Navegando por Palavras-chave "Hazardous Substances"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Saúde socioambiental na atenção básica: conhecimento, formação e prática(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-09) Castelo Branco, Jeffer [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Thomaz, Silvia Maria Tagé [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2147936574575153; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/9918484858270304; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A revolução industrial trouxe consigo, a partir do século XVIII, uma diversidade de novas substâncias e formulações químicas que encontrou, a partir do século XX, um ambiente favorável para sua produção em alta escala. Essa produção de controle tardio, e que ainda é inadequado, fez com que a exposição humana a agentes nocivos se tornasse e permanecesse uma realidade global, cuja manutenção requer cada vez mais ações de promoção da saúde às pessoas e comunidades expostas em seus territórios. Considerando que a Saúde Socioambiental (SSA) observa o movimento dos agentes nocivos na interface ambiente-saúde-sociedade, presentes como poluentes ou contaminantes no ar, no solo, na água, nos bens, produtos, serviços, bebidas e alimentos, como atingem a saúde e os meios e a atenção disponíveis, buscou-se analisar o conhecimento, a formação e a prática das equipes da atenção básica com relação à SSA, com foco na redução do adoecimento decorrente de exposição e intoxicação por esses agentes. A pesquisa foi conduzida em duas fases: na primeira, utilizou-se a escala do tipo Likert disponibilizada a todos os profissionais da Atenção Básica (AB) nos municípios de Santos, São Vicente e Cubatão, no estado de São Paulo, Brasil. A escala sem ponto central foi validada por um grupo de 11 especialistas e 3 profissionais da atenção básica. Garantiu-se a existência de mínima dispersão com a administração do estudo e o cálculo do coeficiente de correção linear de Pearson; e boa confiabilidade por meio do teste de coeficiente de confiabilidade de Spearman-Brown, em que foi usado o split-half method. Na segunda fase, visando a aprofundar os resultados, utilizou-se a entrevista semiestruturada aplicada junto aos chefes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), elaborada com base nos resultados da primeira fase. Seus resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo e correlacionados com os resultados da escala. Inicialmente, a pesquisa revelou haver situação de conforto na dimensão conhecimento, perigo na dimensão formação, e atenção na dimensão prática. Com base nos resultados, a formação é a única dimensão que demanda mudanças imediatas. Ainda que as dimensões conhecimento e prática profissional se apresentem, respectivamente, em situação de manutenção e aprimoramento, essas não se originam de instituições formais de ensino. Depreende-se desses resultados a necessidade de análise mais criteriosa quando se trata de dimensões complexas que vão se tecendo na linha do tempo, que há necessidade de capacitação dos profissionais na área da SSA tanto na formação inicial como na continuada, esperando-se com isso aportar conhecimentos necessários para a formulação de políticas que resultem em estratégicas gerenciais com reflexos concretos na prática da atenção integral. Para tanto, requer mudanças nos currículos formativos da área da saúde que possibilitem uma formação profissional de visão mais ampliada para lidar com a urgência química na contemporaneidade.