Navegando por Palavras-chave "Factorial design"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Otimização do cultivo da actinobactéria marinha Micromonospora sp. BRB-607 por planejamento fatorial para obtenção de extrato com potencial anticâncer(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Sábio, João Vitor [UNIFESP]; Silva, João Vitor Sábio da [UNIFESP]; Jimenez, Paula Christine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4248251483705135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Doenças como o câncer ainda não possuem tratamentos completamente efetivos e seletivos, o que torna necessária a contínua bioprospecção de fármacos isolados de bactérias. Estes micro-organismos são uma fonte promissora de princípios ativos com potencial farmacológico, sendo que o gênero Micromonospora, particularmente, abrange actinobactérias de onde já foram obtidos diversos fármacos que hoje encontram-se disponíveis no mercado. O suprimento destas moléculas obtidas de microrganismos é um dos maiores desafios do desenvolvimento de fármacos, assim é importante que se busque formas de otimizar o processo de obtenção destes produtos a partir dos micro-organismos produtores. Planejamento fatorial é um método estatístico usado para estudar o efeito de múltiplas variáveis em uma resposta específica, permitindo a identificação de condições de cultura que melhoram a produção de metabólitos. Esta é uma ferramenta amplamente utilizada para otimizar processos bacterianos visando metabólitos primários, porém não é comumente aplicado quando os alvos são metabólitos secundários. Aqui, aplicamos o planejamento fatorial para investigar parâmetros de cultura que afetam a produção de compostos citotóxicos pela cepa de actinobactérias Micromonospora sp. BRB-607, recuperado de sedimentos marinhos de Ubatuba, São Paulo, Brasil. Um protocolo de planejamento fatorial fracionário 2 5-1 foi aplicado para avaliar as condições de cultura que afetam o potencial citotóxico dos extratos de BRB-607. O crescimento da biomassa e o rendimento do extrato variaram entre 1,9 a 6,7 g/L e 1,6 a 37,2% entre as diferentes condições, enquanto os pontos centrais foram em média de 5,5 g/L e 7%, respectivamente. A citotoxicidade variou entre 1,24 e > 50μg/mL. Amido e pH, salinidade e peptona foram significativos e diretamente proporcionais ao rendimento de biomassa e extrato, respectivamente. O extrato de levedura foi significativo e inversamente proporcional ao rendimento do extrato e à citotoxicidade. Além disso, a citotoxicidade dos extratos também foi significativamente afetada pela salinidade (inversamente) e pH (diretamente). Esses resultados revelam que o planejamento fatorial é uma ferramenta viável para entender melhor os parâmetros que afetam a produção de metabólitos secundários microbianos e, além disso, que melhores condições de cultivo são importantes para permitir o isolamento e posterior caracterização da química e da atividade biológica dos princípios ativos obtidos de Micromonospora sp. BRB-607.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Otimização do cultivo da bactéria marinha actinomadura sp. BRA-177 por planejamento fatorial para obtenção de prodigininas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Matsuda, Vitória Ami [UNIFESP]; Jimenez, Paula Christine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4248251483705135; http://lattes.cnpq.br/2820659545359755; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os desafios que microorganismos marinhos enfrentam nos oceanos estimularam o desenvolvimento de estratégias metabólicas singulares e de alta capacidade adaptativa. Particularmente as actinobactérias marinhas, são potenciais fontes de metabólitos secundários de interesse para as empresas e indústrias farmacêuticas para o desenvolvimento de fármacos produzidos a partir de seus produtos naturais. O desenvolvimento de novos fármacos é um processo caro (em torno de 1,3 bilhão e 1,8 bilhão de dólares por medicamento), demorado (média de 10 a 15 anos) e envolve várias etapas, desde a pesquisa pré-clínica até seu registro no órgão de fiscalização sanitária. A bioprospecção é uma investigação sistemática da biodiversidade na busca de recursos com valor econômico e social. Trabalhos anteriores identificaram um extrato bioativo obtido da cepa de bactéria marinha Actinomadura sp. BRA-177, recuperada de sedimento coletado em expedição ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo e armazenada no banco de cepas do grupo de pesquisa. Esta cepa é produtora de prodigininas, moléculas com alto potencial anticâncer e de grande interesse do grupo de pesquisa. Entretanto, a disponibilidade de maiores quantidades deste extrato com atividade biológica e da moléculas para a continuação da pesquisa e desenvolvimento dos fármacos de origem natural ainda é um obstáculo a ser superado. Portanto, o objetivo deste trabalho foi otimizar a obtenção de extratos biologicamente ativos, alterando as condições do meio de cultivo da cepa BRA-177 através de um protocolo de planejamento fatorial. Visando compreender as condições ideais para o cultivo da respectiva cepa de modo a obter os metabólitos bioativos com mais eficiência, foi aplicado o método do planejamento fatorial fracionado 25-1, onde foram consideradas como variáveis resposta biomassa, rendimento e citotoxicidade do extrato. Para a biomassa e IC50, a variável significativa foi o pH, enquanto para o rendimento de extrato foi a salinidade. Quantitativamente, a biomassa variou de 0,0473 g/mL a 0,2038 g/mL, o rendimento de extrato foi entre 13,4% e 40,4%, e IC50 foi de 0,41 a 52,01 μg/mL. Este estudo mostrou que o planejamento fatorial é uma ferramenta útil para entender como os parâmetros de cultivo influenciam na produção de extratos bioativos.
- ItemSomente MetadadadosSynthesis of aluminophosphate by the ionothermal method using factorial design(Elsevier B.V., 2013-01-01) Carvalho, Marcella Montorio; Ruotolo, Luis Augusto M.; Fernandez-Felisbino, Romilda [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)This work addresses the ionothermal synthesis of aluminophosphates with magnesium incorporation in order to generate ion exchange sites. the deep eutectic mixture of urea and choline chloride acts as the solvent and template. A central composite design was used to systematically study the effects of some synthesis parameters on types of aluminophosphates and their ion exchange capacity. XRD analysis revealed that condensed AIPO-CJ2, AEL, AEN, and GIS topologies were formed. Mg incorporation was confirmed by thermogravimetric analysis and ion exchange experiments. the statistical analysis showed that the percentage of eutectic mixture in the gel was the main variable affecting the ion exchange capacity, followed by the crystallization time and the percentage of Mg in the gel. the percentage of choline chloride in the eutectic mixture did not have an influence on the ion exchange properties. (C) 2012 Elsevier Inc. All rights reserved.