Navegando por Palavras-chave "Expansão"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Expansão com expulsão: a ocupação territorial do Estado imperial às margens do Rio Tietê e as resistências e negociações das populações indígenas no Oeste paulista (1858-1879)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-17) Santos, José Henrique Lima [UNIFESP]; Machado, André Roberto de Arruda; http://lattes.cnpq.br/0955414430904875; http://lattes.cnpq.br/4617770549532004A presente pesquisa pretende analisar a expansão do Estado imperial ao longo do Rio Tietê, entre 1858 e 1879. Mais especificamente, nosso olhar está concentrado na região do Oeste paulista, grosso modo entre as atuais cidades de Bauru e Avanhandava. Nesse processo, interessa-nos particularmente a relação dessa expansão com as populações indígenas. Nosso recorte espacial justifica-se na medida em que, diferentemente de outros territórios paulistas, na referida região não foram criados aldeamentos indígenas, mesmo com a legislação vigente prevendo o empreendimento desses núcleos em áreas habitadas por esses grupos. Nossa hipótese, a partir da bibliografia e das fontes consultadas é a de que haviam indígenas na região e a ausência de políticas estatais mais claras levou a diversos conflitos. O processo de ocupação territorial empreendido pelo Estado no interior da província paulista sofreu grande resistência por parte das populações indígenas, especialmente da sociedade Kaingang. As tentativas de abertura de estradas, instalação de colônias militares, ferrovias, expedições científicas e comitivas de homens armados foram alguns dos braços lançados pelas elites políticas no objetivo de consolidar o território nacional e criar novas áreas econômicas. Nosso recorte temporal é embasado no Relatório de navegação fluvial pelo Rio Tietê, em 1858, até as ações indígenas ocorridas nas “matas de Bauru” em 1879, colocando em risco o projeto imperial. Utilizamos como fontes documentos administrativos diversos, localizados no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Também recorremos aos jornais do período disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A realização deste trabalho é motivada pela renovação historiográfica sobre a História Indígena, iniciada no Brasil, sobretudo, a partir da década de 1990. Tal movimento busca destacar o protagonismo indígena no processo de formação do país, sem desconsiderar as relações assimétricas de poder em que estas populações agiam perante o Estado e os seus agentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As fronteiras culturais, agrícolas e políticas do Rio Grande do Sul e sua expansão por meio dos centros de tradições gaúchas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-17) De La Vega, Paulo Ricardo Jacques; Albuquerque, José Lindomar Coelho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema “As Fronteiras Culturais, Agrícolas e Políticas do Rio Grande do Sul e sua expansão por meio dos Centros de Tradições Gaúchas”. O principal objetivo deste trabalho é analisar a identidade gaúcha a partir dos gaúchos que se deslocam para outros estados da federação, fundando ou associando-se aos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) por onde quer que estes se fixem e, mais precisamente, porque e como reconstroem suas narrativas, seus ritos, símbolos e identidade no CTG Nova Querência, situado em Boa Vista, Roraima no estado mais distante geograficamente, do Rio Grande do Sul. Esse trabalho analisa cinco dos diversos grupos étnicos que compõem a população do Rio Grande do Sul, e como alguns desses grupos, por meio das migrações de gaúchos, demarcam novas fronteiras culturais e agrícolas e até mesmo políticas em cada estado brasileiro. Em certas localidades, como no estado de Roraima, a chegada de gaúchos acarretou impacto nas populações locais, até mesmo politicamente, tal como os seus grupos étnicos originais causaram ao longo dos séculos quando formaram a população do estado do Rio Grande do Sul.
- ItemSomente MetadadadosImplantação Das Licenciaturas No Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo Campus São José Dos Campos: Obstáculos E Perspectivas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-30) Santos, Natallia Carvalho Dos [UNIFESP]; Tessari, Claudia Alessandra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Federal Network of Vocational, Scientific and Technologic Education is experiencing the largest expansion in its history. Besides that, the Network underwent a renovation in 2008, when there was established the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). The IFs offer superior, basic and vocational education, thus contributing to the efforts of the Ministry of Education (MEC) for the expansion and democratization of access to higher education in Brazil, especially regarding the graduation, because at least 20 percent of courses from this academic degree are guaranteed. In 2012, within this period of expansion, it was created the São José dos Campos Campus of the Federal Institute of São Paulo (IFSP), which by 2015 offered in subsequent mode and concurrent to high school technical courses of Industrial, Electrical and Mechanical Automation. And that, from 2016, began offering the Graduation courses in Chemistry and Mathematics (IFSP-SJC, 2016). From the context presented above, this paper discussed the implementation of graduation courses on campus, using institutional documents and questionnaires to present the main obstacles found in the first year of the courses. The obstacles found can be divided into internal and external factors, with emphasis on the internal factors of the course schedule and the lack of a leveling of the students in the specific disciplines, while the external factors include the social devaluation of the teaching career and the low salaries paid in the profession.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Massificação do ES no Brasil e em Portugal: os serviços de apoio aos estudantes como respostas institucionais para o sucesso acadêmico(Sociedade Brasileira de Sociologia, 2019-07) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212O estudo discute a massificação e expansão do ES português e brasileiro. Verifica-se nestes países um grande crescimento no número de estudantes e também uma maior diversidade. Pascarella e Terenzini (2005), apontam que o processo transição dos estudantes da educação secundária para a superior envolve questões de domínios acadêmicos, sociais, pessoais e vocacionais e que diferenças de gênero, etnia, background familiar contribuem como variáveis para a adaptação desses estudantes, em especial aqueles de primeira geração. O objetivo é compreender quais respostas institucionais duas universidades, uma portuguesa e outra brasileira oferecem aos seus estudantes. É um estudo exploratório de revisão bibliográfica que busca traçar paralelos entre a expansão do ES português e brasileiro, tomando a título de comparação a Universidade do Porto (UP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os resultados sugerem maior ênfase nos auxílios financeiros, entretanto, destacamos o grande número de atendimentos de psicologia e psiquiatria que parecem reforçar as dificuldades de adaptação. Concluímos que as estruturas institucionais oferecidas como suporte aos estudantes são de extrema importância para o sucesso acadêmico, em especial, aos “novos públicos”, sem o capital cultural do ES e menos favorecidos economicamente, sugerindo-se que esses serviços sejam ampliados e diversificados para além das questões financeiras e materiais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Programa de Atenção aos Ingressantes 2019 da Universidade Federal de São Paulo campus Osasco: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e as ações de apoio pedagógico(BCCL/UNICAMP, 2021) Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos [UNIFESP]; Moreira, Camila Tinti [UNIFESP]; Matta, Alessandra Ramada da [UNIFESP]; Shinkawa, Emilia Tiemi [UNIFESP]; Matsuda, Fernanda Emy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212Este trabalho apresenta o Programa de Atenção aos Ingressantes, uma intervenção realizada no campus Osasco da Unifesp, cujo objetivo é trabalhar questões de orientação acadêmica, organização do tempo e técnicas de estudos, visando a diminuir reprovações e evasões. Tanto a literatura nacional quanto a internacional apontam que os primeiros anos do ensino superior caracterizam-se como um período de grandes mudanças para estudantes. Os dados relativos a estudantes da Unifesp corroboram essa literatura, sobretudo no que diz respeito ao Coeficiente de Rendimento (CR), que tem se mostrado um bom indicador de evasão: o CR médio de estudantes que evadem está significativamente abaixo da média geral e estudantes com baixo rendimento nos primeiros semestres apresentam maior risco de evasão. Foram realizadas cinco ações em todas as turmas de ingressantes (períodos noturno e integral). Trataremos aqui de duas ações: (1) apresentação dos serviços de apoio aos estudantes da Unifesp e (2) realização de oficinas de organização do tempo e de fichamento. Algumas variáveis ocasionaram diferenças nos resultados obtidos, a saber: atividade realizada com estudantes do período integral e do noturno; atividade realizada no começo ou no fim das aulas; presença ou não de docentes durante a realização da atividade; uso ou não das oficinas como instrumento de avaliação dos(as) estudantes pelos(as) docentes. Por fim, a maioria dos estudantes manifestou não ter hábitos de estudos, bem como desconhecimento de técnicas de leitura e, ainda, interesse em outras atividades de leitura e escrita acadêmica.