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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desajustados ou revoltados? A patologização da indisciplina escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-20) Severo, Júlia Teixeira [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; https://lattes.cnpq.br/1582541068667232Alguns dizem que vivemos uma epidemia de transtornos mentais. No caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, segundo Frances (2015, apud AMARAL, 2020), vivemos, na verdade, uma epidemia de diagnósticos falso-positivos. Isso decorre da classificação indiscriminada por parte da classe médica psiquiátrica e da fragilidade de seus discursos, que facilmente se disseminaram produzindo o que hoje vemos, com cada vez mais indivíduos se autodiagnosticando ou recebendo esse diagnóstico erroneamente. A problematização acerca destes discursos e da produção de diagnósticos é feita neste trabalho. No entanto, temos em vista como a patologização, este fenômeno de se diagnosticar desenfreadamente, atua no contexto escolar. Por que a escola se tornou um local passível de classificação de transtornos mentais? Quais são os mecanismos escolares que induzem à desconfiança nos alunos, e os entende como desajustados (e revoltados)? Quais são as condições de opressão que os estudantes enfrentam na dinâmica escolar e ao receberem o diagnóstico de TDAH? Tais são as questões que abordaremos no presente trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)An International Clinical Study of Ability and Disability in Autism Spectrum Disorder Using the WHO-ICF Framework(Springer/Plenum Publishers, 2018) Mahdi, Soheil; Albertowski, Katja; Almodayfer, Omar; Arsenopoulou, Vaia; Carucci, Sara; Dias, Jose Carlos; Khalil, Mohammad; Knuppel, Ane; Langmann, Anika; Lauritsen, Marlene Briciet; Cunha, Graccielle Rodrigues da [UNIFESP]; Uchiyama, Tokio; Wolff, Nicole; Selb, Melissa; Granlund, Mats; de Vries, Petrus J.; Zwaigenbaum, Lonnie; Bolte, SvenThis is the fourth international preparatory study designed to develop International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF, and Children and Youth version, ICF-CY) Core Sets for Autism Spectrum Disorder (ASD). Examine functioning of individuals diagnosed with ASD as documented by the ICF-CY in a variety of clinical settings. A cross-sectional study was conducted, involving 11 units from 10 countries. Clinical investigators assessed functioning of 122 individuals with ASD using the ICF-CY checklist. In total, 139 ICF-CY categories were identified: 64 activities and participation, 40 body functions and 35 environmental factors. The study results reinforce the heterogeneity of ASD, as evidenced by the many functional and contextual domains impacting on ASD from a clinical perspective.