Navegando por Palavras-chave "Conjugated polymers"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Compósito conjugado contendo molécula fotocrômica: da preparação à potencial aplicação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-14) Menandro, Alessandra Stacchini [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Péres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571; http://lattes.cnpq.br/6947422889075452Polímeros conjugados inseridos em filmes de biopolímeros e hidrogéis têm se mostrado de relevante importância devido às suas propriedades luminescentes, e, a introdução de moléculas fotocrômicas possibilita a formação de novos materiais. As interações intermoleculares entre estas duas espécies regem a eficiência destes materiais devido à ocorrência de processos fotofísicos. Neste sentido, compósitos contendo um polímero conjugado, o poli(3-hexiltiofeno-co-1,4-fenileno) (PTPh), e uma molécula fotocrômica, o 4-aminoazobenzeno (Azo), foram utilizadas nestes estudos. Utilizando como ferramenta a química quântica computacional (DFT), as interações e estruturas eletrônicas do sistema PTPh/Azo foram avaliadas, sugerindo que a interação C-H---π entre as moléculas de PTPh e Azo pode ser responsável pelo processo de transferência de energia que ocorre nestes materiais. Tendo estes resultados como suporte, filmes autossuportados de quitosana contendo PTPh e Azo foram estudados. A presença de fotocrômico nos filmes resultou na supressão do estado excitado singlete do polímero. Estes resultados sugerem a transferência de energia do PTPh para o Azo, e o alto valor da constante de supressão para o Azo indica a sensibilidade de PTPh à presença do fotocrômico. Além disso, os filmes se mostraram fotoestáveis, e a propriedade fotocrômica do Azo foi mantida. As interações intermoleculares e os processos fotofísicos também possuem um relevante papel na solubilidade de moléculas conjugadas. Assim, utilizando o oligômero oligo(3-hexiltiofeno-co-1,4-fenileno) (OTPh) como modelo, um estudo da solubilidade e estabilidade de moléculas conjugadas em soluções aquosas e hidrogéis foi desenvolvido envolvendo o sal biliar NaDC. A metodologia se mostrou eficiente para um polímero comercial (P3HT). Utilizando pireno como uma sonda fluorescente, foi possível caracterizar os microambientes presentes no novo sistema formado, mostrando que NaDC é capaz de solubilizar e estabilizar moléculas conjugadas em meio aquoso e hidrogel devido à formação dos agregados hidrofóbicos primários. Entretanto, nestes sistemas o Azo perdeu sua propriedade fotocrômica devido à limitada mobilidade. Desta maneira, o presente trabalho fornece estudos fundamentais e de grande relevância de materiais poliméricos luminescentes contendo molécula fotocrômica em diferentes meios e matrizes, para a formação de novos materiais para potenciais futuras aplicações em modulação de fluorescência, sensores e dispositivos optoeletrônicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da influência do tamanho de cadeias poliméricas nas propriedades óticas e térmicas de polímeros conjugados(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-23) Custodio, Marina Carvalho [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Péres [UNIFESP]; Rodrigues, Rebeca da Rocha; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571Atualmente, existe uma grande quantidade de trabalhos científicos envolvendo polímeros conjugados, sendo estes materiais sintetizados por diferentes rotas. Conhecer as particularidades moleculares de um material como estrutura, composição e conformação é imprescindível para a determinação de suas aplicações. Polímeros conjugados são polímeros que possuem ligações duplas e simples alternadas em sua cadeia. Portanto, a caracterização de polímeros é demasiado significante, posto que a massa molar média, as ramificações e até mesmo os grupos terminais influenciam nas propriedades de cada material. Desta forma, o presente trabalho apresenta a relação entre a massa molar de polímeros conjugados (polifluorenos e politiofenos) com suas propriedades térmicas e ópticas. Esse estudo foi realizado utilizando-se técnicas analíticas como a Espectroscopia do UV-Visível e a Termogravimetria, além da obtenção da massa molar média (Mw) obtida via Cromatografia de Permeação em Gel (GPC), técnica essa que possui limitações que acabaram apontando resultados divergentes. Os resultados obtidos indicam que existe uma dependência das propriedades ópticas e térmicas com a massa molar. Espectros de absorção no UV-Visível demonstraram deslocamentos dos máximos de absorção para maiores comprimentos de onda à medida que se tem o aumento da massa molar do polímero, além da influência da polidispersividade. A partir das curvas de termodegradação observa-se que além da influência das massas molares, tem-se a influência da estrutura polimérica nos valores de Tonset atingidos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da interação entre nanopolímero conjugado e nanomaterial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-20) Batista, Giovanna Silva [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Péres [UNIFESP]; Parolin, Giovana Artuzo; http://lattes.cnpq.br/5165382247780718; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0E27B800FE891EE12CC85CD1900E69D9#Os polímeros conjugados demonstram uma série de características que os tornam amplamente utilizados no ramo da eletrônica orgânica, principalmente relacionado as propriedades ópticas e semicondutoras para a produção de dispositivos como LEDs e células solares, como exemplo. O presente trabalho teve como objetivo a preparação e caracterização de um polímero conjugado em escala nano, e estudar o comportamento desse material quando unido à nanopartículas de prata em um compósito de nanomateriais, visando suas possíveis aplicações. O polímero poli-(9,9-dioctilfluoreno)-co-fenileno foi sintetizado via rota de Suzuki, e caracterizado por UV-vis, fluorescência e termogravimetria. O material foi obtido na escala nano através do procedimento de nanoprecipitação e as nanopartículas de prata por redução de nitrato de prata. Suas propriedades foram investigadas, principalmente quanto à estabilidade das nanopartículas e eletronicamente, usando-se técnicas de UV-vis e fluorescência, DLS e Potencial Zeta. Ambos os materiais foram estudados em dispersões aquosas e em filmes preparados através da técnica de casting com quitosana como matriz. De acordo com as análises de UV-vis e fluorescência, as soluções e filmes com os materiais apresentaram perfis semelhantes de absorção e emissão, apesar de demonstrarem maior estabilidade em estado sólido. Apesar das análises de Potencial Zeta que apresentaram altos valores de desvio ao longo do tempo, as nanopartículas apresentam boa estabilidade em solução, sendo confirmada pelo UV-vis. A diferença mais significativa ocorre entre o comportamento de emissão do polímero macro e nanopolímero, devido a diferença nas bandas no espectro. Além disso, o polímero macro também possui resistência a degradação térmica pelo menos 16% maior em relação a todos os filmes estudados. Foi realizado um trabalho de fotodegradação, no qual ambos os materiais demonstraram estabilidade quando submetidos a uma lâmpada de luz UV de 254 e 365 nm por um período de 3 e 6h.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de copolímeros conjugados em líquido iônico(Universidade Federal de São Paulo, 2018-03-27) Pesco, Beatriz [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Peres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Conjugated polymers are widely studied materials due to their diversity in applications. However, its rigidity gives the material low solubility. One strategy to solve this problem is to insert flexible groups into the insoluble conjugate material. In this context, the present work presents the synthesis of a block polymer, which is composed of intercalated conjugated and non-conjugated segment, derived from poly(p-phenylene vinylene) (PPV) and poly (ethylene oxide) (PEG). The material was synthesized and characterized by infrared, UV-Vis and fluorescence and the results showed a better solubility of the block polymer in organic solvent forms without loss or alteration of its adsorption and emission good. This material was incorporated into the ionic liquid (LI) butyltrimethyl ammonium bitrifloromethanesulfonylideide in proportions of 1: 1 and 3: 1 (polymer mass ratio / LI). The results obtained with X-ray diffraction show that the block material was crystalline and when the insertion of the ionic liquid it was observed in decrease of this crystallinity. It was also observed difference in absorption, emission, DSC and TGA files, showing that there is an interaction between the block polymer material and the ionic liquid, which promoted improvement in the emission intensity and greater thermal stability.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo fotofísico entre polímeros conjugados(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-13) Gashu, Vinícius Massao [UNIFESP]; Péres, Laura Oliveira [UNIFESP]; Menandro, Alessandra Stacchini; http://lattes.cnpq.br/6947422889075452; http://lattes.cnpq.br/7511492642565571; http://lattes.cnpq.br/5561962460510547Neste trabalho, sintetizou-se e caracterizou-se os copolímeros poli(4-cloro-fenol)-co-para-fenileno (PPP) e poli[(9,9-dioctilfluoreno)-co-trans-estilbeno (PFSTB), a partir dos quais foi realizado estudos fotofísicos a partir da formação de blendas destes dois copolímeros em diferentes solventes orgânicos. A eficiência dessas blendas pode estar relacionada a processos fotofísicos de transferência de energia que são de grande importância para o estudo do novo sistema formado. Além disso, quando em solução, o empacotamento, orientação e interação molécula-solvente das moléculas pode ser alterado com o uso de diferentes solventes. Assim este fator torna-se essencial para a eficiência do novo sistema a ser formado. Desta forma, este trabalho focou-se em estudar o efeito da polaridade dos solventes nas blendas, os processos fotofísicos de transferência de energia (FRET), a solubilidade e as interações intermoleculares que ocorrem nas blendas formadas. O estudo do efeito da polaridade mostrou que o copolímero PFSTB não é sensível ao efeito da polaridade do solvente e que o copolímero PPP pode ser sensível ao solvente THF. Para o estudo da transferência de energia (FRET), o solvente THF, em teoria, é o solvente mais eficiente na transferência da transferência de energia, pois apresentou maior valor no parâmetro R0. Pelo estudo dos parâmetros de solubilidade foi possível verificar que a ligação de hidrogênio pode ser um fator importante para a sensibilidade do copolímero PPP diante do solvente THF. Com esse estudo, foi possível obter uma maior capacitação nessa área de conhecimento, o que pode abrir um leque para futuras aplicações em diversos materiais para diferentes tipos de dispositivos.
- ItemSomente MetadadadosEvaluation of the photocurrent value for poly(2,5-dicyano-p-phenylene-vinylene)-co-(p-phenylene-vinylene) (DCN-PPV/PPV)(Springer, 2016) dos Santos, Fabio Santana; Bertuzzi, Diego L.; Pedroso, Alex V.; Voinarovicz, Marco A.; Klider, Karine C. C. W. dos S.; Peres, Laura O. [UNIFESP]; Garcia, Jarem R.A method to obtain poly(2,5-dicyano-p-phenylene-vinylene)-co-(p-phenylene-vinylene) (DCN-PPV/PPV) block copolymer was developed. The structural characteristics of the copolymer and its capability to generate a photocurrent were evaluated. IR spectra indicate the complete conversion of precursor copolymer into DCN-PPV/PPV at 250 A degrees C under low-pressure conditions. The DCN-PPV/PPV polymer optical band gap was determined based on the observed UV-Vis spectral data by using Tauc's equation. The two linear regions in the Tauc curve (E-g = 2.63 eV and 2.02) revealed the formation of a block copolymer. Thermal analysis showed that DCN-PPV/PPV has a higher stability than PPV and starts to degrade at 317 A degrees C in air. The electronic parameters of DCN-PPV/PPV (IP = 5.25 eV, EA = 3.30 eV, and E-g = 1.95 eV) indicate that the cyano groups reduce the LUMO energy level without affecting the HOMO energy by much. DCN-PPV/PPV photoactivity measurements show higher photocurrent values compared to those for PPV.
- ItemSomente MetadadadosNovel blue emitters based on pi-conjugated block copolymers(Elsevier B.V., 2009-03-01) Peres, L. O. [UNIFESP]; Wang, S. H.; Wery, J.; Froyer, G.; Faulques, E.; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade de São Paulo (USP); Inst Mat Jean RouxelA series of new phenyl-based conjugated copolymers has been synthesized and investigated by vibrational and photoluminescence spectroscopy (PL). the materials are: poly( 1,4-phenylene-alt-3,6-pyridazine) (COP-PIR), poly(9,9-dioctylfluorene)-co-quaterphenylene (COP-PPP) and poly[(1,4-phenylene-alt-3,6-pyridazine)-co-(1,4-phenylene-alt-9,9-dioctylfluorene)] (COP-PIR-FLUOR), with 3.5% of fluorene. COP-PPP and COP-PIR-FLUOR have high fluorescence quantum yields in solution. Infrared and Raman spectra were used to check the chemical structure of the compounds. the copolymers exhibit blue emission ranging front 2.8 to 3.6 eV when excited at E(exc)=4.13 eV. Stokes-shift Values were estimated on pristine samples in their condensed state from steady-state PL-emission and PL-excitation spectra. They suggest a difference in the torsional angle between the molecular configuration of the polymer blocks at the absorption and PL transitions and also in the photoexcitation diffusion. Additionally, the time-resolved PL of these materials has been investigated by using 100 fs laser pulses at E(exc)=4.64 eV and a streak camera. Results show very fast biexponential kinetics for the two fluorene-based polymers with decay times below 300 ps indicating both intramolecular, fast radiative recombination and migration of photogenerated electron-hole pairs. By contrast, the PL of COP-PIR is less intense and longer lived, indicating that excitons are confined to the chains in this polymer. (C) 2008 Elsevier B.V. All rights reserved.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Preparação e caracterização de filmes finos de PPV contendo grupos doadores e aceptores de elétrons(Universidade Federal de São Paulo, 2014-11-18) Soares, Cecília Goncalves [UNIFESP]; Philadelphi, Laura Oliveira Peres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The present work was divided into two steps. The first one, the synthesis of precursor materials for polymerization by the Wessling route of poly(p-phenylene vinylene) (PPV) based materials containing acceptor (cyan) and donors (acetoxy) groups of electrons. The synthesis proved to be satisfactory, due to the obtainment pure products, confirmed by ¹H-NMR and ¹³C-NMR, and with high yields. The syntheses of the polymers were presented molecular weight lower than 12000 Da after process of purification. In the second step, the influence of the dicyano group in a copolymer of PPV, DCNPPV-PPV, was studied as its formation as in Langmuir and Langmuir-Blodgett (LB) film and its incorporation organophilic montmorillonite clay (OMMT). The Langmuir films were obtained from the pure copolymer and these films were compressed to a surface pressure of 45 mN/m without attaining the monolayer collapse. These films were transferred to solid substrates through the Langmuir-Blodgett (LB) technique, forming monolayers with few aggregates and low roughness. The incorporation of the copolymer in organophilic montmorillonite clay (OMMT) was efficient and the fluorescence analysis confirmed the incorporation of the copolymer in all proportions employed. The thermogravimetry analyses showed the thermal protection in the copolymer. In the sample containing 1% of the incorporated copolymer, a greater incorporated percentage was observed and at fluorescence analysis demonstrated a lower formation of excimers and aggregates, suggesting that the polymer chains are located in the lamellar space of the clay.