessidade presente numa vastidão de casos clínicos e que é solucionada por meio de uma técnica pouco invasiva com margem para se tornar mais intuitiva, menos custosa e mais precisa no que se diz respeito ao rastreamento de doenças.