Navegando por Palavras-chave "Educação profissional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação profissional no contexto da reforma do ensino médio: o caso do Instituto Federal de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-30) Soares, Marta Senghi [UNIFESP]; Abreu, Claudia Barcelos de Moura [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3114393461757020; http://lattes.cnpq.br/7329323767781311Nesse trabalho pesquisamos como o Instituto Federal de São Paulo tem conduzido sua política em relação aos cursos de ensino médio integrado à educação profissional frente à contrarreforma do ensino médio, em implementação no Brasil, a partir da aprovação da Lei n.13.415/2017, e as normas complementares tais como a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo foi analisar as formas de interpretação e de apropriação pelo IFSP da Lei nº 13.415/2017, e das regulamentações dela decorrentes, para o Ensino Médio Integrado, considerando o movimento de adesão e resistência. Nossa tese é que, a despeito do discurso retórico em defesa do Ensino Médio integrado, nem sua oferta prioritária, tampouco a perspectiva da politecnia e de escola unitária tem presidido a política, o planejamento e as decisões no IFSP. A pesquisa tem caráter documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa. Apresentamos os institutos federais, a centralidade conferida à oferta dos cursos de ensino médio integrado, a expansão das matrículas destes cursos no IFSP e as iniciativas que visavam consolidar essa forma de oferta na instituição. No período posterior ao golpe parlamentar e à proposição da Medida Provisória 746/2006, destacamos a retração da instituição com relação aos objetivos prioritários e seus princípios norteadores. Houve tratativa de parceria para oferta de cursos de formação inicial e continuada pelo IFSP aos estudantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo no âmbito do Novotec, para compor o currículo do novo ensino médio. A parceria somente não se concretizou por questões relativas ao contrato. As diretrizes para o ensino médio integrado construídas para o IFSP, Resolução Nº 163/2017 foram adaptadas à Resolução CNE/CP 01/2021 pela Instrução Normativa 06/2021. Nesse quesito temos um forte elemento da contrarreforma sendo incorporado ao IFSP, tendo em vista que os parâmetros da IN 06/2021 foram utilizados para a reformulação feita de forma açodada para os cursos de ensino médio integrado da instituição, concluídos no mês de março de 2023. Os dois principais aspectos são a redução da carga horária destinada à formação geral dos estudantes e a desarticulação entre formação geral e a formação profissional. Precisamos retomar a centralidade do ensino médio integrado no IFSP como tarefa pedagógica e compromisso político.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino Técnico integrado ao Médio : um estudo sobre a implementação da modalidade de ensino no IFSP a partir da Lei nº 11.892/2008(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Martins, Maíra Ferreira [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/4317424452553542A presente dissertação analisou o processo de implementação do Ensino Médio Integrado ao Técnico - EMI - no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, entre os anos de 2008 e 2021. Para subsidiar estes estudos, foi preciso investigar os movimentos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica – EPT no Brasil que culminaram na promulgação da Lei Federal nº 11.892/2008, posicionando historicamente a EPT no país no ato da promulgação da referida lei, dando ênfase à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, que da início ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – RFEPT, no ano de 2005. A pesquisa analisou as concepções teóricas que sustentam os princípios norteadores do EMI nos IFs (politecnia de Marx e escola integral de Gramsci) e as concepções teóricas que hegemonicamente sustentam a ideologia econômica neoliberal e que impactam nas políticas educacionais no país (Teoria do Capital Humano e pedagogia de competências). Identificou-se que a política de expansão na oferta de EPT e a governança de um partido trabalhista no Brasil foram identificadas por setores progressistas da educação brasileira como oportunidade para a restruturação da educação brasileira, em especial na etapa final da educação básica (o ensino médio) e na educação profissional de nível médio, na perspectiva de uma formação integral do ser humano para sua emancipação e para a superação do dualismo histórico entre formação geral e formação profissional no Brasil. No IFSP, a partir da promulgação da Lei nº 11.892/2008 (que institui os IFs no Brasil e determina como um de seus objetivos a oferta de 50% de suas matrículas em cursos técnicos, preferencialmente na forma integrado ao ensino médio), essa pesquisa identificou que houve resistência na instituição pela oferta da modalidade e essa resistência surge de diversas origens: a estrutura física e a composição da força de trabalho – que propiciou a expansão a priorizar a oferta de cursos técnicos na modalidade concomitante e subsequente; a cultura tecnicista e a formação do docentes - professores em sua maioria engenheiros e com alta titulação que ansiavam a oferta de ensino superior na instituição; e o cenário socioeconômico imerso de reestruturação produtiva focado na ideologia neoliberal, na flexibilização e precarização do trabalho, pressionando os governos à políticas educacionais que atendessem a formação de trabalhadores para esse nova estrutura produtiva. Ao mesmo tempo, a expansão do IFSP neste cenário foi terreno fértil para a formação de grupos dentro da instituição em defesa do EMI, como uma possibilidade de oferta de uma educação para a transformação social. Esta pesquisa investigou por meio de notas, moções, manifestos, reuniões institucionais e documentos construídos com participação ampla da comunidade do IFSP, a atuação desses grupos e suas influências nas disputas por um projeto educacional no âmbito do IFSP. Esta pesquisa é quali-quantitativa, pois utilizou de análise bibliográfica e documental, dados quantitativos para a análise do processo de expansão do IFSP, o lugar do EMI neste processo e as disputas e tensões que influenciaram e influenciam o atual estado da arte. Foram identificados o contexto histórico e as mudanças na esfera socioeconômica que impactam as relações de trabalho e as políticas educacionais, com ênfase no período de redemocratização do país até o ano de 2021.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os limites e as possibilidades da educação profissional : o Ensino Médio Politécnico e as ETECs(Universidade Federal de São Paulo, 2019-02-06) Santos, Rani Beatriz Cruz Evangelista dos [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015No presente trabalho será discutido o tema da educação profissional no contexto brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é entender quais os limites e as possibilidades da relação entre ensino e trabalho no ensino público do país. Para isso, analisamos a Reestruturação do Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul, ocorrida na gestão estadual dos anos de 2011 a 2014. A análise parte do referencial teórico de educação politécnica marxista, preconizado pela Reestruturação. Como contraponto a esse modelo, analisamos também o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs). A comparação entre os dois modelos nos possibilitou a reflexão sobre a viabilidade de uma educação profissional que supere a visão mercadológica dessa modalidade no âmbito do Estado brasileiro atual. A investigação apontou para a ineficiência da política educacional proposta pelo governo do Rio Grande do Sul que, ao tentar se espelhar na politecnia marxista, acabou se aproximando de modelos como o das ETECs, demonstrando a necessidade do real engajamento de docentes e da sociedade como um todo. A pesquisa parte da metodologia qualitativa utilizando revisão bibliográfica e análise documental.