Navegando por Palavras-chave "Habilidades socioemocionais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoEnsaio sobre a utilização de jogos de regras como recurso mobilizador do desenvolvimento socioemocional no Ensino Fundamental(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Abed, Anita Lilian Zuppo [UNIFESP]; Micheli, Denise De [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2246867228137055; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734524Y3O presente ensaio tem como objetivo apresentar e discutir subsídios filosóficos, teóricos e orientações práticas que possam sustentar a utilização intencional, no Ensino Fundamental, de ‘jogos de regras’ (tomando como referência a nomenclatura adotada por Jean Piaget) para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tendo como pano de fundo reflexões sobre o paradigma filosófico da pós-modernidade e os referenciais teóricos de abordagem interacionista sobre desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem, os resultados de uma revisão bibliográfica realizada sobre o tema, as contribuições das neurociências sobre as relações razão/emoção e o modelo de classificação das competências socioemocionais desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna com base no Modelo Big Five, são tecidas reflexões que buscam ampliar a aplicabilidade desse modelo na Educação Básica por meio do potencial mobilizador dos jogos de regras para o desenvolvimento socioemocional. Uma classificação dos jogos de regras quanto ao campo relacional configurado pelas características de suas regras, elaborada por esta pesquisadora há mais de duas décadas, é apresentada e explorada. Levando-se em conta as especificidades do tipo de regras em cada categoria, são tecidas considerações, reflexões e análises sobre as habilidades socioemocionais e as funções executivas mobilizadas pelas experiências do jogar, levantando-se hipóteses sobre a possibilidade de essa taxonomia servir como base para que jogos de regras sejam utilizados, intencionalmente, pelos professores do Ensino Fundamental como recursos promotores do desenvolvimento integral dos seus estudantes, tal qual orienta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de ciências e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aproximações e possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Sousa, Amanda Fortunato Araujo [UNIFESP]; Testoni, Leonardo Andre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/5725470397594418Este trabalho apresenta um estudo investigativo ao longo das aulas de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, observando e analisando as possíveis Habilidades Socioemocionais (HSE) evocadas durante esses momentos, que favoreceram a busca de recursos pessoais dos alunos para resolverem situações de aprendizagem apresentadas em situações investigativas, possibilitando o reconhecimento e apropriação de termos científicos, ampliando assim seus saberes. Diante desse viés, esta dissertação tem como objetivo responder como essas habilidades podem contribuir para o aprendizado dos alunos e, de que forma a formação docente favorece para que essa prática pedagógica se consolide durante as propostas apresentadas. Entre as principais referências teóricas utilizadas ao longo do trabalho, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é abordada, a qual explicita que, ao longo do ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza assume um papel no desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão para entender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), o que favorece um importante entendimento da prática docente e do processo de ensino e aprendizagem científica dos alunos. Para fundamentar as HSE, buscou-se na organização CASEL e nos autores Anita Abed, Santos e Primi referências de suas pesquisas. Como embasamento teórico para o desenvolvimento cognitivo, utilizou-se as pesquisas de Jean Piaget e Diane Papalia. A realização do trabalho e o levantamento de dados aconteceu mediante as observações, gravações e notas da pesquisadora durante as aulas de ciências de uma turma de segundo ano; a pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, caracterizada como exploratória descritiva. Pôde-se observar que os alunos eram convidados a responder perguntas disparadoras, em um contexto cheio de conceitos e significados. A partir das hipóteses levantadas, os mesmos eram incitados a interagirem com os outros colegas e a professora, possibilitando um posicionamento crítico em torno da temática. Observou-se que com estímulos, como perguntas disparadoras e mediação docente, as HSE tendem a potencializar os diferentes níveis de habilidades humanas, que agregam competências e favorecem um desenvolvimento equilibrado. Partindo dessa perspectiva, entende-se que o ensino de Ciências, durante os anos iniciais, cria condições para uma construção interdisciplinar embasada em um conjunto de habilidades, fomentando assim, um desenvolvimento amplo. Dada a importância desta pesquisa, entende-se que novas investigações possam ser fomentadas, uma vez que a área carece de novas análises.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância das habilidades técnicas: autodesenvolvimento a partir de estudos analíticos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Leoncio, Gabriel do Nascimento [UNIFESP]; Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6587229762373764; http://lattes.cnpq.br/3561529143809549Uma das principais preocupações das empresas do contexto atual diz respeito à alta competitividade do mundo dos negócios, além disso, à evolução do comportamento do consumidor, os quais estão optando por empresas que atendam suas necessidades, por meio do oferecimento de serviços personalizados e soluções que agreguem valor ao mesmo. Empresas que seguem essas premissas podem diminuir a perda de clientes, ou seja, reduzir as taxas de Churn. No entanto, para avaliar tanto os fatores que influenciam a satisfação dos clientes, como o entendimento de taxas é necessário compor sua força de trabalho com indivíduos que saibam desenvolver suas habilidades técnicas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral mostrar como a realização estudos analíticos permite o desenvolvimento das habilidades técnicas. O estudo exemplifica com uma aplicação de um estudo de CRM, a partir do cálculo de taxas de Churn por clientes e por produto. Por fim, como implicações deste estudo pode-se destacar a necessidade dos egressos das universidades e jovens profissionais encontrarem uma abordagem para se desenvolverem em relação às habilidades técnicas, sem desconsiderarem as socioemocionais, para estarem orientados e preparados para os desafios organizacionais.