Navegando por Palavras-chave "Identidade Docente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: homossexualidade masculina e identidade docente(Universidade Federal de São Paulo, 2018-05-31) Oliveira, Vinicius Expedito Mena; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/6794526005862510Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a relação entre a identidade docente, as relações de gênero e a diversidade sexual no âmbito da Educação Infantil. Discute a construção da identidade docente a partir das experiências de 05 professores homens homossexuais que atuam ou aturam diretamente com a educação e com o cuidado das crianças pequenas, em creches e pré-escolas. Busca compreender qual é o lugar destes profissionais em um espaço historicamente e socialmente construído e dito como feminino. A partir das respostas de questionários semiabertos, a pesquisa analisa as experiências destes docentes buscando compreender as possibilidades, os entraves e os desafios do trabalho educativo com crianças pequenas. Traz o debate a respeito das causas e consequências geradas pelo tanto pelo preconceito de gênero quanto pela discriminação sexual (homofobia), na esfera pública dentro de instituições de Educação Infantil. Busca contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da construção da identidade docente na Educação da Pequena Infância, nas relações de gênero e de respeito à diversidade sexual no combate à homofobia.