Navegando por Palavras-chave "Extração"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de metodologias para confecção de hidrogéis e filmes de queratina incorporados com lanolina(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14) Passos, Bárbara Morales [UNIFESP]; Monte, Larissa Fidelis [UNIFESP]; Moraes, Mariana Agostini de [UNIFESP]; Viganó, Juliane; http://lattes.cnpq.br/0644374691728856A expansão da ovinocaprinocultura tem um enorme impacto ambiental devido a quantidade de resíduos produzidos sem destinação adequada. Entre eles está a lã de ovelha, material rico em queratina. Além disso, como um subproduto proveniente das glândulas sebáceas dos ovinos e muito utilizada em cosméticos e fármacos, a partir da cera de lã bruta é possível obter a lanolina. A lanolina tem diversos benefícios, como a prevenção e tratamento de fissuras mamárias causadas pela amamentação. Assim, visando agregar valor a estes resíduos, o presente projeto estudou metodologias de fabricação de hidrogéis e filmes a partir de queratina com incorporação de lanolina, tendo como alvo o desenvolvimento de um material para tratamento de fissuras mamárias totalmente proveniente da lã de ovelha. Na primeira etapa do trabalho foi realizada a caracterização da matéria-prima quanto ao seu teor de umidade, lipídeos e proteínas totais, assim como a extração da queratina da lã de ovelhas. A extração de queratina foi realizada utilizando ácido tioglicólico e cloridrato de L-cisteína. Para formação do hidrogel foram testadas as metodologias utilizando sonda de ultrassom, diálise com água destilada, agitação mecânica com etanol 70% e congelamento. Porém, para todas as metodologias, a solução se manteve em estado líquido, não sendo observado a formação de hidrogel. Também foram testadas a formação de filmes de queratina pela técnica de espalhamento em placas de poliestireno (casting) com adição de glicerol na proporção 0,30 g glicerol/g queratina. Os filmes foram analisados por microscopia eletrônica de varredura, análises térmicas e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier com reflexão total atenuada. Em relação a análise morfológica, os filmes obtidos a partir da metodologia utilizando ácido tioglicólico apresentaram uma menor quantidade de fissuras, com espessura de 33,3 μm, e foram menos quebradiços quando comparados aos filmes obtidos utilizando o cloridrato de L-cisteína (espessura de 44,8 μm). Visando incorporar a lanolina aos filmes, foi testada sua solubilidade em glicerol com e sem Tween, etanol e óleo de girassol, no qual o óleo de girassol apresentou a melhor solubilidade. Dessa forma, foi possível realizar a confecção do filme de queratina e analisar formas de incorporar a lanolina, que poderão ser estudados futuramente para diversas aplicações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de extração, sistemas de separação, estabilidade e aplicações da enzima bromelina: o estado da arte(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Silva, Jonas Mendes Torres da [UNIFESP]; Mascagni, Marcos Paulo [UNIFESP]; Bresolin, Iara Rocha Antunes Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5925807286464060; http://lattes.cnpq.br/2573172399080323; http://lattes.cnpq.br/0760151709554693O interesse dos processos industriais por catalisadores enzimáticos tem recebido muita atenção da sociedade por causa da preocupação em torno da sustentabilidade e potencial econômico em questão. Por estes aspectos, as pesquisas referentes a enzimas provenientes de frutos e seus resíduos estão cada vez mais prestigiadas no meio acadêmico. Estas biomoléculas possuem características de aumentar a atividade catalítica nas reações biológicas, na qual alteram a energia de ativação das mesmas. O poderio econômico em relação ao abacaxi para o Brasil, demonstra que, pesquisas estão sendo realizadas em função da enzima bromelina, que possui diversas aplicações industriais em diversos ramos. Cada vez mais estão sendo estudadas suas propriedades, nas quais possuem destaque propriedades antitumorais, imunológicas, digestivas, anti-inflamatórias e outras, atraindo tanto interesse para indústrias alimentícias quanto farmacêuticas. O contínuo e crescente uso da molécula bromelina, fomentado principalmente pela enzima, tem estimulado o desenvolvimento de técnicas e métodos de extração cada vez mais rentáveis e com maior seletividade quanto à molécula alvo. Posteriormente ao processo de separação, é necessário o emprego de técnicas e métodos para a purificação do componente de interesse. Neste contexto, destacam-se as técnicas de micelas reversas e sistemas bifásicos aquosos. Os processos de manipulação da bromelina estão diretamente ligados ao entendimento de sua estabilidade, avaliando parâmetros como, por exemplo, sua ativação e atividade catalítica. Dentro do contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover um levantamento bibliográfico sobre os tópicos de extração, sistema de separação, estabilidade e aplicações da molécula em questão. A revisão se deu a partir das bases de dados Web of Science, Google Scholar, entre outros e demonstra que, por existir cada vez mais interesses socioeconômicos, 54,13% das pesquisas inerentes ao tema estão concentradas entre os anos de 2011-2021 e que pesquisas estão sendo realizadas desde 1957. O Brasil está progressivamente mostrando-se como um dos países que mais pesquisaram sobre o tópico, com publicações realizadas desde 2001 até o presente momento, demonstrando a necessidade de se ter uma revisão bibliográfica sobre o tópico a fim de compilar os principais resultados e discutir o interesse sobre o tema em questão a partir dos dados coletados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Extração de Ni e V em amostras de petróleo a partir do uso de líquidos iônicos(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-03) Lourenço, Riad Dantas [UNIFESP]; Nascimento, Angerson Nogueira do [UNIFESP]; Longo Junior, Luiz Sidney [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9392374995527820; http://lattes.cnpq.br/6172517093430235; http://lattes.cnpq.br/1827737135835318O petróleo é uma mistura complexa de materiais orgânicos e inorgânicos que passam por vários processos físicos e químicos durante muitos anos. Os elementos químicos metálicos estão presentes em concentrações e porcentagens (0,3%) relativamente baixas quando comparados com os hidrocarbonetos, compostos heteronucleares e água emulsionada. Dentre esses elementos, Ni e V apresentam maiores concentrações, 200 e 1000 mg kg-1, respectivamente. Apesar de estas concentrações serem menores quando comparadas à dos compostos orgânicos, esses elementos são capazes de provocar o envenenamento de catalisadores no processo de refino do petróleo e efeitos deletérios ao meio ambiente. Desta forma, desenvolver métodos que possibilitem a extração destes elementos a partir do petróleo e, permitir que este recurso não renovável seja introduzido no processo industrial, sem os efeitos propiciados pela presença de venenos catalíticos, tem chamado a atenção da comunidade científica. Portanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver um método capaz de extrair e determinar a concentração dos elementos (Ni e V) presentes em amostras de petróleo empregando novos solventes com características menos nocivas ao ambiente, tais como os líquidos iônicos ([C8C1Im][Cl], [C8C1Im][Tf2N], [C8C1Im][PF6], [C8C1Im][BF4] e [C8C1Im][SbF6]). Os resultados mostram que [C8C1Im][SbF6] levou aos maiores percentuais de extração de Ni (101%) e V (48%). Portanto, soluções extratoras contendo líquidos iônicos da classe dos 1,3-dialquil-imidazólios podem ser aplicados em métodos analíticos que tenham como objetivo a remoção de metais em amostras de petróleo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Mucilagem de chia: revisão sobre extração e aplicações(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Cristovão, Isabelle [UNIFESP]; Bonsanto, Fabiana Perrechil [UNIFESP]; Silva, Letícia Ascendino; http://lattes.cnpq.br/2696135975300628; http://lattes.cnpq.br/7477537977972865; http://lattes.cnpq.br/8732682343326658Mucilagens e polissacarídeos naturais são cada vez mais estudados e aplicados industrialmente com o crescente interesse em produtos sustentáveis e biodegradáveis. Atualmente, a semente de chia (Salvia hispanica L.) é vastamente utilizada pela indústria alimentícia, conhecida principalmente por ser fonte de proteína, carboidrato, minerais e vitaminas. Por possuir grupos polares livres, em contato com a água, a chia exsuda a sua mucilagem, a qual constitui em cerca de 5% (m/m) da massa seca da semente. Este material possui alto peso molecular, alta viscosidade, é solúvel em água, biodegradável e não tóxico, sendo assim, apresenta capacidade de formar soluções aquosas altamente viscosas, estabilizar emulsões e atuar como fibras solúveis. Devido às suas propriedades e características, a mucilagem da chia possui alto potencial de aplicação em indústrias farmacêuticas e cosméticas, além da indústria alimentícia. Desta forma, ressalta-se a importância do bom entendimento sobre os estudos já realizados sobre a mucilagem de chia e a sua purificação. No entanto, apesar de bastante estudada, ainda não existe na literatura um estudo que reúna trabalhos sobre as diferentes condições de extração, purificação e aplicação desta mucilagem. Sendo assim, esta revisão aborda semelhanças e diferenças nas composições das sementes de chia estudadas, bem como compara diferentes métodos de extração e purificação da mucilagem da chia, entendendo as influências das condições de processo no rendimento, e compreende as aplicações industriais do polissacarídeo e da mucilagem dessa semente, também identificando potenciais de aplicações futuras. Para isso, utilizou-se a base Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics), na qual foram analisados os 40 artigos publicados mais relevantes sobre semente de chia, polissacarídeo e mucilagem de chia. A partir da análise realizada, confirma-se o potencial da mucilagem de Salvia hispanica L. e a vasta possibilidade que ainda existe de explorar suas funções tecnológicas, estendendo assim as suas futuras aplicações industriais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Obtenção de alcaloides de Senna spp. (Fabaceae) por método de extração não convencional e identificação por CG-EM(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-14) Mateus, Carlos Henrique Fraia [UNIFESP]; Veiga, Thiago André Moura [UNIFESP]; Torres, Luce Maria Brandão; http://lattes.cnpq.br/5191392880700221; http://lattes.cnpq.br/8190975614526360; http://lattes.cnpq.br/6203013336727876O trabalho trata da extração de alcaloides a partir de duas espécies do gênero Senna: S. spectabilis e S. multijulga. Estas espécies, da família Fabaceae, foram selecionadas por possuírem a habilidade de produzir alcaloides com atividade inibidora da enzima acetilcolinesterase (AChE). Geralmente, os alcaloides de origem vegetal são obtidos pelo método de extração ácido-base a partir do extrato etanólico, seguido de sucessivas partições líquido-líquido envolvendo várias etapas para a obtenção da fração enriquecida em alcaloides. Neste trabalho, o objetivo foi obter a fração alcaloídica diretamente do material seco e moído por meio da extração com solução aquosa saturada de cloreto de sódio. O método de identificação dos metabólitos foi a cromatografia em fase gasosa unidimensional por impacto de elétrons acoplada ao espectrômetro de massas (GC-MS). Além do estudo de possíveis alterações no método extrativo, este trabalho também contribuiu com uma visão geral sobre a importância destes compostos em aplicações farmacológicas.
- ItemEmbargoObtenção de compostos bioativos da casca de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) empregando extração por percolação.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Novais, Nathália Stahl de [UNIFESP]; Veggi, Priscilla Carvalho [UNIFESP]; Viganó, Juliane; http://lattes.cnpq.br/6020226876173532; http://lattes.cnpq.br/4337428740305589; http://lattes.cnpq.br/3569727959813428O Stryphnodendron adstringens, também conhecido como barbatimão, é uma árvore nativa do Cerrado brasileiro conhecida por ser rica em compostos bioativos e tradicionalmente utilizada como agente anti-inflamatório, analgésico, antisséptico, adstringente e antimicrobiana. Os principais compostos fenólicos presentes no barbatimão são os taninos, flavonoides e ácidos fenólicos. A diversidade de compostos presentes nessa planta medicinal proporciona também uma diversidade de aplicações nas indústrias, sejam elas farmacêuticas, cosméticas, alimentícias, dentre outras. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo obter extratos da casca de barbatimão aplicando as técnicas de extração por percolação em leito fixo (PE) e percolação assistida por ultrassom (PEU), além da extração por Soxhlet para comparação. Primeiramente, o tipo de solvente foi definido pelo método Soxhlet utilizando etanol (SE) e metanol (SM) por 6 horas. Em seguida, foi realizada a percolação em leito fixo, em que foram avaliados os parâmetros de extração como composição de solvente (0, 50 e 100% de etanol em água, m/m), temperatura (40, 55 e 70 °C) e tempo de extração (5, 15, 30, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 min). Os extratos foram avaliados quanto ao rendimento global (% em peso), teor de fenólicos totais (TPC), taninos totais (TTC), flavonoides totais (TFC) e atividade antioxidante (AA) pelo método FRAP. Os resultados do Soxhlet demonstraram que o etanol obteve o rendimento global maior que o metanol (38,7 ± 0,4 e 30,9 ± 1,8%, respectivamente). No entanto, em relação ao TPC, o metanol apresentou melhores resultados que o etanol (342 ± 14 e 316 ± 15 mg TAE/g material seco, respectivamente). A condição otimizada foi a de melhor desempenho em TPC obtida na PE com etanol à 50 % a 55 °C em 90 min de extração (486 ± 10 mg TAE/g material seco), com rendimento global igual a 51 ± 5%. Além disso, foram os maiores teores de TTC e AA obtidos (53 ± 1 e 41 ± 1 mg/g AS, respectivamente). Os resultados mostraram que a extração por Soxhlet e a PEU obtiveram menores TPC em relação à PE (316 ±15, 342 ± 14, 348 ± 36 e 486 ± 10 mg/g AS) para SE, SM, PEU e PE, respectivamente. Os resultados apresentados neste trabalho revelaram a PE como uma técnica de extração acessível, barata e verde capaz de recuperar alto teor de TPC da casca de barbatimão.
- ItemSomente MetadadadosObtenção de extratos da casca de Barbatimão (Stryphnodendron adstringens) e incorporação em matriz biopolimérica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-21) Brito, Vivian Pereira De [UNIFESP]; Veggi, Priscilla Carvalho [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloPlants rich in phenolics compounds have become an interesting subject of research due to its potential applications, for instance, as wound healing agents. These bioactive compounds can be incorporated in a natural polymer matrix to be used in biomedical area. In this context, this study aimed to evaluate the extraction of barbatimão and its incorporation in silk fibroin hydrogels. The barbatimão extracts were obtained by two optimized and adapted extraction methods, the first one using an ultrasonic bath with ethanol 65% (v/v) as solvent and the second one using a stirring bath and propylene glycol 50% (v/v) as solvent. The extract obtained by this last method showed the best results related to global yield, antioxidant capacity through FRAP assay and total phenolic content. The reducing sugar content and the antioxidant capacity through ORAC assay did not present significant statistical difference between the methods studied. The presence of tannins was confirmed, in both extracts, by qualitative analyses. The hydrogels with barbatimão extract were compared to hydrogels containing only the ethanol and the propylene glycol solutions. This propylene glycol hydrogel showed the longest gelation time and a reversible sol-gel transition after few days when manipulated and at room temperature. This result could also be confirmed by FTIR analysis with peaks related to silk I structure. The hydrogels containing ethanol and containing the extracts presented conformations of silk I and II, predominating this last one, by the FTIR spectrum. Thermogravimetric analyses by TGA indicated the highest thermal stability of the hydrogels containing propylene glycol. The incorporation of barbatimão extracts did not significantly affect the Hencky stress and strain and deformation values of the hydrogels. However, in the rheology analysis, the hydrogel with barbatimão extract obtained using a stirring bath and propylene glycol 50% (v/v) as solvent showed the highest G’ and G’’ modulus, which means that there was an improvement in the strength and elasticity. This can be explained by the formation of a compact structure that was confirmed by SEM test as well.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Revisão bibliográfica sobre comparação de metodologias convencionais de extração de óleos essenciais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Costa, Leonardo Duarte da [UNIFESP]; La Scalea, Mauro Aquiles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7658650469184706Óleos essenciais de origem vegetal têm sido cada vez mais utilizados, não só como matéria-prima em diversos tipos de produtos de higiene e limpeza, mas também como alternativa no tratamento de problemas da saúde pela população em geral. Por terem baixo rendimento na extração, a escolha do método a ser utilizado é de extrema importância na indústria, uma vez que, falhas nesta etapa do processo podem influenciar na qualidade e também na quantidade de óleo essencial extraído. Atualmente, empresas de saúde e beleza tem sido alvo de críticas por não possuírem práticas de negócios ambientalmente amigáveis. No entanto, com o avanço do movimento de sustentabilidade, esse setor se tornou cada vez mais consciente da necessidade urgente de mudança. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é reunir os métodos de extração de óleos essenciais, traçando uma comparação entre métodos convencionais e sustentáveis, além da viabilidade das técnicas encontradas. Os métodos de extração abordados foram a hidrodestilação, a extração por solventes orgânicos, a prensagem a frio, a extração por micro-ondas, a extração por ultrassom e por fim, a extração por solventes verdes. Através de uma revisão bibliográfica utilizando artigos científicos e livros sobre o tema, foram traçadas as principais vantagens e desvantagens de cada método. Os principais critérios avaliados foram: a pureza e diversidade dos extratos obtidos, gastos econômicos envolvidos, alinhamento com os princípios da Química Verde e o interesse das indústrias nas metodologias escolhidas.