Navegando por Palavras-chave "Graduation"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fisioterapia e seus desafios na interprofissionalidade: uma narrativa a partir das vivências na graduação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-24) Siqueira, Gracielle [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; Poletto, Patrícia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/9254206137344693; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A fisioterapia surgiu como uma abordagem não médica baseada no movimento para otimizar a mobilidade, prevenir doenças e otimizar a saúde geral e o bem-estar, muitas vezes como parte de uma equipe de saúde. Objetivo: Relatar os desafios vivenciados durante a graduação a partir das experiências interprofissionais. Métodos: Este trabalho se caracteriza como um estudo descritivo de cunho qualitativo que relata a narrativa da vivência retrospectiva autoral. Resultados: Foram adquiridos conhecimentos sobre como as diferentes profissões poderiam colaborar e ter uma maior compreensão do trabalho em equipe. Com minha entrada no projeto, tudo se intensifica, ressignifica, amplia o olhar, o que é saúde, o que é cuidado, a importância de criar vínculo. A interprofissionalidade fortalece a formação, a equipe, a comunidade, o SUS. Discussão: Explorar as percepções dos fisioterapeutas dos fatores que influenciam suas práticas interprofissionais durante a narrativa de experiência permitiu destacar as contribuições inter-relacionadas ligadas a 1) pacientes, notadamente o estágio e a gravidade de sua condição, 2) equipe multidisciplinar, como fatores atitudinais, baseados no conhecimento e acessibilidade, 3) organizações, incluindo regras e proximidade com outros profissionais, e 4) sistemas mais amplos, como falta de profissionais, restrições administrativas e hierarquia. Conclusão: A educação interprofissional demonstrou desenvolver e melhorar as competências interprofissionais ao longo do tempo, embora ainda existam poucos dados para demonstrar a prática interprofissional continuada como um resultado direto de componentes específicos da graduação da fisioterapia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Principais soft skills desenvolvidas por estudantes de graduação de ciências contábeis no Brasil.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Silva, Larissa Maia da [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da[UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573With the arrival of globalization there was a new perspective of work, with changes from tools and workplaces to new relationships and protocols. In this context, new essential skills emerge for Accounting professionals, which go beyond technical knowledge. Thus, the topic of Soft Skills arises, which comprises a set of behavioral skills in the professional field, which have undergone changes over time and are essential for good development during the professional life of an accounting professional. Thus, graduation, the fundamental basis for the training of these professionals, comes as an agenda. To this end, a search was carried out for the main soft skills, selected by previous studies, in the documents of the institutions available for consultation of the Folha 2019 University Ranking, in order to verify the context of Brazilian institutions. It was evidenced that the soft skills most cited in the documents were Ethical Awareness, Leadership Profile and Entrepreneurship and that there was no mention of self-management and empathy. From the curricular analysis of the pedagogical project of the ten Brazilian public universities, it was possible to verify how the institutions have prepared the new entrants for the job market.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trajetos e trajetórias: A longa caminhada(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Ventura, Ana Beatriz [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/4838088702049742; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A busca por entender o processo de crescimento e amadurecimento enquanto pessoa e profissional de psicologia me leva a refletir sobre o caminho tomado até aqui. A graduação, que deveria ter levado 5 anos, passou de 10, e olhando para trás, me pego pensando nos motivos e consequências.