Navegando por Palavras-chave "Cuidadores informais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito das intervenções educativas para cuidadores familiares de pacientes com demência(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-22) Montiel Aponte, Mariel Carolina [UNIFESP]; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0536597854124056; http://lattes.cnpq.br/4500227770456650Introdução e Objetivos: A doença de Alzheimer é o principal tipo de demência em todo o mundo, embora existam outros tipos de demência dos quais a população, de maneira geral, não tem conhecimento. Os cuidadores familiares não profissionais (cônjuges, filhas, filhos, amigos próximos) desempenham um papel importante, prestando apoio e assistência às pessoas que vivem com demência para que possam continuar a viver com qualidade e dignidade. Porém, alguns estudos relatam que estes cuidadores não estão preparados para tal função, e isso pode estar relacionado ao estresse, transtornos de humor e sentimentos negativos. A capacidade de lidar com uma pessoa que vive com demência parece melhorar quando o cuidador recebe apoio profissional. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito de intervenções educativas sobre o conhecimento em demências e sobre os aspectos negativos relacionados ao cuidado em demência, a través da aplicação de duas modalidades de intervenção educativa para cuidadores familiares não profissionais, sob o título de “Curso Básico de Demência”. Métodos: Duas intervenções foram realizadas durante quatro semanas: (1) reuniões educativas presenciais e (2) um grupo de bate-papo online no WhatsApp® com informações educativas postadas regularmente sobre o cuidado em demências, ambas estratégias com conteúdo semelhante. Os participantes foram cuidadores familiares não profissionais, sendo um estudo experimental, prospectivo e longitudinal. Um total de 36 participantes foram alocados, conforme disponibilidade, em um dos três grupos: Grupo 1 (n=10), intervenção educativa tradicional presencial; Grupo 2 (n=12), intervenção educativa online (assíncrona); e Grupo 3 (n=14) que foi o grupo controle. Todos responderam ao questionário de memória e envelhecimento (QME) e à versão de 7 itens do questionário de sobrecarga do cuidador (Zarit Burden Interview 7 items, ZBI-7), em dois momentos: antes e imediatamente após as intervenções. Para o acompanhamento, seis meses após as intervenções, os participantes responderam ao ZBI-7 e a um questionário qualitativo relacionado ao cuidado da demência. Resultados: Os participantes das modalidades presencial e online do curso melhoraram os escores do QME na avaliação imediata pós-intervenção, porém não houve diferença no ZBI-7 em nenhum dos momentos. Contudo, na avaliação de seguimento, o questionário qualitativo mostrou melhora em aspectos do cuidado, como comunicação e comportamento. Conclusão: Esta pesquisa mostra que as intervenções educativas propostas foram um bom recurso, melhorando a compreensão e o conhecimento sobre a demência entre os cuidadores familiares testados, com impacto positivo complementar em alguns aspectos do cuidado. Ainda há necessidade de planejar estratégias personalizadas para focar na melhoria do impacto negativo nos cuidadores familiares. Embora a sobrecarga do cuidador possa estar associada a fatores como apoio social global, a pesquisa abre discussão para melhorias em aspectos controláveis para um cuidado mais assertivo.