Navegando por Palavras-chave "Celso Furtado"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O desenvolvimento econômico em Celso Furtado: da superação do subdesenvolvimento à construção do mito(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-09) Costa, Hugo Jefferson da Silva [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353A concepção do desenvolvimento econômico e suas implicações são preocupações presentes ao longo de nossa história contemporânea. Não foi diferente com Celso Furtado. Dada a necessidade do resgate teórico sobre o projeto do país, o autor dedicou sua vida a compreender os problemas econômicos do Brasil e América Latina. Este trabalho irá abordar o conceito de desenvolvimento e subdesenvolvimento na visão de Furtado, ressaltando sua importância e contemporaneidade através da exposição do contexto histórico de sua tese e sua formação de pensamento, partindo do entendimento de duas fases de seu pensamento. A primeira, produto de sua juventude e que poderá ser encarada como otimista, o autor formula sua teoria do subdesenvolvimento e propõe sua superação através da industrialização. A segunda, representa a maturidade de Furtado, onde apresenta que o modelo anterior, ao contrário, reforça a concentração de renda e destrói o meio ambiente. através de uma abordagem ampla, sua conclusão é a de que a tendência estrutural do capitalismo é a de garantir o nível de dependência dos países periféricos, e sua manifestação se dá pela dimensão cultural, onde suas elites reproduzem o estilo de vida dos países centrais, ao que denomina mimetização cultural, a tentativa de superação não é outro senão um mito. O único caminho, portanto, é o da valorização e permanência da diversidade cultural e ambiental através da equidade e solidariedade e em contraposição ao crescimento econômico em larga escala.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de cultura na teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento de Celso Furtado: história, teoria e ensaio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-16) Vitoreli, Felipe Oliveira [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225; https://lattes.cnpq.br/5039727664354535O objetivo dessa dissertação foi realizar uma investigação sobre o conceito de cultura na teoria de desenvolvimento de Celso Furtado, observando como esse conceito evolui ao longo de sua obra frente aos problemas do subdesenvolvimento. Para isso, estabeleceu-se um recorte temporal que foi de 1948 até 1984, de forma a delimitar um período em que se encontram as maiores contribuições de Furtado para este campo de estudo. Inicialmente buscou-se estabelecer um certo modelo metodológico que determinava as obras e textos a serem analisados pelo autor, contendo elementos teóricos, históricos e ensaísticos. A ideia de ensaio neste trabalho, remete-se a uma característica do pensamento social brasileiro, que reside na ideia de formação, sobre a qual Celso Furtado tem importantes contribuições. Inicialmente o trabalho investigou o período dos anos de 1948 a 1964, de forma a estabelecer em três diferentes contribuições de Furtado a questão metodológica colocada. A questão está em saber se nesse período poderíamos considerar que o conceito de cultura estaria presente em seus pressupostos teóricos. Posteriormente em um segundo capítulo, que abrangeu o período de 1964 a 1974, analisamos duas obras selecionadas, em que o conceito de cultura assumiu maior protagonismo. Neste período apresentam-se as questões do desenvolvimento a partir de uma perspectiva sociológica, mais do que econômico-estrutural. No terceiro capítulo, que fecha esse trabalho, vemos o conceito de cultura sendo apresentado como elemento central para elaboração de uma teoria do desenvolvimento. O conceito de cultura, nesse período, será utilizado como elemento síntese do problema do subdesenvolvimento para o autor. Por este caminho, a pesquisa concluiu que a questão cultural é um elemento determinante na construção teórica de Celso Furtado, estando presente ao longo de sua obra, com fases distintas conforme o período: no início de suas contribuições funcionava como um elemento teórico-estrutural, posteriormente como categoria sociopolítica e posteriormente como conceito explicativo do desenvolvimento.