Navegando por Palavras-chave "Frações"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecimento pedagógico de conteúdo do professor para o ensino de frações(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-01) Santos, Débora Erbert dos [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; https://lattes.cnpq.br/3992094413317735O ensino de frações parece ser algo desafiador em todo o ensino fundamental, tanto para professores pedagogos, bem como para professores especialistas. Como professora de matemática, essa situação de dificuldade dos alunos em compreender os conteúdos envolvendo números fracionários me despertou grande interesse. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é observar de perto quais elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo os professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental lançam mão para facilitar a aprendizagem. Como referencial teórico, utilizamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Shulman (1987) e as pesquisas de Ball et. al. (2008) referente ao conhecimento matemático para o ensino. Os saberes docentes de Gatti (2010, 2016) e Pimenta (1996) também compõe o aporte teórico, pois os estudos são desenvolvidos para a realidade de formação de professores do nosso país. A observação de aulas de uma professora do 5º ano do ensino fundamental foi o instrumento da pesquisa. A metodologia abordada nesse trabalho foi estudo de caso, para isso, a dissertação contou com a aprovação no Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). A escolha dessa professora não foi feita de maneira aleatória, mas sim com base no referencial teórico saberes docentes. Uma professora com experiência, que está em constante formação e que sente prazer na profissão docente. Deste modo, conseguirmos observar o conhecimento pedagógico de conteúdo ao longo das aulas de ensino de frações e constatamos que seus subdomínios dificilmente podem ser analisados dissociados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Debates sobre o Ensino de Frações(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-19) Silva, Diego Rodrigues da [UNIFESP]; Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965; http://lattes.cnpq.br/0092717872583968Esta Dissertação analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referências oficiais para o ensino, elaborados na década de 1990. Trata especificamente do Ensino Fundamental, mirando a Matemática do 2 o Ciclo de ensino desse nível escolar. Mais particularmente, considera as propostas para o ensino de frações. Tendo em vista que a literatura sobre o tema aponta um não consenso sobre a ordem em que se deva ensinar frações ordinárias e números decimais, o estudo analisa as respostas dadas por pareceristas à proposta de versão preliminar dos PCN sobre o tema. Tais pareceres compõem o Arquivo Pessoal Maria Amábile Mansutti, um dos acervos do Centro de Documentação do GHEMAT. A análise dessa documentação mostra que os pareceristas, de um modo geral, corroboram a proposta elaborada pelo núcleo de experts convocados para sistematizar esta referência curricular: o ensino dos números decimais deverá preceder àquele das frações ordinárias.