Navegando por Palavras-chave "Estudo de intervenção"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeito das intervenções educativas para cuidadores familiares de pacientes com demência(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-22) Montiel Aponte, Mariel Carolina [UNIFESP]; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0536597854124056; http://lattes.cnpq.br/4500227770456650Introdução e Objetivos: A doença de Alzheimer é o principal tipo de demência em todo o mundo, embora existam outros tipos de demência dos quais a população, de maneira geral, não tem conhecimento. Os cuidadores familiares não profissionais (cônjuges, filhas, filhos, amigos próximos) desempenham um papel importante, prestando apoio e assistência às pessoas que vivem com demência para que possam continuar a viver com qualidade e dignidade. Porém, alguns estudos relatam que estes cuidadores não estão preparados para tal função, e isso pode estar relacionado ao estresse, transtornos de humor e sentimentos negativos. A capacidade de lidar com uma pessoa que vive com demência parece melhorar quando o cuidador recebe apoio profissional. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito de intervenções educativas sobre o conhecimento em demências e sobre os aspectos negativos relacionados ao cuidado em demência, a través da aplicação de duas modalidades de intervenção educativa para cuidadores familiares não profissionais, sob o título de “Curso Básico de Demência”. Métodos: Duas intervenções foram realizadas durante quatro semanas: (1) reuniões educativas presenciais e (2) um grupo de bate-papo online no WhatsApp® com informações educativas postadas regularmente sobre o cuidado em demências, ambas estratégias com conteúdo semelhante. Os participantes foram cuidadores familiares não profissionais, sendo um estudo experimental, prospectivo e longitudinal. Um total de 36 participantes foram alocados, conforme disponibilidade, em um dos três grupos: Grupo 1 (n=10), intervenção educativa tradicional presencial; Grupo 2 (n=12), intervenção educativa online (assíncrona); e Grupo 3 (n=14) que foi o grupo controle. Todos responderam ao questionário de memória e envelhecimento (QME) e à versão de 7 itens do questionário de sobrecarga do cuidador (Zarit Burden Interview 7 items, ZBI-7), em dois momentos: antes e imediatamente após as intervenções. Para o acompanhamento, seis meses após as intervenções, os participantes responderam ao ZBI-7 e a um questionário qualitativo relacionado ao cuidado da demência. Resultados: Os participantes das modalidades presencial e online do curso melhoraram os escores do QME na avaliação imediata pós-intervenção, porém não houve diferença no ZBI-7 em nenhum dos momentos. Contudo, na avaliação de seguimento, o questionário qualitativo mostrou melhora em aspectos do cuidado, como comunicação e comportamento. Conclusão: Esta pesquisa mostra que as intervenções educativas propostas foram um bom recurso, melhorando a compreensão e o conhecimento sobre a demência entre os cuidadores familiares testados, com impacto positivo complementar em alguns aspectos do cuidado. Ainda há necessidade de planejar estratégias personalizadas para focar na melhoria do impacto negativo nos cuidadores familiares. Embora a sobrecarga do cuidador possa estar associada a fatores como apoio social global, a pesquisa abre discussão para melhorias em aspectos controláveis para um cuidado mais assertivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de intervenções na promoção do cuidado centrado na família em unidade neonatal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-04-30) Balbino, Flávia Simphronio [UNIFESP]; Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3111422210593688; http://lattes.cnpq.br/8815718989140425; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Evidências de estudos apontam o Cuidado Centrado no Paciente e Família como uma das melhores práticas para promover a inclusão da família e sua participação nos cuidados do recém-nascido hospitalizado. Com base em recomendações desenvolveu-se um programa para implementar esse modelo de cuidados em unidade neonatal. Objetivo: avaliar os efeitos da implementação do Cuidado Centrado no Paciente e Família na percepção de pais e profissionais de saúde e na redução do estresse parental. Material e Método: estudo de intervenção não controlada com coleta prospectiva de dados, denominado antes e após. A amostra foi composta por 57 profissionais da equipe de saúde e 132 pais de recém-nascidos internados na unidade neonatal de um hospital universitário do município de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos de medida, o Shields & Tanner Questionnaires e a escala Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit. A análise dos dados deu-se por meio de análise descritiva, inferencial (p?0,05) e testes não paramétricos. Resultados: a análise evidenciou que após a intervenção, houve melhora estatisticamente significante na percepção de pais na maioria dos itens avaliados (p?0,05). Na percepção dos profissionais da equipe de saúde houve melhora estatisticamente significante em relação à percepção do acolhimento da família na unidade neonatal (p= 0,041), e à compreensão da vivência da família com a hospitalização do recém-nascido (p=0,050). Na comparação da percepção do Cuidado Centrado na Família entre pais e profissionais da equipe de saúde, os pais responderam mais positivamente que os profissionais da equipe de saúde. Quanto ao nível de estresse parental houve redução dos escores médios do estresse parental, pelos domínios da escala Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit, evidenciando maior queda na subescala Alteração do Papel de Pais (4,2 para 3,8) p=0,048. Conclusão: as intervenções realizadas no Programa de Implementação do Modelo do Cuidado Centrado do Paciente e Família na Unidade Neonatal, melhoraram a percepção de pais e profissionais da equipe de saúde sobre o CCPF e contribuíram para a redução do estresse parental.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos de oficinas de estimulação cognitiva na capacidade cognitiva de idosos residentes em São Paulo: estudo clínico controlado(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-03) Vicentin, Ana Paula Martins [UNIFESP]; Ramos, Luiz Roberto [UNIFESP]; Andreoni, Solange [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7300291437204130; http://lattes.cnpq.br/3798829566782422; http://lattes.cnpq.br/8485457612824600; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Considerando o envelhecimento populacional em curso, a manutenção da capacidade funcional torna-se aspecto fundamental para a saúde pública. É sabido que o declínio cognitivo é um fator de risco para dependência funcional e mortalidade. A combinação de estimulação cognitiva via computador e atividade física tem se mostrado um potencial meio para intervenções não farmacológicas na busca da preservação das funções cognitivas. Objetivo: analisar os efeitos de estimulação cognitiva – composta por atividade física, atividade no computador e social - nas funções cognitivas e funcionalidade de idosos pertencentes a coorte EPIDOSO, residentes na Vila Clementino, São Paulo. Métodos: estudo prospectivo de intervenção controlado com dois grupos: grupo intervenção (GI; n=53; 75,5% mulheres; 76,3 ±6,8 anos) e grupo controle (GC; n=54; 85,2% mulheres; 75,3 ±7,2 anos), formados após triagem com Clinical Demential Rating (CDR; 0 ou 0,5 pontos) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS 15; máximo de 5 pontos). Os idosos do GI participaram de estimulação cognitiva com atividade física, atividade no comutador e social, com sessões de 80 minutos, duas vezes por semana durante 17 semanas (total de 34 sessões), enquanto o GC seguiu a rotina habitual. Aplicaram-se testes neuropsicológicos e de funcionalidade: Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), lista de palavras, evocação, fluência verbal e limitações nas atividades da vida diária (AVD - BOMFAQ) antes e ao final do período de intervenção. O efeito da intervenção em relação ao GC nas variáveis dependentes foi avaliado por meio de modelos de análise de covariância considerando a Intenção de Tratar (ITT) e, de forma secundária, fez-se a avaliação do efeito do número de presenças nas sessões (0 a 34). Resultados: Foram registradas 5 perdas no seguimento (3 no GI; 2 no GC). Na análise por ITT o GI mostrou um aumento significativo para a pontuação média do MoCA de 1,23 pontos (B=1,23, 95%CI [0,28; 2,19], p=0,012) em relação ao GC. Na análise que considerou a participação nas sessões, a pontuação final do MoCA aumentou em média 0,07 pontos (B=0,07, 95%CI[0,04;0,11], p<0,001) para cada aumento de uma unidade no número de participação, e a pontuação final do MEEM aumentou em média 0,03 pontos (B=0,03, 95%CI[0,01;0,05], p=0,022) para cada aumento de uma unidade no número de participação. Não foram observadas diferenças estatísticas nas demais variáveis dependentes. Conclusão: A intervenção realizada mostrou efeito positivo na melhora da cognição global de idosos cognitivamente normais ou com provável déficit cognitivo leve (CDR=0 ou 0,5), indicando que pode ser aplicada para prevenção de perdas cognitivas em contexto comunitário. Não foram evidenciadas, no entanto, melhorias nos domínios cognitivos específicos e na limitação das AVD. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para o avanço na discussão de possíveis intervenções para prevenção de declínio cognitivo no contexto de políticas para a promoção da saúde no processo de envelhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção educacional com profissionais da equipe de enfermagem para promover o cuidado centrado no paciente e família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-06-30) Marques, Fernanda Ribeiro Baptista [UNIFESP]; Mandetta, Myriam Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3111422210593688; http://lattes.cnpq.br/0663108943157157; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Educational interventions with health professionals to include the family in care are challenging. Thus, an intervention following the principles of the Patient- and Family-Centered Care Model was developed and implemented, based on the Theory of Significant Learning, to professionals from the nursing team of a hospital specialized in pediatric oncology in the city of São Paulo (SP), Brazil. Objective: To evaluate the impact of an educational intervention on the knowledge, perceptions, and attitudes of nursing team professionals regarding patient- and family-centered care. Method: Mixed. For the quantitative design, a quasi-experiment was applied, carried out in three phases: pre-intervention, immediate post-intervention and 3 months after intervention. For conducting the qualitative study, we chose the Qualitative Content Analysis, held 3 months after the intervention. Eighteen nursing professionals participated in the quasi-experiment and eleven in the qualitative study. For data collection in the quasi-experiment, four instruments were applied: a sociodemographic questionnaire, a theoretical knowledge questionnaire; the measurement instruments Perceptions of Family Centred Care ? Staff (PFCC-S) ? Brazilian version and the scale Families Importance in Nursing Care ? Nurses Attitudes. In the qualitative study, individual semistructures interviews were conducted with the participants that finished all the educational intervention modules. Descriptive and inferential data analysis were conducted for the quantitative study (p?0,05). The Content Qualitative Analysis were conducted for qualitative data analysis. Results: These professionals showed improvement in the acquisition of knowledge regarding the transmission of information to the family, the families involvement in care and the negotiation of families preferences with the staff (p=0.050). There was a change in the perception of professional of the respect domain, evidenced by greater openness for parents to ask questions, and of collaboration domain, with less overhead information to parents about the child's treatment. As for the attitude of professionals regarding the family, there was change evidenced by the inclusion of families in nursing care (p=0.056). The educational intervention was significant as to the importance given by the professionals in the in Fam-CP = Family as a conversational partner (p=0.003). Professionals revealed that the course allowed them to become aware of the Patient- and Family-Centered Care Model, from teaching strategies that favored the assimilation of new knowledge, to change concepts and care attitudes to family. However, they realized that there were many barriers to collaborative practice with family. Conclusion: The implementation of the educational intervention had a positive impact on knowledge, on the perceptions and attitudes of the nursing team professionals in the pediatric oncology context.