Navegando por Palavras-chave "Ensino por competências"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Design Thinking como metodologia de aprendizagem para o Engenheiro do futuro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Moreira, Leonardo Rodrigues Possidonio [UNIFESP]; Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250; http://lattes.cnpq.br/6282660235058128No dia 11 de março de 2020 foi decretado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estado de pandemia mundial do vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). Com a disseminação rápida do vírus em todo mundo, muitas áreas se encontraram extremamente prejudicadas, sendo uma delas a educação. Empresas, escolas e faculdades entraram em recesso emergencial, na busca de controlar a transmissão do vírus, e para que tudo não parasse foi necessária uma mudança extrema de métodos e filosofias de trabalho, ensino e aprendizagem. Este novo cenário mundial afetou muito estudantes, profissionais e empresas, trazendo à tona o conceito de mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible — Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) uma evolução do mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous — Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), no qual as pessoas, diante de um contexto imprevisível, precisam cada vez mais se atualizar, se reinventar e lidar com suas emoções, necessitando de competências que vão além dos conhecimentos técnicos que normalmente fazem parte da formação profissional. Nesse contexto surgiram novas propostas e ferramentas de educação, para que os estudantes se mantivessem engajados e recebendo a formação necessária para seu futuro como profissionais. Dentre estas ferramentas se destaca o Design Thinking, que cada vez mais é utilizado em empresas, startups, governos, escolas e faculdades. Esta "forma de pensar" é inovadora e se define como aplicar uma abordagem estruturada para a resolução de problemas. Neste trabalho de conclusão de curso (TCC) foi realizada uma revisão da literatura sobre a abordagem do Design Thinking como metodologia de aprendizagem para o Engenheiro do futuro, por meio da apresentação de trabalhos acadêmicos que aplicaram com sucesso o Design Thinking na educação, além da própria vivência do estudante com a metodologia, tanto na graduação, como profissionalmente na área da educação. Os trabalhos mostram que o Design Thinking contribui para que o engenheiro, em sua vida acadêmica e profissional, desenvolva competências necessárias para lidar com o mundo pós pandemia, que contém diversos desafios e requer do profissional uma aprendizagem ativa e constante por toda vida, sabendo lidar emocionalmente e tecnicamente com as dificuldades do atual momento, podendo através do Design Thinking resolver e até prever possíveis problemas.