Navegando por Palavras-chave "Cadeira de Rodas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Comparação do efeito de duas cadeiras de rodas esportivas na velocidade de propulsão e eficiência neuromuscular do músculo tríceps braquial em atletas praticantes de basquetebol sobre rodas(Universidade Federal de São Paulo, 2012-02-13) Castro, Nathalia Hupsel Silva de [UNIFESP]; Silva, Maria Stella Peccin da [UNIFESP]; Winckler, Ciro [UNIFESP]; Lombardi Júnior, Imperio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2067947156482139; http://lattes.cnpq.br/6748923176828764; http://lattes.cnpq.br/0428199048138850; http://lattes.cnpq.br/2671707744652668; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Avaliar o efeito de duas cadeiras de rodas esportivas diferentes na eficiência neuromuscular do músculo tríceps braquial e a velocidade de propulsão através do tempo de deslocamento. Métodos: Foram avaliados 26 atletas praticantes de basquetebol sobre cadeira de rodas, entre atletas 8 amadores e 18 profissionais, no qual foram distribuídos em dois grupos de acordo com sua classificação funcional. Cada atleta realizou a fase de impulsão, na qual a cadeira de rodas estava presa à célula de carga, cuja função era realizar uma contração voluntária máxima (CVM), dessa forma, foram avaliados a atividade muscular e a força muscular do tríceps braquial, e um teste de velocidade máxima de deslocamento de 20 metros, a fim de comparar a duração do percurso, com duas cadeiras de rodas esportivas diferentes, sendo estas, sua cadeira de rodas esportiva de uso individual e uma cadeira de rodas esportiva padronizada para a sua classificação. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre as cadeiras de rodas para as variáveis: força muscular (p=0,018) e eficiência neuromuscular (p=0,015), no qual a cadeira de rodas padronizada apresentou maior valor nas avaliações, e na variável tempo de deslocamento (p=0,010), cuja cadeira de rodas individual apresentou menor tempo de deslocamento no teste de velocidade. Não foram encontradas diferenças significativas de recrutamento muscular, esforço subjetivo e angulação inicial do cotovelo entre as cadeiras de rodas, individual e padrão. Conclusão: A cadeira de rodas interfere na velocidade máxima do atleta, força muscular e eficiência neuromuscular do tríceps braquial, e desta forma, a análise de um ergômetro-padrão ajustado às diferentes deficiências não possibilita que os atletas atinjam sua melhor performance física.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular(Cad. Bras. Ter. Ocup, 2020-04-04) Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]; Lima, Jaqueline de; Ferretti, Eliana Chaves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7869059238387906Introdução Indivíduos com paraplegia devido à lesão medular (LM) realizam propulsão de cadeira de rodas manual (CRM), a fim de promover mobilidade funcional para realização das atividades cotidianas. No entanto, a ineficiência da propulsão causada pela inadequada configuração da CRM, assim como dores e lesões nos membros superiores (MMSS), pode resultar na diminuição da mobilidade do usuário. Objetivo Por meio da metodologia da revisão integrativa, buscou-se identificar e avaliar fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método Foram selecionados estudos indexados na PubMed, LILACS e SciELO sobre a biomecânica da propulsão de usuários de CRM com paraplegia devido à LM, entre os anos de 2008 e 2018. Resultados Dentre os 10 estudos incluídos na revisão, dois foram classificados como nível III-2 e oito como nível IV de evidência. Foram identificados como fatores relacionados à eficiência da propulsão: os momentos não propulsivos; a velocidade dos MMSS na fase de recuperação; a posição da mão no período de liberação; o tamanho do encosto; a manutenção do peso corporal; o nível de atividade diária e a força de adutores de ombro; a intensidade da propulsão; a orientação dos MMSS; e o tempo de LM. Conclusão As evidências sobre ciclo e padrões de propulsão, configurações de CRM, características do usuário e dores e lesões nos MMSS demonstraram ser fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM