Navegando por Palavras-chave "Estado Novo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)"Em S. Paulo, também o "jiu-jitsu" caiu em moda": tentativa de inserção do jiu-jitsu na constituição da Educação Física paulista durante o Estado Novo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Primo, Dayane Dias [UNIFESP]; Dalben, André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0743727143543352; http://lattes.cnpq.br/1220008185714360; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa analisa a contratação de um profissional de jiu-jítsu, Gastão Gracie Junior, pelo Departamento de Educação Física Estado de São Paulo em 1938. Realizou-se uma metodologia historiográfica, por meio de uma abordagem documental e bibliográfica. Foram investigadas notícias de jornais publicados durante o Estado Novo, levantados na Hemeroteca Digital. A pesquisa evidencia a relação direta entre Gastão Gracie Junior e políticos e figuras da alta sociedade estado-novista. A sua contratação e atuação no DEF-SP e na ESEF-SP pode ser analisada como uma tentativa de inserção e disseminação do jiu-jitsu na educação física paulista, mas, que, no entanto, não teve continuidade, uma vez que a sua breve permanência nos cargos limitou sua atuação.
- ItemSomente MetadadadosO esporte a serviço do Brasil: Thomaz Mazzoni e a imprensa futebolística no Estado Novo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Yamaguchi, Renato Akio da Cruz [UNIFESP]; Franzini, Fabio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/2979459547450116; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this monograph is to scrutinize the functions and role of the sports press, with more emphasis on football, from São Paulo in the Estado Novo (1937-1945), using the book Problems and Aspects of Our Football, written in 1939 by the journalist and sports columnist Thomaz Mazzoni. In addition to the book, it is intended to consult the periodical A Gazeta from 1937 to 1939 for possible comparisons with the book. We feel like analyzing how the sports press disseminated the sport, considering both professional and amateur sports, players from the elite of São Paulo to factory workers; and of political diffusion, propagating the ideologies of the government of Getúlio Vargas to the sport.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Estado Novo (1937-1945) como o advento da "verdadeira democracia" no Brasil: uma análise do conceito de democracia autoritária em Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Serpa, Vinicius Chiovatto [UNIFESP]; Fernandes, Maria Fernanda Lombardi; Ambrosini, Diego Rafael; http://lattes.cnpq.br/0387361204340023; http://lattes.cnpq.br/4507343254856723; http://lattes.cnpq.br/8579052345959681Esta dissertação busca compreender qual foi o discurso mobilizado por atores políticos dos anos 1930 para realizar a defesa do Estado Novo (1937-1945) como a efetivação da “verdadeira democracia” no Brasil. A pergunta que guia a pesquisa é: “Qual é o significado do termo democracia autoritária tal como foi defendido por Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos logo após o advento do Estado Novo no Brasil?”. Democracia autoritária é o termo utilizado por Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos para definir um regime autoritário e democrático. A abordagem escolhida para lidar com o conceito de democracia se baseia nos “conceitos políticos essencialmente contestados”. Deste modo, em vez de se afirmar o que é a democracia e confrontar com os argumentos analisados, investiga-se os usos feitos, a fim de observar as disputas políticas existentes nos conceitos empregados. Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos pertencem ao campo do pensamento político autoritário brasileiro dos anos 1930, sendo assim, utiliza-se a abordagem da polissemia dos conceitos para compreender o significado de autoritarismo no período pesquisado. Posto isto, o primeiro capítulo traz o contexto histórico e político da primeira metade do século XX, com ênfase no tema da crise do liberalismo e da ascensão dos regimes autoritários e fascistas. No segundo e no terceiro capítulos, discorre-se, respectivamente, sobre as críticas feitas por Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos ao liberalismo e à experiência política do Brasil sob este ideário e sobre o significado de democracia autoritária. Em linhas gerais, estes autores se empenharam em retirar da democracia o que entendiam serem “técnicas liberais” – separação de poderes; eleições periódicas; sufrágio universal; partidos políticos; federalismo –, enquanto o autoritarismo diz respeito ao reforço da autoridade do Estado. Logo, democracia autoritária abrange o desejo por um Estado forte e centralizado, guiado por um líder que represente os anseios do povo. Vargas encarnou este líder carismático, ao mesmo tempo em que o Estado Novo desempenhou o Estado forte e centralizado. Este significado de democracia – a democracia autoritária – teve protagonismo em um momento da história do país. A fim de encontrar desdobramentos no tema, nas considerações finais são arriscadas novas hipóteses, sobretudo se este significado de democracia é uma ideia “morta” ou se ainda conserva algum sentido para a política nacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O figurino no filme Romance Proibido (1944) de Adhemar Gonzaga: gênero, classe e raça no Estado Novo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21) Oliveira, Kezi Santos de; Ferreira, Carolin Overhoff; http://lattes.cnpq.br/1735199899378409; http://lattes.cnpq.br/0510514071302908No cinema, o figurino é um elemento visual muito importante para a concepção e construção dos personagens. Entretanto, existem somente alguns raros estudos voltados ao figurino nos Estudos de Cinema. Para preencher esta lacuna e partindo do princípio de que o figurino acrescenta uma perspectiva ainda pouco explorada sobre a história do cinema e a análise fílmica, este trabalho realiza um estudo da utilização do figurino no filme Romance Proibido (1944), dirigido por Adhemar Gonzaga e produzido pela Cinédia. Seu maior objetivo consiste em analisar sob o ponto de vista do figurino como os personagens da trama são construídos através desse recurso, sobretudo, com relação às questões de gênero, de classe social e de raça no período do Estado Novo. Para isso, foi feita a decupagem do filme e um levantamento bibliográfico sobre a questão do figurino, sobre a moda e o vestuário da época bem como sobre o contexto político e sociocultural em que o filme está inserido para depois elaborar um estudo comparativo dos figurinos juntamente da interpretação das escolhas. Esta análise apresenta, assim, como Romance Proibido usa esse elemento comunicativo para comentar sobre os marcadores sociais e o vínculo com a ideologia da ditadura varguista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Representação Da Militância Política E Da Mulher Em La Voz De La Sangre, De Vicente Ballester, E Os Subterrâneos Da Liberdade, De Jorge Amado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-08-14) Melo, David Aparecido De [UNIFESP]; Martin, Ivan Rodrigues [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)From Two Works That Bring In Their Narratives The Theme Of The Revolution And The Spanish Civil War, The Proposal Is To Analyze How The Political Militancy Of The Authors Influences And/Or Is Determinant For The Aesthetic Aspects Visualized In The Creation Of Female Characters. By Comparing La Voz De La Sangre (The Voice Of The Blood) By Vicente Ballester And Jorge Amado's Trilogy Os Subterrâneos Da Liberdade (The Freedom Underground), We Will Try To Show How Literature Can Be A Territory Of Discussion That Metaphorizes Both Content And Form, The Revolutionary Aspect Of The Mentioned War. It Is Intended, Therefore, That, In The End, The Project Contributes To The Expansion Of The Studies Of These Two Works And To The Understanding Of A Period Of Fierce Confrontation Of Ideas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sport Club Germania: perfil de uma associação étnica em São Paulo entre 1899 e 1945(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-18) Mendes, Luiz Felipe Pereira [UNIFESP]; Biondi, Luigi; http://lattes.cnpq.br/8982557411289179O presente trabalho tem como objetivo entender como se deu o processo de formação do Sport Club Germania (SCG), a sua importância como um dos atores no desenvolvimento das competições esportivas do início do século XX, bem como compreender o que um dos seus primeiros estatutos apontava para as possibilidades de sociabilidade dentro do clube. Além disso, buscou-se compreender o processo de nacionalização do clube, se existiram embates internos, e com quais elementos a polícia política estava preocupada. Este estudo discorre principalmente através da análise da documentação contida no prontuário do clube do Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS-SP), bem como outros tipos documentais e a compreensão das políticas nacionalistas adotadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo.