Navegando por Palavras-chave "Career choice"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O magistério como opção de carreira: um estudo sobre os fatores contributivos para a escolha do curso de Pedagogia em uma universidade pública(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-11) Yada, Jackeline Kyoko [UNIFESP]; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem por tema o exercício da docência com foco na escolha profissional. O objetivo é investigar fatores sociais relacionados à escolha do curso de Pedagogia por alunos de graduação. As questões que norteiam a pesquisa são: “quais fatores relacionados à origem, trajetória e posição social contribuem para escolha do magistério como profissão? Por que a opção pelo ingresso em uma universidade pública? Qual o perfil dos ingressantes no curso de Pedagogia da universidade pesquisada?”. A hipótese é que a escolha profissional dos agentes está relacionada ao posicionamento social, que diz respeito às condições objetivas de vida, que se incorpora aos indivíduos como um habitus, que por sua vez é em grande parte responsável pelas escolhas realizadas nas trajetórias escolares. Para a fundamentação teórica recorre-se aos conceitos de capital cultural, classe social e habitus de Pierre Bourdieu, por esses contemplarem aspectos relacionados aos processos formativos aos quais o agente social está submetido em seu trajeto social. Nesta pesquisa foram utilizadas duas fontes de dados: Questionário socioeconômico respondido pelos alunos ingressantes no curso de Pedagogia no ano de 2014 e entrevistas semiestruturadas com dez alunas do curso que estudam nos turnos vespertino e noturno. Os resultados apontam para regularidades no grupo de alunos no que diz respeito à origem social, ao estilo de vida e às condições de vida e de existência, que contribuiriam com a escolha profissional por eles realizada. A representação da docência, na dimensão simbólica, se expressa em determinadas regularidades estruturantes no grupo de estudantes, como no amor e cuidado misturados com o trabalho específico da docência, na disposição em se dedicar a um trabalho socialmente desvalorizado e na crença na posse de determinado dom ou destinação para ser professor. Trata-se de alunos com famílias que, assim como eles, valorizam o fato de estudarem em uma universidade pública, mas que muitas vezes gostariam que seus filhos estudassem em um curso de maior prestígio social, que propiciasse maior retorno financeiro.
- ItemSomente MetadadadosMeasuring the stigma of psychiatry and psychiatrists: development of a questionnaire(Springer, 2011-11-01) Gaebel, Wolfgang; Zaeske, Harald; Cleveland, Helen-Rose; Zielasek, Juergen; Stuart, Heather; Arboleda-Florez, Julio; Akiyama, Tsuyoshi; Gureje, Oye; Jorge, Miguel R. [UNIFESP]; Kastrup, Marianne; Suzuki, Yuriko; Tasman, Allan; Sartorius, Norman; Univ Dusseldorf; Queens Univ; NTT Med Ctr Tokyo; Univ Ibadan; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Psychiat Ctr Copenhagen; Natl Ctr Psychiat & Neurol; Univ Louisville; Assoc Improvement Mental Hlth ProgramsThe stigma of mental illness is a severe burden for people suffering from mental illness both in private and public life, also affecting their relatives, their close social network, and the mental health care system in terms of disciplines, providers, and institutions. Interventions against the stigma of mental illness employ complementary strategies (e.g., protest, education, and contact) and address different target groups (e.g., school children and teachers, journalists, stakeholders). Within this framework, the World Psychiatric Association has adopted an Action Plan with the goal to improve the image of psychiatry and to reduce potential stigmatizing attitudes toward psychiatry and psychiatrists. To evaluate such interventions, a questionnaire has been developed that assesses opinions and attitudes toward psychiatrists and psychiatry in different samples of medical specialists (psychiatrists and general practitioners). the questionnaire comprises scales about perceived stigma in terms of the perception of societal stereotypes, self-stigma in terms of stereotype agreement, perceived stigma in terms of structural discriminations, discrimination experiences, stigma outcomes, and attitudes toward a second medical discipline. It is available in several languages (Arab, English, German, Japanese, Polish, and Spanish) and can easily be adapted for utilization in other medical specialties.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A paixao de cuidar : as falas dos alunos de enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Santos, Filadelfo Queiroz [UNIFESP]; Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6324223682846646; http://lattes.cnpq.br/5358608408213498O estudo foi realizado com alunos regularmente matriculados no período integral do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública da cidade de São Paulo. O método utilizado foi o qualitativo. A pesquisa teve como objetivo investigar o que mobiliza e caracteriza os alunos na escolha da profissão de enfermagem para conhecer as motivações inconscientes que os levam à "paixão de cuidar". A análise dos dados, sob a visão psicanalítica, demonstrou que as motivações inconscientes que mobilizam os alunos no ato de cuidar enfatizaram a relação que se estabelece no processo e não no ato em si. Assim, os alunos aparecem como alguém que é mobilizado; que obtém alívio desses sentimentos; que possui afeição e relaciona-se com o paciente por meio de trocas significativas. Em suas escolhas pela Enfermagem os alunos vão repetir as identificações, mais fundamentais, semelhantes às assimilações que foram estabelecidas em suas infâncias e em suas relações objetais, permitindo assim refletir sua capacidade de sublimação e reparação.