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- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção e desenvolvimento de um grupo de jovens e adolescentes na atenção básica em saúde: uma experiência de estágio supervisionado em um cenário de mudanças no NASF-AB(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-06) Nascimento, Caio Rodrigues do [UNIFESP]; Castro-Silva, Carlos Roberto de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0357820757162104; https://lattes.cnpq.br/4260442373722529; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relata-se neste trabalho a experiência derivada do estágio supervisionado em Psicologia, da UNIFESP, realizado em uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Santos, em meio ao contexto de desestruturação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Descreve-se no estudo a formação e condução de um grupo de jovens e adolescentes na Atenção Básica (AB), e destacam-se as dificuldades e conquistas surgidas ao longo do processo. Durante os encontros, os participantes puderam trabalhar e explorar questões como lazer e ocupação do espaço público, escola e habilidades sociais. Ademais, no relato ressalta-se a potencialidade e a importância do trabalho com essa população na AB, ao mesmo tempo em que se evidencia os desafios trazidos pela precarização do NASF-AB e a falta de recursos. As considerações finais enfatizam a necessidade de fortalecimento de ações que assegurem a qualidade e a continuidade do trabalho com jovens e adolescentes na AB, a despeito dos obstáculos encontrados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Grupo de adolescentes na atenção básica à saúde: discutindo a integralidade do cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Sebastião, Ingrid Alessandra de Carvalho [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/1694411594847399; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O presente trabalho busca discutir a integralidade em saúde a partir do relato de experiência de um grupo de adolescentes implementado pela equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - Gestão e Assistência (PET-Saúde) da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) do território de intervenção e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). A atenção em saúde a jovens e adolescentes no SUS não se dá de maneira a atingi-los plenamente. Quando essa população é alvo de ações por parte das unidades de saúde, as mesmas tendem a reduzir a demanda dos sujeitos a questões de sexualidade, havendo a persistência de um olhar normativo quanto ao cuidado ofertado. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de um relato de experiência. Para realização do estudo, debruçou-se nos diários de campo redigidos durante a realização do grupo, utilizados como principal fonte de análise. Relatando a experiência: A partir do diálogo com a USF e da escuta de suas necessidades, propôs-se a construção de um grupo de adolescentes. Além da parceria com a equipe da USF, estabeleceu-se parceria com uma organização não governamental de contraturno escolar. O grupo teve como objetivo discutir questões do adolescer, totalizando seis encontros, elaborados a partir de oficinas temáticas, entre o período de novembro e dezembro de 2022. Discussão: A experiência foi analisada a luz do conceito de integralidade do cuidado, abarcando reflexões sobre os quatro eixos que compõe o conceito: necessidades, finalidades, articulações e interações. O trabalho discute como o grupo de adolescentes se desenvolveu enquanto intervenção efetiva no alcance da integralidade em saúde na Atenção Básica. Conclusão: O grupo apresentou-se como uma estratégia exitosa para aproximação e criação de vínculos entre os adolescentes e a equipe de saúde da família, ressaltando o trabalho interprofissional e intersetorial. A integralidade no cuidado em saúde mostra-se fundamental para a atenção à essa população, indo para além do cuidado tradicional saúde-doença, mas como cuidado emancipatório importante nessa fase da vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção onírica de estudantes universitários em tempos pandêmicos e o cenário político brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-14) Fernandes, Dimitry [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/5454495320467848; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A ação de extensão “Roda de Conversa sobre Sonhos” foi criada no ano de 2020 como forma de acolhimento das angústias e de partilha de experiências dos estudantes em decorrência da eclosão da pandemia de Sar-CoV-2 (Covid 19) que, por sua vez, resultou na suspensão das atividades acadêmicas na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Trata-se de um espaço grupal, composto por discentes do curso de Psicologia, especificamente vinculados à turma XIV, no qual são compartilhadas narrativas oníricas. Os encontros foram realizados em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet, entre maio e julho de 2020, como uma forma de manter os vínculos entre estudantes e a comunidade universitária durante o período de distanciamento social em respeito às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Psicologia é o de organizar, em formato de livro, o material produzido em cinco encontros da Roda de Sonhos. A organização dos capítulos foi inspirada na obra “Sonhos do Terceiro Reich”, de Charlotte Beradt, que se refere à coleta de narrativas oníricas, de cidadãos comuns, durante a ascensão das forças da extrema direita, na década de 1930, na Alemanha. O livro deste TCC foi subdividido de modo que o material transcrito e analisado de cada encontro do grupo fosse apresentado em um capítulo. No total são cinco capítulos compostos pelos seguintes subitens: a apresentação literal da narrativa onírica; a transcrição das associações estabelecidas tanto pelo sonhante quanto pelos participantes da roda dos sonhos; e a análise dos dados produzidos no encontro. O método de análise do material produzido no grupo se utilizou de três dimensões de tratamento das narrativas oníricas: a dimensão singular do sonhante que dialogou com as contribuições do livro “A Interpretação dos Sonhos”, de Sigmund Freud; a dimensão social que se refere aos sentimentos comuns aos participantes relacionados ao atual contexto histórico e político da pandemia que se inspirou no livro de Beradt; a dimensão prospectiva dos sonhos no sentido de que eles potencializam a criação de novos horizontes poéticos, existenciais e políticos possíveis, são ideias que estão em ressonância com as propostas de Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro. Cabe destacar os temas que emergiram nos encontros: o terror da morte; a violência contra as mulheres; o cenários apocalípticos e distópicos; os contrapontos entre excessos e escassez do capitalismo tardio; a desigualdade social, o racismo estrutural brasileiro, entre outros. Isto posto, é possível afirmar que o livro, ao apresentar as narrativas oníricas dos universitários, se transformou em um registro histórico do momento pandêmico e das crises sanitárias e políticas brasileiras. Cabe ressaltar que o distanciamento social e as incertezas políticas colocaram desafios às instituições de ensino superior no sentido de convidá-las a inventar dispositivos de cuidado para acolher a dimensão sociopolítica do sofrimento da comunidade acadêmica. Portanto, a invenção de dispositivos grupais, em psicanálise, tem se mostrado um artefato valioso para a a elaboração de angústias diante dos acontecimentos traumáticos e desafios do nosso tempo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A sacola de medicamentos: reflexões sobre as práticas de assistência farmacêutica em unidades de saúde da atenção básica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-09-13) Souza, Rosana Neves Marques De [UNIFESP]; Maximino, Viviane Santalucia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: the pharmacist's work in Primary Care has traditionally aimed more at the pharmacies logistics and supply issues in Health Units rather than the user needs regarding the use of their medicines. This gap was gradually noticed, not only by the pharmaceutical professionals, but also by other professionals of the health teams, as reports emerged of users with great difficulty in handling and understanding their drug treatment. There was a demand and a space that the pharmaceutical professional could occupy. The approach of this professional to the teams of Primary Care, as responsible for the shared care of these users, was facilitated in the Family Health Support Centers. Therefore, the Pharmaceutical Assistance actions have expanded to those related to Pharmaceutical Care, considered as a model of pharmaceutical practice and that is attentive to attitudes, ethical values, behaviors, skills, commitments and co-responsibilities in disease prevention, health promotion and recovery, in an integrated manner to the health teams. This requires a direct interaction with the user through qualified hearing, aiming at gaining users autonomy with regard to medication use. In addition to be a hearing space, the group experience can offer opportunities for the exchange of ideas and experiences in this direction. Objectives: To monitor a group experience, which uses the GAM strategy – Autonomous Medication Management in a Family Health Unit of the Municipality of Santos, with users who have chronic non communicable diseases, observing their effects on medication management. Identify barriers and facilitators in the medication use, the importance of the medication for these users and the effects of the group on their autonomy and prominent role. Method: a qualitative study using the intervention research with a group of users with chronic diseases who use polymedication with reference to the Brazilian Autonomous Medication Management Guide .Autonomous Medication Management Guide initially created in Canada with users of Mental Health services and subsequently adapted to the Brazilian context proposes a co-management of medication among teams, users, family and community. Results and Discussion: it was found the importance of ensuring spaces for discussion and learning among users with chronic diseases and workers, enabling a better understanding of drug treatment, which contributes to the pharmaceutical care process, generating increased possibility of negotiation and consequently autonomy for the user. The GAM themes are important triggers for these reflections. The "bag" of medicines points to the medication as a commodity and incentive to consumption, as well as a criticism of the way drugs are being dispensed, causing in many cases non-adherence to treatment. As barriers were encountered, difficulties arose in the formation of the groups and in the presence of a larger number of professionals from the teams to increase co-management. As a suggestion for new studies the topic of medicalization can be more discussed in the teams as a way of overcoming the assistance model, which has so far been established especially with regard to the use of medicines.