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- ItemAcesso aberto (Open Access)Abordagens lúdicas em grupo na Terapia Ocupacional : uma revisão de literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Teixeira, Matheus Albuquerque Ferreira [UNIFESP]; Terra, Vinícius Demarchi Silva [UNIFESP]; Bernardo, Julia Ferreira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0320347559106090; http://lattes.cnpq.br/9363038565270698; http://lattes.cnpq.br/0120325811248025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ao jogar a criança produz cultura e, ao mesmo tempo, se produz como ser humano. No campo da saúde, a atividade lúdica pode ser tratada de diversas formas no atendimento ocupacional, vista tanto como um fim, quanto como recurso de intervenção. Da mesma forma, a questão do grupo é uma questão cara à Terapia Ocupacional atualmente, sobretudo pelo crescimento da sua interface com a saúde e educação pública, que amplia seus cenários de ação para além da clínica e o contexto de atendimento individualizado. Como são tratadas as atividades lúdicas com grupos nas intervenções terapêuticas da área? Quais são os objetivos das intervenções lúdicas em grupo? Para quem elas são dirigidas? Metodologia: Movido por questões como estas, o estudo aqui apresentado é uma revisão de literatura a respeito da temática ‘abordagens lúdicas em grupo’ dentro da Terapia Ocupacional. Foi elaborado um levantamento com 10 artigos selecionados criteriosamente e analisadas 18 variáveis diferentes. Resultados e discussões: Foi observado uma presença forte de estudantes de instituições públicas com intervenções em locais públicos dentro do escopo de artigos encontrado. outra observação é de que fatores como o objetivo da intervenção, as funções que o jogo assume e a formação de cada grupo tem um fator importante na escolha de quais jogos foram usados durante as intervenções. Considerações finais: Este trabalho busca entender como profissionais em Terapia Ocupacional realizam a escolha dos jogos, pensam a sua intervenção com o grupo ao qual trabalham e que elementos auxiliam este raciocínio terapêutico. Espera-se que este trabalho auxilie profissionais a conseguir utilizar de intervenções grupais com o elemento do jogo bem como aprofundar estudos a respeito deste tipo de intervenção.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A produção do cuidado em práticas grupais expressivas nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lamas, Luciana de Oliveira Torres [UNIFESP]; Bertuol, Carla [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3892883364774794; http://lattes.cnpq.br/6463726795137291; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo aborda práticas grupais de cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes inseridos nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. A partir do trabalho com expressões artísticas e lúdicas busca-se compreender acerca dos diferentes espaços de sociabilidade nos quais crianças e adolescentes estão inseridos. Para tanto, apresenta-se uma revisão narrativa de trabalhos publicados nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo para a realização da análise sobre como diferentes espaços de sociabilidade são relatados nestas práticas grupais dos serviços. A partir da análise dos artigos selecionados, evidenciou-se que as práticas grupais são consideradas umas das principais ações desenvolvidas pelos equipamentos de saúde infantojuvenil. Ao se utilizarem de instrumentos artísticos e lúdicos na compreensão dos diferentes contextos de sociabilidade cotidiana de crianças e adolescentes, possibilita-se a criação de novos espaços de escuta, criação de vínculos, articulação com setores culturais, e preparação para ações realizadas nos territórios existenciais dos usuários. Assim, a compreensão dos diferentes espaços de sociabilidade como a família, os laços sociais e a escola, apontam para a importância de elaborar ações em saúde mental que incluam esses espaços como aliados no cuidado aos usuários. Desse modo, pode-se contribuir para uma maior compreensão a respeito do processo de reabilitação psicossocial de crianças e adolescentes e seus diferentes espaços de sociabilidade cotidiana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)AS VIVÊNCIAS DE UMA OFICINA CULINÁRIA: memórias, relações e percepções(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Godoy, Larissa da Silva [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; Martins, Paula Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1364300323959453; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Dentre as atividades realizadas no dia a dia, o ato de comer é repetido diversas vezes. Diferentes sentidos, sensações e afetos são explorados por esta atividade, além de colocar o indivíduo como protagonista das relações e da prática, através do seu envolvimento. Neste sentido, a carga afetiva atribuída aos afazeres diários, pode ser utilizada como recurso terapêutico, colocando o indivíduo em evidência, sendo o cozinhar e a cozinha importantes recursos de intervenção pelos diferentes envolvimentos significativos atribuídos. Objetivo: Compreender os impactos gerados no cotidiano das participantes, explorando os afetos, memórias e sentimentos relacionados à atividade proposta e o ambiente universitário em que foram inseridos, contemplando suas percepções a partir dos significados atrelados ao fazer. Metodologia: Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como finalidade compreender as percepções atribuídas pelas participantes de Oficinas Culinárias do projeto de extensão AMBNUT - Ambiente e Nutrição: Promovendo Sistemas Alimentares Sustentáveis. O instrumento de coleta de informações foi a entrevista semi estruturada, utilizando-se um roteiro de questões norteadoras. Todas as entrevistas foram gravadas, e posteriormente, transcritas para organização e análise de conteúdo temático dos dados. Resultados: Com esta pesquisa, as categorias que resultaram das entrevistas foram: Troca de saberes; Memórias Culturais do Cozinhar; Memórias Afetivas; Empoderamento Ocupacional por meio da Participação e Percepção de Si no Ambiente Universitário. Possibilitando a compreensão do impacto social do fazer em conjunto, provocando novos desejos e perspectivas na vida das participantes. Considerações finais: Estar envolvido nessa atividade significativa, colabora para propiciar novas vivencias que atravessem quem participou, impactando de forma positiva seu cotidiano a partir das interações constituídas pelo fazer em conjunto feitas pelas ações educativas da Extensão, união das vertentes fundamentais da prática acadêmica: pesquisa, ensino e extensão. Na valorização do fazer “com” a comunidade, e não “para”, juntamente com os significados atribuídos pela participação popular, que ocorre a continuidade e reformulação dos saberes.