Navegando por Palavras-chave "Imagetic sociocultural representations"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa da Educação do Campo: por um letramento visual em diálogo com as epistemologias do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-29) Marques, Wellington Rildo da Silva [UNIFESP]; Mizan, Souzana; http://lattes.cnpq.br/7741811878078430; https://lattes.cnpq.br/2725834482315941Esta dissertação reflete sobre as Epistemologias do Sul como “problemas linguísticos socialmente relevantes” (MOITA Lopes, 2016) a partir da análise das representações socioculturais imagéticas nos livros didáticos da Educação do Campo. Trata-se de pesquisa circunscrita no campo da Linguística Aplicada, cujo objetivo é contribuir para a produção de estudos relacionados à Linguística Aplicada crítica decolonial, mediante análises socioculturais imagéticas de sujeitos, saberes, objetos e práticas posicionados na periferia, “à margem do eixo-norte-americano de produção de conhecimento” (KLEIMAN, 2013). O intuito de mobilizar um debate crítico-reflexivo relacionado à temática desta pesquisa surge como possibilidade de construir conhecimentos “outros” decorrente da necessidade de “abrir espaço para visões alternativas ou para ouvir outras vozes que possam revigorar nossa vida social ou vê-la compreendida por outras histórias” (MOITA LOPES, 2006). Para tanto, elegeu-se como corpus de pesquisa a coleção Girassol: saberes e fazeres do Campo, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2013, em atendimento ao edital 05/2011 desse Programa e publicada pela Editora FTD; e também a coleção Campo Aberto, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-Campo), na edição de 2016, em atendimento ao edital 04/2014 pela Editora Global. Ambas as coleções são destinadas para uso em escolas do Campo, na modalidade do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), em todo território nacional. As coleções foram analisadas sob à perspectiva dos Letramentos Visuais (MIZAN, 2011; 2017; 2019), (FERRAZ, 2014; 2017), considerando o uso das imagens, sua relevância e finalidades para a compreensão da realidade e ressignificação de sentidos orquestrados pelo universo da cultura visual, consubstanciadas à perspectiva das Epistemologias do Sul, lastreada em diferentes modos, de maneira que se complementam concomitantemente, “aprender que existe o Sul, aprender a ir para o Sul, aprender a partir do Sul e com o Sul” (SOUSA SANTOS, 2009, p. 7). A pesquisa se desenvolveu por meio de uma metodologia qualitativa, empreendida por um estudo descritivo-interpretativo por meio da combinação aglutinada de pesquisa bibliográfica e documental. O problema de pesquisa centra-se na pergunta sobre as maneiras como os sujeitos e comunidades tradicionais do campo, no âmbito, epistêmico, sociocultural, político, econômico e educacional são idelogicamente representados nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tanto na coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, quanto na coleção Campo Aberto, estabelecendo assim, análises comparativas.