Navegando por Palavras-chave "Educação de pós-graduação em enfermagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-06-30) Grassia, Rita de Cassia Fernandes [UNIFESP]; Barros, Sonia Maria Oliveira de Barros [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5820695851779109; http://lattes.cnpq.br/6651406238689640; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo teve a finalidade de avaliar o processo ensino-aprendizagem do eletrocardiograma, com os seguintes objetivos: verificar o desempenho na avaliação do eletrocardiograma pelos estudantes antes e após o treinamento, pelo método tradicional e no Centro de Simulação Realística (CSR); comparar o desempenho dos estudantes na realização do estudo de caso, pelos dois métodos de ensino; avaliar as intervenções de enfermagem frente às alterações eletrocardiográficas propostas pelos estudantes diante de um estudo de caso feito pelo método tradicional e no CSR. A amostra constituiu de 43 alunos da pós-graduação do Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica de um instituto de ensino e pesquisa privado do município de São Paulo, sendo os dados coletados após a realização do curso de eletrocardiograma com carga horária de 20 horas teórico-práticas na Disciplina Emergência Cardiovascular. Foram realizados pré e pós-teste, nos quais verificou o desempenho dos alunos na avaliação do eletrocardiograma e um checklist de protocolo de intervenção de enfermagem de um estudo de caso de dor torácica. Os estudantes foram divididos em dois grupos: Grupo Controle (lápis e papel) em sala de aula e Grupo Experimental (CSR) para realização do estudo de caso. O teste de McNemar mostrou que houve diferença significativa entre os momentos de pré e pós-teste (p<0,001); demonstrou que na avaliação pós-treinamento os alunos obtiveram maior número de acertos. Na análise de variância com Medidas Repetidas evidenciou diferença entre médias de pré e pós-teste estatisticamente significativa (p<0,001) independente do grupo. O teste t-Student mostrou que os dois grupos tiveram desempenhos semelhantes relacionados ao checklist de protocolos de intervenção de enfermagem no estudo de caso. Assim, baseado nos resultados encontrados, concluímos que na comparação do desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste houve melhora do índice de acertos após o treinamento. Quanto ao desempenho dos alunos nas intervenções de enfermagem frente às alterações eletrocardiográficas mostrou-se eficaz em ambas as estratégias de ensino.
- ItemRestritoPerception of the residents about their performance in the multidisciplinary residency program(Universidade Federal de São Paulo, Dept Enfermagen, 2015-03-01) Silva, Jaqueline Callegari; Contim, Divanice [UNIFESP]; Barduchi Ohl, Rosali Isabel [UNIFESP]; Ribeiro Chavaglia, Suzel Regina; Scarelli Amaral, Eliana Maria; Univ Fed Triangulo Mineiro; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: Understanding the meanings of the training experiences of postgraduate students of the Multidisciplinary Residency Program in Health linked to a federal educational institution.Methods: An exploratory and descriptive study with qualitative approach carried out with postgraduate students of a Multidisciplinary Residency Program in Health. the data collection was held through a semi-structured interview. the data obtained in the speeches were categorized by the content analysis technique.Results: Four thematic categories were unveiled: the residency and multidisciplinary practice, the residency as practice of teamwork, recognition of the resident's work by users and the residency experience in the context of health work.Conclusion: the Multidisciplinary Residency Program is understood as a significant opportunity of learning and having contact with professionals from different fields where the comprehensive care is provided in professional practice, with the awareness that the assistance should contemplate the social, environmental and psychological aspects of individuals.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Enfermagem de 1983 a 2001(Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2005-12-01) Erdmann, Alacoque Loorenzini; Silva, Isília Aparecida; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Fernandes, Josicélia Dumêt; Vianna, Lucila Amaral Carneiro [UNIFESP]; Lopes, Marta Júlia Marques; Santos, Rosangela Da Silva; Araújo, Thelma Leite De; Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Enfermagem; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal da Bahia Departamento de Enfermagem; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem; Universidade Federal do Rio de Janeiro escola de Enfermagem Anna Nery; Universidade Federal do Ceará Departamento de EnfermagemThis study describes the relationship between nursing doctoral dissertations and research lines defined by the Brazilian Nursing field in three areas: professional, care and organizational. It isa descriptive-exploratory research, based on reports of Graduate Programs evaluated by Capes and on The Informative Guide of Nursing Research and Researchers CEPEn/ABEn, from 1983 to 2001, totalling 448 abstracts. The care field includes the greatest production, followed by the organizational and professional areas. The studies disclose tendency towards the qualitative approach revealing possibilities for a more profound knowledge about reality or a more through understanding of social phenomena related to nursing practice. On the other hand, studies on interventions in professional practice and technological development are still under construction.