Navegando por Palavras-chave "Criança Abandonada"
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- ItemSomente MetadadadosAdoção e menor abandonado: conhecimentos opiniões e atitudes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1983) Albuquerque, Maria Terezinha de [UNIFESP]; Augusto, Marianna [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosUm estudo de saúde na adolescência, com ênfase em aspectos dermatológicos: análise de uma população de "menores de rua"(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1996) Costa, Enilde Borges [UNIFESP]; Petri, Valeria [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosA importancia da linguagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Faria, Veruska Moura [UNIFESP]Objetivo: Verificar o conhecimento das Atendentes infantis de criancas abandonadas no que se refere ao desenvolvimento da linguagem infantil. Metodos: Foram entrevistadas dez atendentes de um abrigo para criancas abandonadas na cidade de Fortaleza. Inicialmente, foram realizados questionarios socio-economicos com as sessenta e tres atendentes infantis que trabalhavam a mais de um ano no abrigo com o intuito de identificar o perfil socio-economico dessas profissionais. Os questionarios seguiram o modelo do protocolo do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatistica no censo demografico de 2000. Em seguida, foram sorteadas, dentre as que responderam o questionario, dez atendentes para serem entrevistadas. A entrevista do tipo estruturada foi aplicada individualmente e pela propria pesquisadora. As perguntas da entrevistas foram criadas essencialmente para compor a pesquisa. As questoes abordavam sobre o ambiente, as formas de comunicacao estabelecidas no abrigo, a concepcao do papel da atendente infantil, seu trabalho diario e a linguagem. A metodologia escolhida para analisar as respostas das atendentes foi a analise de conteudo. Resultados: Apos a analise das falas das atendentes, foi observada uma variedade de conceitos e concepcoes acerca do desenvolvimento da linguagem, resultando no estabelecimento de sete tematicas e quatorze subtematicas. As tematicas selecionadas foram: papel da cuidadora, dia-a-dia com as criancas, conceituando a linguagem, estimulando o desenvolvimento da linguagem, o ambiente e o desenvolvimento da linguagem, a linguagem das criancas do abrigo e caracterizando a crianca com alteracao da linguagem. As subtematicas foram as seguintes: dar assistencia as criancas, papel de mae substituta, descrevendo a rotina, forma de comunicacao, aprendizagem, conversa entre adulto e crianca, afetividade, o colorido do ambiente, atividades pedagogicas, falar errado, dificuldade de comunicacao, crianca abandonada, falar errado e dificuldade de comunicacao. Conclusao: Foi observado que todo conhecimento exposto nas respostas esta baseado na sua experiencia de vida e nos longos anos de trabalho com criancas.0 conhecimento destas atendentes em relacao ao desenvolvimento da linguagem infantil e ao papel que desempenha para tal desenvolvimento foi considerado superficial