Navegando por Palavras-chave "Controle inibitório"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise da associação entre transtorno por uso de álcool e alterações no controle inibitório(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-23) Conte, Rafael [UNIFESP]; Céspedes, Isabel Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5014274675948150; http://lattes.cnpq.br/9792163299146518Objetivo: Avaliar os efeitos induzidos pelo álcool sobre o controle inibitório, por meio de testes comportamentais e neuroimagem estrutural (morfologia baseada em vóxel) e funcional (análise de conectividade). Assim como, analisar alterações neurotróficas e estruturais no cérebro e a presença de comorbidades através da avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão. Métodos: Foram constituídos dois grupos de voluntários, grupo Controle (CO; n = 46) do Hospital São Paulo da UNIFESP e grupo transtorno por uso de álcool (TUA) (AL; n = 48) com pacientes do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e o Teste de Triagem de Tabagismo e Envolvimento com Álcool e Substância (ASSIST). O teste de Stroop foi realizado para avaliar a capacidade de inibição comportamental. O Inventário de Traço e Estado de Ansiedade (IDATE) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI) foram aplicados para avaliar os sintomas de ansiedade e depressão, respectivamente. Além disso, o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) foi avaliado a partir de amostras de plasma como um indicador de neuroplasticidade relacionada ao álcool. A ressonância magnética funcional de estado de repouso foi realizada para acessar os parâmetros de integridade morfométrica e conectividade cerebral. Resultados: Os resultados mostraram que o IDATE e o BDI indicaram uma maior prevalência de sintomas de ansiedade e depressão no grupo AL, e o desempenho geral no teste Stroop foi diminuído no grupo AL em comparação ao grupo CO. Não houve diferença na concentração de BDNF entre os grupos. A análise morfométrica indicou redução de volume da substância branca em regiões frontais e parietal do cérebro no grupo AL. Quanto à conectividade funcional, foram detectadas alterações entre a rede de saliência e regiões cerebrais relacionadas ao controle cognitivo e atencional (observando aumentada conectividade para com regiões parahipocampais e frontais, e diminuída para com regiões talâmicas, frontais, parietais e temporais; quando comparando controles e o grupo AL) controlando para o uso de medicação e idade. Conclusões: Pode-se concluir que o TUA ocorreu em conjunto a comportamentos relacionados à depressão e ansiedade e foi associado a alterações na estrutura e conectividade cerebral em regiões de controle cognitivo e atencional que também estão envolvidas em estados de ansiedade e depressão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A construção de um método para o desenvolvimento de um videogame para treino de controle inibitório para adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-08-31) Rivero, Thiago Strahler [UNIFESP]; Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3763546320226094; http://lattes.cnpq.br/0935218336854014; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: videogames have been developed and applied for a variety of purposes beyond entertainment. The so-called serious games are being developed for the training of a number of behaviors and cognitive skills in patients with or without developmental disorders. Besides the motivational benefits and the engagement of participants to treatments, video games also brings the potential to collect a multitude of behavioral data in a fast and organized way, both for research and for clinical decision making. Several studies have brought to light the positive impacts of videogame use as an auxiliary tool for the treatment/training of cognitive skills such as attention, working memory, perception and executive functions in patients with Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). . Method: This study aimed to describe the process of creating a videogame for inhibitory control training, with an adequate usability and a high motivational level. The study involved the creation of an initial game prototype which employed both game development theory and cognitive theory about the functioning of inhibitory control. Later, five studies were carried out to refine the mechanics, dynamics and aesthetics of the game, both among experts game testers and game designers, as well as adolescents with and without ADHD. It was used a qualitative and quantitative method for evaluating usability and motivational elements. Results: The results indicated that the method was suitable for the construction of the game, carrying enough behavioral variability, usability and motivational elements. Futhermore the data collection system recorded correctly the participants performance during the inhibitory control training. The employment of adolescents with typical development allowed us to understand the importance of motivational engagement for inhibitory control training. ADHD patients learned how to control their behavior and how decrease the speed of responses during the game. Discussion: The methodology developed for the construction of the game involved several steps in the development and refinement of the game. The theoretical prototype that was developed went through five stages of development/evaluation, including the target population, adolescents, and patients with ADHD. At each stage, automaized data collected were performed, which allowed the change and the adequacy of the game to the theoretical model initially envisioned. It is suggested that to build games for the field of neuropsychology, an appropriate methodology must be followed, so that both the theoretical construct is inserted properly in the game, and the motivational and fun levels are achieved.