Navegando por Palavras-chave "Familia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A inclusão de estudantes com deficiência na escola de Pedagogia Waldorf(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Maziero, Lidiane Cristina; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/8094916410629531No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência é defendida por meio de legislação específica e políticas públicas que asseguram direito de acesso à saúde e à educação. Contudo, crianças e jovens alunos ainda enfrentam dificuldades para ter a garantia de acessar uma escola igualitária e justa, com práticas pedagógicas efetivas, sem barreiras arquitetônicas e atitudinais. Compreendendo que a Pedagogia Waldorf tende a se diferenciar das metodologias e abordagens pedagógicas e possui como uma de suas premissas a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades, esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a inclusão de ex estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf. Partindo de uma metodologia de pesquisa qualitativa, o trabalho investigativo ocorreu por meio de entrevistas com professores, com famílias, alunos e ex-alunos com deficiência, maiores de 18 anos que frequentaram escolas de Pedagogia Waldorf brasileiras. A análise dos dados demostrou que, apesar de a Pedagogia Waldorf possuir algumas características distintivas em sua metodologia, como o conteúdo programático e as estratégias de ensino, o estudo indica que ela se depara com desafios comparáveis às escolas convencionais no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tornou-se claro que há barreiras, tanto físicas quanto atitudinais, entre colegas, educadores e responsáveis ao lidarem com a presença e interação de alunos com deficiência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acesso ao suporte social por famílias de crianças com anomalia congênita do sistema nervoso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-13) Nascimento, Karina Kristina Coelho [UNIFESP]; Mandetta, Myriam Aparecida; Cruz, Andreia Cascaes; http://lattes.cnpq.br/5216058641905813; http://lattes.cnpq.br/3111422210593688; http://lattes.cnpq.br/8140718658492377Objetivo: compreender como as famílias de crianças com anomalia congênita do sistema nervoso acessam as fontes de suporte social. Método: Estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas com seis familiares de crianças com anomalia congênita do sistema nervoso. Os dados foram analisados utilizando como referencial metodológico a Análise Qualitativa de Conteúdo e o Referencial teórico do suporte social. Resultados: emergiram dois temas (1) "contexto de sofrimento profundo", que engloba os momentos de mais intenso sofrimento vividos pelas famílias, (2) "a busca por suporte social: uma batalha diária", que demonstra a busca diária e contínua da família por informação, materiais e assistência, visando proporcionar o melhor cuidado à criança. Conclusão: As famílias acessam o suporte social com grande sofrimento e dificuldade, tendo que batalhar diariamente pelo suporte desde a gestação, sendo o suporte emocional e de informação os mais escassos no sistema de saúde.