Navegando por Palavras-chave "Formação Profissional em Saúde"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação Permanente na estratégia de saúde da família: oportunidades de aprendizagem e inovação da prática profissional(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Amorim, Amanda Caroline Maciel [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; Maciel, Alderlandia da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3340640949839376; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/7387460893599725; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na reorientação das estratégias de educação em saúde e historicamente tem proposto mudanças nos modos de ensinar e aprender no setor. Compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do SUS para formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e explicita a importância da reflexão coletiva da equipe de trabalho, a partir dos problemas reais encontrados na prática cotidiana. A Educação Permanente desempenha sua função, quando está envolvida numa prática de transformação, que traduz uma teoria dialética do conhecimento, como um processo de criação e recriação, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática de trabalho. O objetivo desse estudo foi analisar as ações da Educação Permanente ofertadas aos profissionais de saúde, que atuam na Estratégia de Saúde da Família no município de Rio Branco-AC, e sua interferência nas práticas em serviço. Participaram da pesquisa 127 profissionais de saúde e 10 gestores da Atenção Básica, em um estudo descritivo transversal, com análise quantitativa e qualitativa, tendo utilizado roteiros de questionário e entrevista. Na abordagem quantitativa foi utilizada a Escala de Likert e na abordagem qualitativa foi utilizada a análise temática. A situação da Política de Educação Permanente em Saúde no município de Rio Branco não difere de outros estados, está em processo de implantação. Verifica-se a necessidade de esclarecimentos conceituais e operacionais sobre esse processo de educação profissional inovador. É preciso que haja uma equipe gestora com habilidade para identificar os nós críticos e disponibilidade de realizar um planejamento estratégico voltado à assistência da Estratégia de Saúde da Família. Acredita-se que este estudo possa contribuir para gestores e profissionais da saúde na reflexão sobre suas ações, permitir a implementação de mudanças de práticas na assistência a saúde para a melhoria da qualidade dos serviços e criar novas expectativas no fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel docente do preceptor no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Amazonas(Universidade Federal de São Paulo, 2016) Souza, Sanay Vitorino de; Ferreira, Beatriz Jansen; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/9175102974834356This study had as objective to analyse the teaching role of the professionals involved with the mentoring activity in the Multidisciplinary Residency Program in Health of the Federal University of Amazonas. It’s a qualitative research, with descriptive and exploratory character. The study was accomplished in a university hospital in the city of Manaus - AM. The data were collected by means of documental analysis, half-structured interview and application of attitudinal instrument Likert type. The population was composed for preceptors and residents. The data collection was divided in two stages. In the first stage, interview with 10 preceptors of the program was accomplished. The interviews were recorded, transcribing and the data analysed by means of the technique of content analysis, thematic modality. By means of the analysis of the interviews, it was possible to know to the light of the preceptors, the meaning of an ideal preceptorship. Four axles drivers had organized the process of the content analysis: the relevance of the preceptorship for the process of training in health; the preceptorship as pedagogical activity and the ideal preceptor; the permanent education in health – EPS and the improvement of the preceptorship; the preceptorship and the theoretical joint/practice. The perceptions harvested by means of the instrument of the Likert type next to these preceptors increased of the participation of the residents in its first and according to year had pointed with respect to a assertiveness in the drawing of the Program. The study is in consonance with the ethical principles of research and had an authorization granted by the Ethics Committee on Research of the Federal University of São Paulo, by CAAE: 43331215.0.0000.5505. Therefore, it is believed that the study has brought new and relevant information considered and highlighted by preceptors and residents: adequate theoretical construction and practice developed as a qualifying element for the training process from the needs presented by the residents; the encouragement of a critical and reflective attitude about the care provided by them; the defense of the determinants of health and the biological and social determinants of disease; encouraging the development of networking an integral perspective of care, and the option for multiprofessional and collaborative work as a way to interprofissionalidade in line with the recommendations in the Pedagogical Political Project of the Multidisciplinary Residency in Health and the Coordination of Multidisciplinary Residency.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções de extensionistas sobre o projeto de extensão abrace seu mundo: redes de apoio às puérperas de Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Oliveira, Carolina Motta de [UNIFESP]; Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9338283259338237; http://lattes.cnpq.br/2911391463848966; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem por objetivo analisar as percepções das extensionistas do Projeto de Extensão Abrace seu Mundo: estreitando laços parentais, da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, sobre suas vivências enquanto rede de apoio às puérperas dos territórios dos Morros de Santos. Foram incluídas no estudo, 18 estudantes da UNIFESP, formadas e não formadas, que integraram em algum momento da graduação a equipe de extensionistas do projeto de extensão Abrace seu Mundo, bolsistas e não bolsistas. As voluntárias foram recrutadas de forma pessoal e através de mensagem via Whatsapp. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas que ocorreram por meio de formulário online. A análise dos dados se deu de acordo com conteúdo, por grandes temas e criando subcategorias com pontos similares ou contraditórios, seguindo as seguintes etapas: pré-exploração do material; seleção das unidades de análise; processo de categorização e subcategorização. Concluiu-se que as vivências no projeto de extensão com puérperas, o vínculo longitudinal com o projeto, conhecer práticas ancestrais de cuidado e as experiências no território impactam positivamente na formação de extensionistas e refletem no cuidado integral.