Navegando por Palavras-chave "Eficiência Organizacional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Acidentalidade do trabalho na industria de abate e cortes de frango(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Santos Filho, Sebastião dos [UNIFESP]; Silva, Rebeca de Souza e [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nas sociedades de classe, em particular na advinda com a industrializacao, a Saúde dos trabalhadores segue os passos de suas reestruturacoes produtivas e a assimetria das relacoes sociais dentro e fora do trabalho. Para reforcar a tese da determinacao social da Saúde das classes, sustentada por muitos pesquisadores, o doutorando tomou o exemplo da acidentalidade que ocorre com a industrializacao da carne de frango no Brasil, valendo-se da condicao de medico do trabalho de empresas do ramo por quatro anos e de medico perito da Previdencia Social. Pos-se a pesquisar o assunto, comecando por levantar os acidentes de trabalho ocorridos no ano de 2005 na unidade de empresa do ramo onde trabalhava quando constatou ter havido entre seus 3405 trabalhadores, 425 acidentes do trabalho, com uma taxa de acidentes anual media de 12, 5%, mensal de 35 e diaria, de 1.2. Contrariando a tese e esses dados, as comunicacoes de acidentes de trabalho (CAT) remetidas ao Instituto Nacional de Seguro Social da Previdencia Social pelas 2760 unidades das empresas do ramo em atividade no territorio nacional, entre os anos de 2000 a 2010, inclusive a que trabalhava, teriam ocorrido, de acordo com o Sistema Unico de Informacoes de Beneficios (SUIBE), 2.414 acidentes do trabalho, resultando em uma taxa anual de acidentalidade de 0,16%. Disparidade tao grande de dados apontava haver muito mais que simples sonegacao. Com intencao de esclarece-la, historicamente, contextualizou o desenvolvimento desse ramo industrial, o processo e condicoes materiais de producao, as exigencias do trabalho e os possiveis agravos a Saúde dos seus trabalhadores. Dai a inferencia que faz sobre a confluencia de causas externas, vindas do mundo dos negocios e socialmente mais determinantes, conectadas a causas internas da producao, a compor uma causalidade complexa, nao linear, responsavel tanto pela existencia de acidentes e doencas do trabalho, como pela nao comunicacao culposa ou dolosa a Previdencia
- ItemSomente MetadadadosFoco no cliente e foco no mercao- uma proposta para a excelencia no atendimento em uma clinica oftalmologica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2003) Silva, Gislaine Sanglard da [UNIFESP]Objetivos: Propor a utilizacao de conceitos e praticas de Gestão de Pessoas e Marketing para a avaliacao, capacitacao, desenvolvimento e motivacao do capital humano em uma clinica oftalmologica, apos identificacao dos pontos fracos da equipe e da organizacao. Metodos: Foram realizadas pesquisas de satisfacao com os clientes e aplicado um questionario junto aos colaboradores. Resultados: A pesquisa mostrou a insatisfacao dos clientes em relacao aos seguintes pontos do capital humano da empresa: atendimento telefonico, atendimento medico (tempo de espera), atendimento das recepcionistas e atendentes de enfermagem. Os colaboradores (funcionarios) citaram como principais necessidades a falta de relacionamento com a direcao e socios, a pouca integracao da equipe, a falta de motivacao com o trabalho, insatisfacao com a remuneracao e falta de treinamento continuo. Conclusao: A pesquisa foi eficaz na identificacao dos pontos fracos da equipe e da organizacao, mostrando nos seus resultados a necessidade de se implementar medidas para a capacitacao, desenvolvimento e motivacao do capital humano para se alcancar a excelencia no atendimento