Navegando por Palavras-chave "Emotional intelligence"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes: ensaio clínico randomizado cruzado(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-31) Santos, Teresa Maria dos [UNIFESP]; Souza, Káren Mendes Jorge de [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/6951601140047558; https://lattes.cnpq.br/5557992275744513Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes. Método: Ensaio clínico randomizado e cruzado, de lista de espera, realizado no período de janeiro a setembro de 2021, de forma on-line. A amostra (n=32) foi distribuída aleatoriamente em grupo A (n=18) e grupo B (n=14). As variáveis de desfecho foram inteligência emocional, resiliência e mindfulness, medidas em 3 tempos, em ambos os grupos, com as escalas Medida de Inteligência Emocional, Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness e Escala de Resiliência de Connor & Davidson. Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS, versão 28.0, com nível de significância estatística adotado de 5% (p ≤ 0,05). Resultados: A média de idade dos participantes foi de 42,6 ± 9,2 anos, e o intervalo entre as idades foi de 30 a 65 anos. 100% se referiram como sendo do gênero feminino. Foram registradas interações significativas dos efeitos dos fatores grupo versus momento nos escores das competências de automotivação (p=0,005), sociabilidade (p<0,001), autocontrole (p=0,013), e total (p=0,002) de inteligência emocional; e das facetas observar (p=0,042) descrever (p=0,008), não-julgar (p<0,001), agir com consciência (p=0,004), e no escore total (p<0,001) de mindfulness. No pós-teste houve aumento estatisticamente significante nos domínios sociabilidade (p=0,009) e autocontrole (p=0,015) de inteligência emocional; e não julgar (p=0,022); e total (p=0,002) de mindfulness. No seguimento foi observado aumento significativo nas facetas não julgar (p=0,024) e no escore total (p=0,026) de mindfulness. A variável resiliência não apresentou efeito com significância estatística na interação grupo versus momento, nem no pós-teste ou seguimento. Conclusão: A intervenção baseada em mindfulness utilizada apresentou efeitos positivos sobre as competências de inteligência emocional e sobre as facetas de mindfulness de enfermeiros líderes, mas não sobre a resiliência desses profissionais.