Navegando por Palavras-chave "Education and communication"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18) Batista, Valter Pedro [UNIFESP]; Pesce, Lucila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura e prática docente‖ contribuiu para o empoderamento dos professores de uma escola da rede estadual de São Paulo, como autores da sua prática docente. A análise busca evidenciar os limites e as possibilidades do curso em tela, para o empoderamento dos sujeitos sociais, envolvidos em uma formação que os situe em uma perspectiva autoral, procurando observar as contradições inerentes ao fenômeno investigado. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: políticas educacionais e formação de professores no Brasil; educação e cibercultura; formação de professores (com destaque para a formação continuada em serviço in loco); empoderamento (na acepção freireana). No tocante ao método foi desenvolvida a análise documental das ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo) do curso em tela, a análise estatística descritiva dos dados objetivos oriundos do questionário estruturado e a análise temática de conteúdo dos depoimentos de cinco professores, nas entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que o curso em tela tenha contribuído para o empoderamento dos professores pesquisados, mediante aprimoramento da formação continuada em serviço in loco dos professores, em que tais atores sociais se situem como autores de sua prática docente. Entretanto, restam dois desafios: a) a necessidade de se ampliar a fluência tecnológica dos docentes, bem como a leitura crítica dos estruturantes tecnológicos, percebendo sua potência e suas contradições, no campo da educação; b) ampliar o tempo de formação continuada dos docentes, com o aceno de que tal desafio extrapola o âmbito de ação imediata das unidades escolares, por resvalar as questões afeitas às políticas públicas de formação de professores. Os limites da pesquisa incidem sobre uma das características do estudo de caso: em termos de generalização, poder ser transposto somente a circunstâncias semelhantes. Em convergência com diversos estudos visitados na revisão de literatura, a discussão de resultados da presente pesquisa aponta a necessidade de as políticas públicas de formação continuada de professores da educação básica estabelecerem uma relação mais dialógica com esses profissionais da educação, ao pensar em desenhos didáticos de formação respondentes às demandas dos professores, ao invés de propor desenhos didáticos de formação que se curvam aos ditames dos organismos multilaterais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As TDIC na educação de jovens e adultos: estudo de caso da formação continuada em serviço de professores da EJA para o uso educacional das tecnologias digitais da informação e comunicação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-16) Joaquim, Bruno dos Santos [UNIFESP]; Oliveira, Lucila Maria Pesce de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This qualitative research assumes the methodological approach of case study of educational type. The overall objective is to understand whether and how the course of teacher training "Digital Media on Youth and Adult Education" held in an Educational Center for Youth and Adult Education (CEEJA), contributed to the rethinking of teaching, supported by the critical use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), in order to empower teachers to locate their practice in an authorial perspective. The study seeks documents and speeches teachers: a) understand what underlies the choices in the organization of workshops planned by teachers after the course; b) to discuss its possibilities and its limits on teacher training, with regard to the educational use of TDIC and specificities present in adult education (EJA); c) reflect on the contributions of the concepts of digital inclusion and empowerment, in Freire's accordance for the field of adult education. The theoretical basis stands at the intersection of three conceptual fields: a) continuing education of teachers in service and focused on school, from a critical and reflective perspective; b) the educational use of TDIC from a non-instrumental conception, aimed at digital inclusion as a means of empowerment (in Freire's sense) of adult education teachers; c) the change in compensatory paradigm historically intrinsic to adult education in Brazil, gradual walk to a conception of the mode based on the paradigm of education throughout life. Compose the data in this research document analysis of the political-pedagogical project of the school, of the course syllabus, developed and taught by the researcher while serving as a teacher coordinator CEEJA investigated, and workshops plans prepared by teachers at the end of the training course, in addition to the thematic content analysis of the testimonies of seven individuals course participants, six teachers and a coordinator, interviewed using semi-structured questionnaire. The findings of this research reveal that there have been advances in the rethinking of teachers about their practices, in that there are practical experience reports processed or boosted by discussions offered the course, but at the same time, suggest limits to the different levels of technological appropriation of teachers, there is a small group mobilized more toward the critical and innovative educational use of TDIC and another still centered on an instrumental and not authorial perspective, built on an incipient digital literacy. The data reveal that the course did not achieve its entire goal. However, there are indications that reveal the importance of training as a mobilizing a process of mobilization for the use of TDIC in the institution. The discussion suggests a challenge: strengthening technological fluency of teachers from a critical and authorial perspective so that they can be empowered increasingly as authors of their teaching practice.