Navegando por Palavras-chave "Citologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Exame histopatológico de congelação e citologia na análise de linfonodos no melanoma cutâneo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-11-30) Oliveira, Andrea Fernandes de [UNIFESP]; Sabino Neto, Miguel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2430172074494397; http://lattes.cnpq.br/1439516161210110; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: The sentinel lymph node biopsy brought great advance to melanoma treatment bringing better disease staging. This technique allows the lymph node complete histology analysis with a less invasive procedure. Nevertheless, the presence of metastasis in the sentinel lymph node requires additional lymphadenectomy. The intraoperative diagnosis of metastasis is an alternative to avoid the morbidity, but it is not a standard procedure. Purpose: The purpose was to analyze the accuracy of the cytopathology imprint and freezing biopsy in the sentinel limph node biopsy for the melanoma metastasis detection. Methods: A sample of 47 non-sentinel lymph nodes was evaluated by two independent pathologists using three histological techniques (cytology imprint, frozen section and permanent section).. The lymph nodes were excised during the lymphadenectomy. The presence or absence of atypical cells suggesting metastasis and lymph nodes were classified as positive or negative by pathologists. Results: Cytology imprint and frozen section had high concordance to permanent section for both pathologists (Kappa > 0,8). Specificity and positive predictive value were 100% to each sample, while sensibility and negative predictive value reached values higher then 75%. Conclusion: Cytology imprint and frozen section were able diagnose melanoma metastasis to the non-sentinel lymph nodes in the clinical stage III patients.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relação entre o uso de contraceptivos e a citologia oncótica cérvico-vaginal(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Lima, Grasiele de Cássia Baião [UNIFESP]; Di Bella, Zsuzsanna IIona Katalin de Jármy [UNIFESP]; Speck, Neila Maria de Gois [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8169544398769371; http://lattes.cnpq.br/7368804318575164; http://lattes.cnpq.br/8505790768535994Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar o uso de contraceptivos e os resultados de citologia cérvico-vaginal em mulheres atendidas em Ambulatórios de Planejamento Familiar (PF) e Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina -UNIFESP, em 2020. Método: Trata-se de um estudo observacional, comparativo e transversal. A amostra foi formada por 177 mulheres no menacme dos 25 aos 50 anos. Para a coleta levantou-se dados demográficos, antecedentes ginecológicos, sexuais e antecedentes obstétricos. As análises foram realizadas no Excel e no software estatístico com os testes de Mann Whitney, T de Student, análise da regressão logística, teste Qui-Quadrado, exato de Fisher e teste da razão de verossimilhança. Resultados: 95 (53,7%) das pacientes foram atendidas no PF e 82 (46,3%) na PTGI. Os métodos contraceptivos hormonais mais utilizados na PTGI foram os combinados (28,1%) e os progestagênios isolados (14,7%) não incluindo o DIU hormonal e no PF, 16,9% utilizavam métodos combinados e 10,5% progestagênios isolados sem incluir o DIU hormonal. Nas citologias oncóticas, ficou evidente que o grupo do PF apresentou percentual menor de alterações do que as pacientes da PTGI, sendo 92,7% do PTGI e 3,2% do PF. O uso de nenhum método contraceptivo, seguido pelo uso de métodos combinados e de progestagênio isolado e do uso de métodos não hormonais foram associados a maior chance de alterações na CO comparado a usuária de DIU de cobre. Conclusão: Assim, o uso de DIU de cobre, a ocorrência de parto cesárea e de abortamentos mostraram serem fatores protetores para citologia cérvico-vaginal alterada, enquanto ser solteira ou divorciada, ter escolaridade baixa e fazer uso irregular de método contraceptivo são considerados fatores de risco.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sequência didática de citologia aliada à teoria histórico-crítica: um estudo para o ensino de Ciências(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-17) Dias, Natália Ferreira [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/0276309403394985Este trabalho acompanhou e analisou o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, em especifico o conteúdo de Citologia nos anos finais do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Diadema, com a aplicação de uma Sequência Didática previamente construída e planejada sob a luz da pedagogia histórico-crítica e posteriormente validada por pares. Foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, seguindo o caminho de um estudo de caso. Para a análise de dados, foram utilizados instrumentos metodológicos como a microetnografia e análise de conteúdo. A coleta de dados se deu em quatro turmas de 7o ano de uma mesma professora de Ciências da escola selecionada. Dentre as estratégias de ensino utilizadas na sequência didática, tivemos uma sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, aula expositiva com valorização dos conhecimentos clássicos, construção de varal histórico, aula de microscopia com lâminas fixadas em laboratório do vírus Papiloma Humano (HPV), construção de lâminas com tecido vegetal (cebola), utilização de tecnologias em estação com holograma, Realidade Virtual (VR) e microscópio digital. Dentre os resultados obtidos mediante as análises, concluiu-se que a Sequência Didática colaborou positivamente para o aprendizado de citologia em todas as turmas, ajudando a desenvolver o raciocínio teórico, linguagem científica dos estudantes acerca do conteúdo, e a utilização da linguagem pela professora foi o principal ponto mediador do processo de ensino e aprendizagem.