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- ItemSomente Metadadados"A Arte de fazer toda qualidade de doces" : Gênero e Cultura Material no livro Doceiro Nacional, na Belle Époque(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Lima, Larissa Alves de [UNIFESP]; Monteleone, Joana de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5754158565897388; http://lattes.cnpq.br/7903606195417486; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The purpose of this monograph is to investigate the consumption of sugar in Belle Époque and the feminine roles involved in the "making" sweets and desserts from the book Doceiro Nacional. Aimed at the woman, the work is written as a practical guide to the making of sweets, as well as other dishes made with sugar. In addition, it is a book edited and reissued numerous times by Editora Garnier, which suggests the size of his editorial success, to the point of being considered a sales champion of the time. Among the fundamental questions of this investigation are: the study on the consumption of sugar in Brazil in the late nineteenth century - considering its role as raw material in the form of sweets; the study of women in Rio de Janeiro from that period; the study of Editora Garnier and the process of publishing a cookbook aimed at women at that time.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Carolina Maria de Jesus: questões editoriais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-23) Ramos, Mauricio de Oliviera [UNIFESP]; Ricieri, Francine Fernandes Weiss [UNIFESP]; Mendes, Maria Lúcia Dias [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7651308606192134; http://lattes.cnpq.br/7785345123349630; https://lattes.cnpq.br/8571167106304063A trajetória literária de Carolina Maria de Jesus (1914 /1977) tem início em 1960, com a publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada. Sua escrita está associada ao jornalista Audálio Dantas que, ao fazer uma reportagem na favela do Canindé, conhece Carolina e tem acesso a seu diário, em que relatava as agruras da favela. Dantas cuidou da publicação, que chegou a mais de um milhão de exemplares vendidos. Essa pesquisa busca estudar as construções editoriais operadas nos diários originais da autora, levando em consideração as intervenções operadas. Nosso objetivo é entender como os projetos editoriais contribuem para a constituição de uma figura pública da escritora, no contexto em que essa imagem se formou. Como objetivos específicos apresentam-se: a) retomar a recepção crítica, literária e teórica de que foi objeto a produção de Carolina, observando as construções elaboradas a propósito de seus escritos; b) analisar as interferências de Dantas em seus escritos, propostas como meio de inserção da escritora no cenário editorial da época; c) examinar a trajetória editorial desta primeira obra; d) discutir aspectos teóricos e históricos do trabalho de revisão. Incluem-se reflexões críticas sobre questões políticas, sociais e ideológicas, a fim de demonstrar como determinados espaços sociais são negados a certos grupos, cabendo-lhes sua ‘adequação’ ou ‘conformação’, em relação aos ditames que os estruturam. A pesquisa terá natureza bibliográfica, com análise de textos literários e aportes teóricos de algumas áreas de investigação (estudos literários, estudos femininos e estudos culturais). Como fundamentação, recorremos ao pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu e aos conceitos habitus e campo. Contribuem as reflexões de João Camillo Penna, entre outros, sobre escritos testemunhais. São fontes relevantes, ainda: Afrânio Mendes Catani (2004), Regina Dalcastagnè (2012), José Carlos Sebe Bom Meihy (2005), Germana de Sousa (2004), Marisa Lajolo (1996), Jaime Guinzburg (2008), Maria Alice Nogueira e Cláudio Marques Martins Nogueira, (2004), Walter Benjamin (2008), Aristides Coelho Neto (2008), Fernanda R. Miranda (2019), Chimamanda Ngozi Adichie (2009), Stuart Hall (2016) e Gayatri Spivak (2010). Destacamos problematizações suscitadas por Conceição Evaristo (2021) junto ao Conselho Editorial Caroliniano; além das teorizações de Lélia Gonzalez (2020), em especial quanto ao termo “pretuguês”. Este trabalho está dividido em três capítulos principais, além de uma introdução e considerações finais. No primeiro capítulo, analisamos a construção editorial e a recepção crítica da figura pública de Carolina, explorando como suas experiências pessoais influenciam sua escrita e desafiam convenções literárias, no contexto sociopolítico e cultural de sua obra. No segundo, investigamos em que medida a edição conduzida por Dantas influenciou a recepção do livro; recorremos, nesse capítulo, a teorias de Pierre Bourdieu para discutir o impacto das estruturas de poder na literatura e suas implicações sociais. O terceiro capítulo aborda a revisão dos textos de Carolina, discutindo o equilíbrio entre preservar sua voz original e adaptar o texto, analisando as implicações dessas intervenções editoriais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Epistológrafo Personagem: O Olhar Dos Editores Sobre As Cartas De Álvares De Azevedo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-07) Rodrigues, Vanessa Neri [UNIFESP]; Mendes, Maria Lucia Dias [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Years That Comprehended The Short Life Of The Poet Álvares De Azevedo Was A Period Of Political, Social, Economic And Cultural Effervescence In The History Of Brazil, Factors That Made His Works And Life Trajectory Target Of Several Readings Over Time. The Correspondence Exchanged, Especially With His Mother, Written Within 1840 And 1851, During The Displacement Of Álvares De Azevedo Between The Cities Of Rio De Janeiro And São Paulo, Constitutes An Important Set Of Documents Not Only To Possibly Understand The Author As A Social Man, Who Had His Trajectories And Experiences Expressed In His Letters, But Also To Question The Importance Of Assembling, Organizing And Publishing These Correspondences. When We Look At The Main Issues Which Present Them, We Seek To Understand The Figure Of The Organizer, The Trajectory Of These Documents And Their Context Of Publication. At The Same Time, This Lecture Aims To Analyze And Comprehend The Structure Of The Editions, Their Gaps And Marks Left By The Editors, Trying
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo II: Vídeo Científico(2020) Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]Apostila sobre Vídeo Científico