Navegando por Palavras-chave "Ferramentas tecnológicas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama do uso das tecnologias na rede estadual de SP - a comunicação e as atividades remotas na pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Ribeiro, Beatriz Olegario [Unifesp]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499O presente trabalho discorreu acerca da utilização das tecnologias na educação básica. Nosso objetivo foi descrever o panorama do uso das tecnologias na rede estadual de São Paulo para a comunicação e atividades remotas na pandemia. A natureza de estudo foi qualitativa, sendo o objeto de estudo o uso das tecnologias na pandemia no contexto da Rede Estadual de São Paulo. A principal fonte de dados foi a Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) e os dados analisados foram os documentos públicos (resoluções e orientações da SEDUC). A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo, dividindo-se em categorias e indicadores, a saber: (i) plataforma criada - Centro de mídia (app, website, canal YouTube e TV aberta); (ii) plataformas digitais já existentes (plataforma de compartilhamento, recursos de aula, plataformas para planejamento e gestão de aulas e meios alternativos de comunicação); (iii) formação tecnológica de professores (formação via tecnologia); (iv) disponibilização de recursos físicos (internet, equipamentos e material impresso); e (v) Outras iniciativas (aulas de recuperação, projeto de apoio à tecnologia e inovação, e envio de documentos frequentes). Pretende-se divulgar as ferramentas tecnológicas disponíveis na rede Estadual de SP e as iniciativas da SEDUC, no período de 2020 e 2021, contribuindo para o registro histórico desse período e para suporte a professores no uso das tecnologias no ensino remoto emergencial em futuros cenários de isolamento social/físico ou no ensino híbrido na educação básica. Os resultados indicaram que múltiplas ferramentas foram utilizadas, possibilitando maior adequação em cada contexto. Na rede estadual, mesmo com a definição de uma única plataforma - o CMSP - para transmissão de aulas e disponibilização de conteúdos, ainda assim surgiram dificuldades de acesso e de manipulação do aplicativo. O que levou a uma grande procura por atendimentos presenciais nas escolas para buscar informações e esclarecimentos gerais, sendo necessário outras iniciativas como distribuição de materiais impressos, entre outras.