Navegando por Palavras-chave "Elementary Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de professores de Educação Física sobre saúde e suas implicações no planejamento da prática pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lima, Juliane Pereira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9846194311487104; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos do estudo consistem em avaliar a compreensão de professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de ensino fundamental de rede municipal e estadual de São Paulo sobre saúde, bem como compreender as implicações dessa compreensão no planejamento da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo nove professores de Educação Física de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, do ensino fundamental lotados em escolas públicas e privadas do Brasil. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário virtual disponibilizado em redes sociais e na página da Unifesp Campus Baixada Santista, sendo abordadas questões abrangentes relacionadas ao perfil docente, além de aspectos específicos no que tange a concepção de saúde e sua consideração no planejamento pedagógico. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, temos profissionais de Educação Física com graduação concluída em instituições públicas entre os anos de 1998 e 2014, além de, possuírem pós-graduação entre os anos 2000 e 2021 e tempo de atuação no âmbito escolar acima de quatro anos. No que se refere à concepção de saúde, as respostas convergiram para o bem-estar e condições de vida das pessoas, vislumbrando uma relação com a Educação Física a partir da conscientização, relação causal com o exercício físico, autoconhecimento, fomento de melhorias, aptidão física e prática de atividade física. Todos afirmam que a temática saúde é considerada no planejamento pedagógico, tendo como objetivos: reflexão crítica; conscientização; fomento de melhorias, e; experimentação. Nesse sentido, os conteúdos elencados pelos professores estão relacionados com a cultura corporal, exercício físico, doenças, aspectos orgânicos funcionais, nutrição, qualidade de vida e sedentarismo, benefícios do exercício físico, higiene e lesões, sendo estes selecionados a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos interesses e demanda da comunidade e/ou dos alunos, bem como das diretrizes municipais e/ou estaduais de cada unidade escolar. No que se refere à avaliação, os professores afirmaram avaliar seus estudantes a partir dos critérios de participação e aproximação/distanciamento com o conteúdo desenvolvido, a partir dos instrumentos de observações e registros da rotina discente, provas, trabalhos, discussões e avaliação física. Conclui-se que os professores compreendem saúde numa perspectiva restrita, implicando num planejamento que se alinha às pedagogias tradicionais da Educação Física, entretanto, com flertes à pedagogia crítica.
- ItemSomente MetadadadosDesenvolvimento motor no transtorno específico da aprendizagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Souza, Lucyane Dias De [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao De [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloPurpose: To describe motor performance profiles of a series of cases of schoolchildren followed up in a speech-language pathology clinic for a specific learning disorder with impairment in reading and writing, and to investigate correlations between the assessed motor skills. Method: CEP UNIFESP-EPM: 008116/2020. This is a cross-sectional descriptive and analytical study. Eighteen children participated, boys (n = 15) and girls (n = 3) with a mean age = 09,21 years (minimum = 06.3 and maximum = 10.6 years old; median = 09,21 years (minimum of 06.3 years and maximum of 10.6 years; median = 09.19 years). These were children treated at the speech therapy lab (Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura – NEAPEL) EPM/HSP. They received a multidisciplinary diagnosis of Specific learning disorder of reading (F81.0 – CID 10) and / or writing (F81.8 – CID 10) disorder. They were regularly enrolled from 1st to 5th grade of elementary schools in São Paulo city, in the public school system. They were individually assessed through the application of the Motor Development Scale - MDS, as: fine and general motor coordination, balance, body schema, spatial and temporal organization and laterality. Performances were scored according to MDS. The correlation coefficient between the variables was calculated. The value of statistical significance adopted was equal to 5% (p ≤ 0.05). Results: All participants, with reading and writing disorders, presented negative General Motor Age, considering their age. Depending on the skill, children with reading and writing disorders showed psychomotor delay ranging from 01 to 06 years. Only 06 children showed adequate motor performance in one of the 06 skills assessed. Much lower classification and a serious risk factor, with limitations when performing motor activities in the balance component. Conclusion: Cases with SLD, showed from much lower to normal General Motor Quotient. Body schema, balance, temporal and spatial organization were positively correlated. Balance was the component with the greatest deficit and age lag, but it was not a predictor of the other motor skills assessed.