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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alternativas para redução de impactos ambientais e reaproveitamento sustentável dos sedimentos dragados no Porto de Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Vieira, Tiago Campos [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/6486818069150639; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, 95% das importações e exportações são provenientes dos Portos. O complexo portuário de Santos, localizado no litoral do Estado de São Paulo, é o maior da América Latina e chega a movimentar aproximadamente 67% do produto interno bruto (PIB) do país. Devido a construção de navios cada vez maiores com maior suporte de carga e também ao intenso processo de assoreamento na região, que dificultam as operações de navegação e manobras dos navios, faz-se necessário a realização de atividades de dragagem periódicas para aprofundamento dos canais de navegação. Todas essas atividades causam uma série de impactos nos diversos compartimentos ambientais (água, sedimento e biota). Atualmente todo o sedimento dragado é descartado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO). Devido à importância dos sedimentos nos ecossistemas aquáticos e a contaminação histórica dos sedimentos da região, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo propor uma alternativa sustentável de tratamento e utilização do sedimento contaminado proveniente da dragagem na construção civil. O projeto foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica sobre análises e procedimentos para incorporação do sedimento proveniente da dragagem como matéria prima na construção civil, a fim de reduzir os impactos ambientais causados pela disposição direta do sedimento contaminado. Uma solução realizada no Porto de Dunquerque, na França foi apresentada, e através de testes de composição, resistência mecânica e análises ambientais, foi analisada a viabilidade de se utilizar o sedimento dragado como base e sub-base na construção de estradas, porém para ser realizado no Porto de Santos, estudos específicos precisam ser realizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação teórica do potencial uso de processos oxidativos avançados em reator em batelada para a remediação de sedimentos contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Longo, Nayara Fernanda [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Porto de Santos é uma região fortemente influenciada pelas atividades portuárias, urbanização, e o Polo Industrial de Cubatão. O Estuário é um local marcado por intenso assoreamento, o que torna necessário contínuas dragagens no canal de navegação. A dragagem é uma prática necessária para manter a profundidade e capacidade de navegação das embarcações, realizada em muitos Portos do mundo, e consiste na escavação ou remoção de sedimentos do fundo do estuário, utilizando uma draga. De acordo com estudos anteriores, sabe-se que a contaminação do local se dá por compostos orgânicos (HPAs), metais e semimetais. Uma estratégia conhecida para eliminar HPAs de solos e sedimentos é a biorremediação, utilização de processo biológico para transformar contaminantes em substâncias inertes. Entretanto, esta biotecnologia é limitada por diversos fatores. Pensando em alternativas para solucionar a questão, o objetivo desse trabalho é avaliar a viabilidade do uso de reatores e transformar uma draga autotransportadora num reator em batelada para oxidação química com peróxido de hidrogênio. Foram realizados cálculos estequiométricos para avaliar as quantidades de peróxido de hidrogênio (H2O2) necessárias para neutralizar os HPAs, e avaliação custo-benefício. O uso do naftaleno como base para os cálculos da quantidade de H2O2 para remediação aponta potencial utilização desse composto no interior da draga. O H2O2 é um produto com baixo custo comercial, um ponto positivo para essa operação. Para avaliar a eficiência do tratamento proposto através de processos oxidativos, é preciso considerar a extração dos contaminantes em cada uma das matrizes. Diante do cenário apresentado podemos concluir que a solução proposta de remoção do contaminante é viável, visto que trata-se de um processo simples e de fácil acesso com utilização de produtos com valor econômico baixo.
- ItemSomente MetadadadosEffects of harbor activities on sediment quality in a semi-arid region in Brazil(Academic Press Inc Elsevier Science, 2017) Moreira, Lucas Buruaem; Castro, Ítalo Braga [UNIFESP]; Hortellani, Marcos Antonio; Sasaki, Silvio Tarou; Taniguchi, Satie; Petti, Mônica Angélica Varella; Fillmann, Gilberto; Sarkis, Jorge Eduardo de Souza; Bícego, Márcia Caruso; Costa-Lotufo, Leticia Veras; Abessa, Denis Moledo de Souza; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tropical marine environments are rich in biodiversity and the presence of harbor activities in these areas can harm the coastal ecosystems. In this study, we assessed sediment quality of two harbors from a tropical region in Brazil by applying multiple lines-of-evidence approach. This approach included the integration of results on: (1) grain size, organic matter, organic carbon, nitrogen, phosphorus, trace metals, polycyclic aromatic hydrocarbons, linear alkylbenzenes, and tributyltin; (2) acute toxicity of whole sediments and chronic toxicity of liquid phases; and (3) benthic community descriptors. Our results revealed that the main contaminants detected in sediments from Mucuripe and Pecém Harbors were chromium, copper, nitrogen, zinc, and tributyltin. These toxicants arise from typical harbor activities. However, the changes in benthic composition and structure appear to depend on a combination of physical impacts, such as the deposition of fine sediments and the toxic potential of contaminants, especially in Mucuripe. Thus, apart from toxicants physical processes are important in describing risks. This information may assist in management and conservation of marine coastal areas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficiência da Resolução CONAMA 454/12 garantindo a correta destinação de sedimentos contaminados a serem dragados: uma revisão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-03) Oliveira, Thaís Rafael de [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; http://lattes.cnpq.br/4265447864116424; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A dragagem é o processo de retirada de material do leito de corpos d’água, com finalidade específica. Este é um procedimento comumente realizado em canais portuários para manter ou aumentar a capacidade de fluxo. Por este motivo foram criados diversos instrumentos legais para regulamentação dos processos de dragagem em território brasileiro entre eles a Resolução nº 454/2012 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Esta resolução regulamenta os métodos de gerenciamento do material que será dragado em águas sob jurisdição nacional e a sua disposição final. As caracterizações físicas e químicas do material a ser dragado são de grande importância para avaliação da sua disposição, gerenciamento e monitoramento, observando o enquadramento da classificação nos limiares de efeito tóxico (Nível 1 e Nível 2) estabelecidos na resolução. Porém, em seu artigo 12, parágrafo primeiro, a legislação deixa a critério do empreendedor a escolha de realizar ensaios ecotoxicológicos agudos ou crônicos para comprovar toxicidade do sedimento de acordo com a contaminação química. Sabe-se que existe diferença na sensibilidade destes testes. A não obrigatoriedade da realização de ensaios crônicos pode interferir nos aspectos de sensibilidade da análise já que muitos estressores podem não demonstrar toxicidade aguda mas indicar toxicidade crônica. O presente estudo avaliou 8 artigos que realizaram testes agudos e crônicos no mesmo sedimento coletado em campo para avaliar a sensibilidade dos testes ecotoxicológicos. Eles foram utilizados para relacionar os resultados com a eficiência da legislação brasileira. Foi observado que os testes crônicos causam efeito significativo na biota mesmo quando testes agudos não indicam risco ambiental. Este fator é decisivo na disposição do sedimento contaminado e pode gerar efeitos prejudiciais em novas áreas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A erosão costeira como uma problemática: histórico da engorda artificial de praias do Brasil nos últimos 30 anos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Silva, Marina Alice da [UNIFESP]; Oliveira, Emiliano Castro de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2433172806859859; https://lattes.cnpq.br/5297658914811725; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho faz um levantamento da engorda artificial de praias do Brasil nos últimos 30 anos e pondera em retrospecto suas motivações. São analisadas as praias de acordo com a disponibilidade dos documentos encontrados ao longo da pesquisa, atendo-se apenas ao litoral brasileiro. Para tal, foram realizadas pesquisas e análises de documentos científicos, publicações em revistas e jornais de grande circulação, entre outros meios de divulgação. Visando-se observar as transformações que o processo de engorda causou na costa e trazendo, ainda, no corpo do trabalho, imagens comparativas de como eram essas praias antes e depois da modificação, bem como seu estado atual em 2021. Este estudo permitirá compreender as técnicas de dragagem de areia e enchimento das praias mobilizadas pelos municípios e muitas vezes pela própria população, bem como as modificações ao se conter o processo de erosão natural.