Navegando por Palavras-chave "Hospitais gerais"
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- ItemSomente MetadadadosAvaliação dos programas assistenciais em interconsulta psiquiátrica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1998) Andreoli, Paola Bruno de Araujo [UNIFESP]; Mari, Jair de Jesus [UNIFESP]Os critérios utilizados na avaliação de programas assistenciais em saúde variado de um apego à biomédicos, tais como cura e mortalidade, até modelos mais abrangentes. A inatingibilidade dos critérios de sucesso desses modelos mais abrangentes, tem imobilizado os processos de avaliação. Na área de saúde mental, em especial nos serviços de interconsulta psiquiátrica, a adequação dos critérios utilizados para estudos de avaliação tem se desenvolvido desddas estritamente epidemiológicas, medidas administrativas (custo-efetividade) até medidas mais subjetivas que procuram abarcar a diversidade do objeto de estudo- o paciente, o médico e a relação estabelecida por ambos. Este trabalho tem como objetivo, investigar os conceitos e objetivos subjacentes à organização dos programas assistenciais em interconsulta psiquiátrica, bem como avaliar a consecução destes na estruturação, procedimentos e resultados. Foi feita uma avaliação onde procurou-se estabelecer os principais critérios operacionais onde se assentam os programas assistenciais da interconsulta psiquátrica, em quatro centros universitários do Estado de São Paulo. Foi feiro ainda, um estudo do serviço de interconsulta psiquiátrica da UNIFESP-EPM, avaliando a consciência do uso dos referenciais teóricos e objetivos dentro da prática clínica. Os programas assistenciais em interconsulta psiquiátrica pesquisados organizam-se, segundo as teorias propostas por Z.J. Lipowsky e I.L. Luchina, em: 1. aqueles com foco no paciente; 2. foco no médico;3.foco na situação. Essas três propostas engendram três produtos básicos que são ofertados pelos serviços de interconsulta psiquiátrica: a assistência psiquiátrica/psicológica ao paciente, a assistência à relação médico-paciente e a assistência educacional. Os resultados do serviço de interconsulta psiquiátrica da UNIFESP-EPM refletem distorções produzidas pela junção das concepções de consultoria e de ligação. Estas distorções trazem para a operacionalização da assistência um investimento maciço em produtos mais dirigidos ao médico do que ao paciente, o que não corresponde à expectativa deste usuários. Existe uma necessidade de conhecimento mais aprofundado dos elementos subjacentos à composição dos serviços. O alcance das intervenções em interconsulta psiquiátrica são minimizadas pelo desconhecimento da missão destes serviçoa, aliado ao pouco conhecimento de seus produtos e o distanciamento da demanda do usuário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As concepções dos profissionais de enfermagem que atuam na internação psiquiátrica em hospital geral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-11-26) Hildebrandt, Leila Mariza [UNIFESP]; Marcolan, Joao Fernando [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5449589014899461; http://lattes.cnpq.br/8447333498388101; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A partir do arcabouço legislativo, os municípios têm sido convocados a planejar e organizar ações que envolvam a assistência no campo da Saúde Mental, com vistas a atender as pessoas nos seus locais de convívio. Nesse cenário, o hospital geral se constitui em importante espaço de atenção à pessoa com transtorno mental no momento em que os sintomas estão agudizados. Em muitas situações, o fazer dos profissionais de Enfermagem pode estar permeado por concepções sociais e históricas comprometidas. Este estudo verificou a percepção de profissionais de Enfermagem acerca da internação psiquiátrica em hospital geral. Objetivos: compreender as concepções de profissionais de Enfermagem que assistem pessoas com transtorno mental internadas em unidades psiquiátricas de hospitais gerais sobre a internação psiquiátrica nessas instituições; analisar os elementos que influenciaram as concepções dos trabalhadores de Enfermagem em relação à internação psiquiátrica em hospital geral; verificar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem acerca das políticas de Saúde Mental vigentes no Brasil. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa que adotou como abordagem metodológica a Análise de Conteúdo e o referencial teórico das Políticas de Saúde Mental. A pesquisa foi desenvolvida em três hospitais gerais, localizados na região norte do Rio Grande do Sul. Dois deles contavam com unidades psiquiátricas fechadas e um com unidade psiquiátrica aberta. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e observação sistemática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo, mediante o Parecer nº 60721. Resultados: Os sujeitos que integraram a pesquisa foram 30 profissionais de Enfermagem vinculados a unidades psiquiátricas e duas psicólogas, coordenadoras de duas unidades psiquiátricas. Obtivemos duas categorias com respectivas unidades temáticas. A primeira versa sobre questões relativas à formação dos profissionais de Enfermagem, o preconceito em relação à assistência psiquiátrica em hospital geral e sua repercussão na assistência de Enfermagem. A segunda aborda aspectos relacionados às políticas de Saúde Mental nos locais de internação psiquiátrica em hospital geral. Conclusão: A Enfermagem, nos hospitais gerais pesquisados, vinculada ao campo da Saúde Mental, apresentou fragilidades na atenção à pessoa com transtorno mental e sua família e requer investimentos na sua formação, tanto na esfera acadêmica como educação permanente, com vistas a qualificar e, consequentemente, reduzir o preconceito e melhorar a assistência prestada a esse contingente populacional. Ressaltamos que as Políticas de Saúde Mental não têm sido implementadas de forma efetiva nas instituições hospitalares, locais da pesquisa, com reflexos na organização estrutural e funcional dos serviços, o que demanda envolvimento das equipes de Saúde e dos gestores das instituições para que a mesma seja colocada em prática. Ainda, identificamos dificuldades de encaminhamentos após a alta hospitalar da pessoa com transtorno mental pela falta da rede de atenção em Saúde Mental na região em que o estudo foi desenvolvido.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estrutura e desempenho de hospitais gerais que atendem o SUS no estado de São Paulo - 2008-2013(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-31) Bertolini, Silvia Regina [UNIFESP]; Zucchi, Paola [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1949000567939406; http://lattes.cnpq.br/3491600328223595; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction - Hospitals are complex and relevant organizations in the construction of health care networks, and consume approximately two thirds of the sector's expenditures, being preferred foci of intervention directed to the rationality, optimization and utilization of resources involved, due to limited resources and health needs to be met. Objective: To analyze whether there is a relationship between the structural components and geographical spaces with the performance of the general hospitals that attend SUS in the State of São Paulo, from 2008 to 2013. Structural components were considered: hospital size, administrative sphere , The nature of the organization that manages the hospital, and the components of geographic spaces: Metropolitan Region (RM) and the Health Care Network (RAS). Method - Quantitative modeling research for production analysis. Performance indicators in relation to production: number of hospitalizations, number of emergency / emergency visits, number of outpatient consultations and number of deliveries, to productivity: hospital occupancy rate, occupancy rate of supplementary beds, mean Permanence, turnover rate and replacement interval; And quality cesarean rate and overall mortality rate. Data source of SUS information systems available and publicized. Repeated Measure ANOVA was used to compare the continuous variables (performance) among categories of categorical variables (hospital characteristics) over the years. Multiple comparisons were made through the Tukey test, and in the comparisons between the years in the same category the Bonferroni correction was used. Statistical analysis was performed using SPSS 19.0 software. The level of significance was 5%. Sample composed of 420 general hospitals of the SUS of the State of São Paulo, active in the period 2008-2013. Specialized hospitals of high complexity and the long term were excluded. Results: The average number of 105 beds/hospital remained stable in the period, even with a reduction in the average beds in small hospitals. There was an increase in the average number of AIH in the period. Hospital sizes showed significant differences between them and in general the large hospitals performed better in productivity indicators.. The hospitals of the private administrative sphere presented significant differences in relation to the state and municipal spheres, which obtained better results. The hospitals managed by third parties presented significant differences in relation to those of the private administration. The differences in public administration hospitals, at the state and municipal level are partial and many without significant differences, that is, they have similarities. The results of the hospitals belonging to the metropolitan regions present statistically better and different results from outside RM hospitals.. Analyzes of the indicators by RAS did not present significant differences in the period, which could be related to the implementation of RAS and / or Attention Networks. Cesarean delivery rates are high and were not conclusive for quality. Conclusion: Statistical analyzes show that all SUS general hospitals in the period from 2008 to 2013 presented upward results in relation to production and productivity indicators, and in relation to quality this behavior is not positive. When compared to the types of characteristics, the results suggest that there is a relationship between the components of structure and geographical spaces and the performance of general hospitals. Considerations: The results of the study point to the increasing participation of the public sector in SUS hospital care, whether direct or indirect, through social organizations managing public hospitals, and which also presented better results compared to private administration. In this scenario, the responsibilities of public managers assert themselves in seeking mechanisms for planning, monitoring and evaluation of the results, comparing the best use of hospital resources, in favor of efficient health outcomes, which, although the indicators of the study in the period have evolved for the better, There are still gaps in productivity and quality that need to be addressed.
- ItemAcesso aberto (Open Access)The needs of members of the families of general hospital inpatients(Associação Paulista de Medicina - APM, 2008-03-01) Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]; Citero, Vanessa de Albuquerque [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Andreoli, Sergio Baxter [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: The needs of members of the families of intensive care unit patients have been studied, but little is known about the needs of members of the families of general hospital inpatients, especially patients with chronic diseases. The aim of this study was to identify the needs of members of the families of general hospital inpatients and investigate associations between these needs and the patients' clinical and psychiatric profiles. DESIGN AND SETTING: Descriptive study, in a public teaching hospital. METHODS: A random sample of 47 patients and members of their families was studied. Family members' needs were investigated using the critical care family needs inventory and the patients' clinical profiles were investigated using the hospital anxiety and depression scale, confusion assessment method and Karnofsky performance status. The frequencies of family members' needs were described and the patients' clinical and psychiatric characteristics were correlated with the needs using the chi-squared test. RESULTS: Chronic patients predominated and the needs for reassurance and information were indicated as the most important by all members of their families. No associations were found between the patients' characteristics and the needs of members of their families during the hospitalization. CONCLUSIONS: The needs indicated by members of the families of general hospital inpatients were similar to those of members of the families of patients in intensive care units: they considered it very important to be reassured and kept informed throughout the hospitalization.