Navegando por Palavras-chave "Formação em Psicologia"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Aprendendo com o outro: um relato de experiência sobre aprender-fazer na formação em saúde mental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-08) Tarabori, Luiza [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/9057004632755667; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Durante as décadas de 1970 e 1980 foram feitas inúmeras denúncias sobre torturas e maus tratos que aconteciam nos Hospitais Psiquiátricos brasileiros em relação às pessoas que estavam ali contidas. As violências que ocorriam em tais instituições impulsionaram o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira a buscar uma forma de tratamento baseado nos Direitos Humanos. Neste sentido, centralizaram-se às ações de Saúde Mental no cuidado em liberdade e na reabilitação psicossocial dos sujeitos em serviços abertos e comunitários. Apesar dos mais de trinta anos de Reforma, esses indivíduos ainda vivenciam a proximidade à exclusão social diariamente, sendo estigmatizados e isolados o que torna a luta por direitos, liberdade e autonomia dos usuários dos serviços de Saúde Mental constante. Com a atual regressão de políticas públicas, evidencia-se a tentativa de retorno ao modelo manicomial e é papel da universidade pública se manifestar. Este Trabalho de Conclusão de curso pretende dar relevo ao processo de formação compartilhada em saúde mental por meio de relato de experiência voltando-se às vivências e o sentir de uma graduanda da Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista. Trata de relatos das intensidades vividas durante a formação em Psicologia através dos encontros com pessoas que vivem com sofrimento psíquico intenso. Com isso, reflexões sobre o lugar do louco e da loucura como produção social voltada à exclusão da diferença surgiram, mostrando a importância da desconstrução da ideia pré estabelecida socialmente, através do contato com a realidade. Para isso a autora retomou seus escritos, memórias e afetos de um intenso período de formação que se iniciou em 2015, com módulos de aulas teóricas e idas a campo, participação em projeto de extensão, realização de Iniciação Científica e de estágios na área da saúde mental. Assim, a autora retoma suas experiências desde o primeiro contato com a saúde mental e os ditos loucos, ações dentro do projeto de extensão e Iniciação Científica, seguindo para o estágio interdisciplinar “Práticas desinstitucionalizantes em saúde mental” realizado em 2018, até o estágio profissionalizante “Psicologia e Interdisciplinaridade na Saúde Mental: perspectiva existencial-humanista” realizado em 2019 e 2020. Em tais encontros a graduanda pôde ter acesso ao dia a dia dos indivíduos com sofrimento psíquico intenso, assim como a seus afetos e vivências, abrindo-se para o sentir e o refletir sobre saúde mental. Foram cinco anos em que pode-se considerar que ocorreu grande mobilização de importantes afetos para a construção de um conhecimento que trabalhe de modo horizontal e seja compartilhado. E que a (trans)formação vivenciada aponta para um caminho de ressignificação tanto do sofrimento psíquico em si como também de valorização do conhecimento vivido, além de indicar uma metamorfose pessoal para este vir a ser Psicóloga, levando a graduanda para além do conhecimento teórico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Colcha de retalhos: um relato de experiência sobre trajetórias na formação em saúde mental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Augusto, Ana Clara de Castro Ralize [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; https://lattes.cnpq.br/6058108320223907; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O cenário da saúde mental no Brasil, inserido no sistema capitalista e historicamente construído por práticas de tratamento estigmatizantes, discriminatórias e violentas, silencia a voz das pessoas em sofrimento psíquico intenso e as impede de adentrar, pertencer e protagonizar espaços. Diante disso, este trabalho compartilha as vivências e aprendizados de uma estudante de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista, em processo de formação em saúde mental, com ênfase na experiência em participar do Projeto de Extensão Trajetórias: Protagonismo de usuários dos serviços de saúde mental nas ações de ensino-aprendizagem em saúde, o qual valoriza os saberes institucionalmente descartados e luta pela transformação no campo da saúde mental nacional. Para isso, o projeto abre portas para conhecimentos marginalizados, promove ações artísticas, permitindo novas possibilidades de existência, e acredita no apoio mútuo e no afeto como formas de tratamento. Como resistência a movimentos contrários ao processo de reforma psiquiátrica, fortalecidos por forças excludentes e manicomiais, o presente trabalho, em forma de relato de experiência, constrói um espaço de crítica e reflexão acerca da realidade vigente. Nesse processo, simbolicamente organizado como uma colcha de retalhos, em que se recolhem fragmentos de experiências vivenciadas, buscaram-se notas intensivas e descritivas que compõem diários de campo e relatórios finais da extensão. Articuladas com análises a respeito do cuidado em liberdade e movimentos antimanicomiais, as partes que constituem esse trabalho demonstram a importância da participação nesse projeto, sobretudo para uma formação potente e consciente em Psicologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Em busca de caminhos para a construção de uma psicologia antirracista com crianças negras através do auxílio da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Ferreira, Maria Eduarda [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/1379046994276445; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de um trabalho de conclusão de curso que pesquisa material literário para compreender um caminho possível para atuação em psicologia antirracista. O objetivo deste estudo foi investigar e conhecer materiais biográficos que contribuem para uma educação antirracista. Parte-se da hipótese de que estas leituras podem contribuir para inaugurar diferentes estratégias de resistência frente às discriminações interseccionais de raça e gênero produzidas pelo racismo institucional no Brasil. A coleta de dados foi realizada a partir de busca por material, tais como livros disponíveis online com protagonistas negros, que tragam representatividade e sejam voltados para o público infanto-juvenil. A análise do material coletado teve como ênfase a análise de conteúdo temática a partir de uma reflexão no campo da Psicologia, buscando dialogar acerca destas questões e ampliar o debate sobre o assunto. Estima-se que a pesquisa possa contribuir para transformações no âmbito da educação antirracista no campo da Psicologia, chamando atenção para a importância de práticas contrárias aos atos discriminatórios e para a oferta de recursos que possam auxiliar na resistência da população negra desde a infância.