Navegando por Palavras-chave "Educação de terreiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeto Ọmọde Ojú Ògún educação de terreiro: um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-06) Neves, Naiara Caroline dos Santos; Souza, Ellen de Lima; http://lattes.cnpq.br/2996966307456495; http://lattes.cnpq.br/2863865081011551O presente trabalho de conclusão de curso, em formato de relato de experiência, tem como objetivo apresentar as vivências do Projeto Ọmọde Ojú Ògún: educação de terreiro, que aborda as formas de ensino para as crianças pertencentes às religiões de matriz africana. O estudo e análise dessa área específica surge a partir da minha experiência em ter sido uma criança de terreiro. Apenas com a experiência pessoal, não seria suficiente entender e construir relações sobre a vivência das crianças no terreiro, por isso, fazer parte do Grupo de Pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, foi fundamental para entender os fundamentos teóricos-metodológicos sobre infância, criança e terreiros. Portanto, somando a minha vivência à leitura e sistematização das que consolidam a área dos estudos da educação em terreiros, pude descrever em práticas valores civilizatórios afro-brasileiros - oralidade, corporalidade e ancestralidade, construindo uma base sólida para estudos e desenvolvimento das atividades do projeto. O trabalho está estruturado com a contextualização das temáticas que atravessam o Projeto Ọmọde Ojú Ògún, como o Ensino Religioso, as Religiões de Matriz Africana, e a Intolerância e o Racismo Religioso, sequenciado com a apresentação e desenvolvimento do projeto, apresentando suas metodologias e resultados.